TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso wolks

Por:   •  16/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.514 Palavras (15 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

FACULDADE DE FORTALEZA

[pic 2]

     

Alessandro Bezerra

Bruno Ribeiro Pereira

Francisca Sania Azevedo

Gabriel Severo Falcão

Jonh Revlin Leite Pereira

Mariane Pereira Nunes

O PAPEL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA PARA AS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS:

UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA REDFOR

                                                           

Todos são peças importantes no trabalho em equipe, cada um representa uma pequena parcela do resultado final, quando um falha, todos devem se unir, para sua reconstrução.

Salvador Faria

SUMARIO

RESUMO        

INTRODUÇÃO        

2 - EMBASAMENTO TEORICO        

2.1 ORGANIZAÇÕES        

2.2 - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO        

2.3 - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO        

2.4 - ESTRATEGIA        

2.4.1 -  PLANEJAMENTO ESTRATEGICO        

2.4.2 -  ETAPAS NO PROCESSO DE ALINHAMENTO ESTRATEGICO        

2.4.3 VANTAGEM COMPETITIVA        

3 - METODOLOGIA DE PESQUISA        

3.1 - APRESENTAÇÃO DA EMPRESA        

3.2 - TIPO DE PESQUISA        

3.2.1 - CRITERIOS AVALIADOS NA PESQUISA        

4 - DESCRIÇÃO DOS RESULTADOS        

5 - CONSIDERAÇÕES FINAIS        

RESUMO

Resumo: Investimento é a aplicação de capital em determinado ativo, que visa retorno de lucros futuros a instituição. Muitas são as empresas que optam por investir para obter melhor retorno de capital, no entanto existem diversos tipos de investimentos dentre os quais alguns envolvem a necessidade de capital externo a empresa, que podem ser solicitados através empréstimos bancários(financiamento). No entanto a obtenção de empréstimos sem analise dos valores a serem recebidos e a serem pagos, torna difícil prever seus desdobramentos. Muitas alternativas de juros podem parecer viáveis à primeira vista mas podem trazer um valor alto no retorno de pagamento o que acaba se tornando um mau negócio. Este trabalho visa responder qual a melhor alternativa taxa de juros, com base na taxa de juros simples e compostos? A partir desta pergunta baseamos o estudo com objetivo de conhecer os conceitos de Investimentos, Empréstimos e Juros. O desenvolvimento deste trabalho se deu na forma de estudo de caso sobre um empréstimo a ser realizado pela Empresa Wolksvagem, que pretende investir no desenvolvimento de um novo modelo de Carro. Tendo sido realizado mediante pesquisa dos conceito e formulas matemáticas, para que pudessem apresentar melhor entendimento dos conceitos. O estudo aponta que a opção de juros simples seria mais viável para um empréstimo deste porte, já que os juros compostos sofre variações com base no saldo do início de cada período. O objetivo final deste estudo é apresentar as taxas variáveis dos juros, e a importância de um estudo prévio para obtenção de empréstimos financeiros, afim de não comprometer a saúde financeira da empresa, com o estudo dessas composições fica mais fácil auxiliar os gestores utilizando esses meios para tomada de decisões frente aos investimentos.

 

Palavras-chave: Investimentos. Empréstimos. Juros.

INTRODUÇÃO

Em 2015, a palavra mais ouvida e pronunciada por todos os brasileiros é sem dúvida Crise, atualmente o Brasil enfrenta um período de crise política, ocasionada pela descoberta de diversas fraudes na Estatal Petrobrás, que acabou tendo reflexos catastróficos na economia do País. Segundo o Instituto Brasileiro de Economia(IBRE), apenas 17% das empresas previram investimentos para os próximos 12 meses. O atual cenário econômico tem desencorajado grande parte das empresas a promover investimentos. (Fonte: noticias.r7.com/dino)

Segundo a Bain e Company, crises trazem momentos de dificuldade, mas representam momentos para ‘virar o jogo’. Ainda segundo ela em tempos de crise apenas as empresas mais preparadas conseguem progresso. Em momentos de grande competitividade empresarial e crises financeiras, é perceptível a preocupação das empresas em ser tornarem lucrativas e ao mesmo tempo reduzirem gastos, pensando nisso muitas empresas realizam investimentos, afim de que, mesmo em tempos de crise sua vantagem competitiva se mantenha e ate mesmo se fortaleça. “Contudo a decisão de investir não pode ser dissociada da decisão de financiar. Para que a empresa consiga criar valor com seus investimentos, as fontes de financiamento devem proporcionar um equilíbrio entre o custo e risco de financiamento (Sobral Filipe,2008).

É importante frisar que qualquer que seja a época que deseje fazer investimentos se faz necessário conhecer as variações do mercado, principalmente quando para que se torne viável tal investimento se faça necessária à aquisição de empréstimos bancários, muitas empresas que desconhecem juros e quais as variações de determinado tipo de juros para outro, optam pela que lhe parece mais viável, caindo em uma divida que poderá triplicar de acordo com a alternativa de juros (Roberto Dotta Filho, Coleção Gestão Empresarial, Istoé,2006).

O objetivo deste estudo é apresentar ás pessoas os juros e como viabilizar suas decisões ante as taxas aplicadas pelas instituições financeira, esclarecendo através de uma linguagem clara qual a melhor alternativa para a empresa. A analise desta alternativa foi baseado em um estudo de caso realizado na Empresa Automobilística Volkswagen, apresentando aos seus investidores qual a melhor opção de taxa para o empréstimo que eles pretendem adquirir, a fim de, investir em novas tecnologias.

Sendo uma das maiores montadoras de carro instalada no Brasil, com 4 fabricas distribuídas entre São Paulo e Paraná, consolidada no Brasil há 62 anos, a escolha da empresa Volkswagen se deu por ser uma empresa conhecida por investimentos de risco, sendo ainda uma das empresas que pretende investir no Pais mesmo e apesar da crise, o que é um desafio para muitas, pode se tornar sua vantagem competitiva de mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (254.1 Kb)   docx (81 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com