TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo do Caso Tesla

Por:   •  27/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  844 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo do Caso Tesla

A empresa automotiva Tesla, Inc. é conhecida por desenvolver, produzir e vender carros totalmente elétricos desde seu início. Foi co-fundada em 2003 por seu atual CEO, Elon Musk, e teve uma longa jornada até chegar no nível que está atualmente, sendo avaliada em mais de 100 bilhões de dólares. Para alcançar esse patamar, foi necessária a boa gestão em todas as áreas funcionais da empresa.

A estratégia de crescimento da Tesla é a mesma desde seu início e ainda está em curso - a ideia era começar produzindo automóveis de luxo e em baixa escala, por conta do alto valor agregado, gerariam mais receita por venda; com o tempo desenvolveriam automóveis mais acessíveis e em maior escala, expandindo seu mercado. É importante notar que essa estratégia envolve todas as áreas funcionais, atingindo principalmente a área de operações e marketing.

É importante entender que a área de operações é, talvez, a mais valorizada da Tesla, visto que, para o consumidor, o carro elétrico deve ter um desempenho igual ou, no mínimo, parecido ao de um carro comum. Portanto é importante que as baterias dos automóveis sejam muito efetivas, e para isso é necessária uma boa gestão na produção. A respeito das baterias, a empresa desenvolveu uma linha própria de baterias de lítio, o que gerou uma valorização ainda maior da marca. A Tesla tem 6 fábricas operando atualmente, 3 delas nos EUA, e outras na China, Alemanha e Holanda.

Outra área funcional da Tesla que ganha destaque é a área de Marketing, visto que seus produtos são muito apelativos para o público, principalmente por conta da carroceria moderna e elegante combinada com a experiência de dirigir um carro elétrico com alta tecnologia e com um desempenho técnico impressionante. Além disso, a expansão de seu mercado é uma característica que, embora já explorada, ainda tem muito potencial: atualmente a Tesla vende somente nos EUA, em partes da Europa e na China, portanto tem muitos mercados ainda para adentrar; outrossim, a Tesla ainda não chegou no ponto final de sua estratégia - que é produzir um carro a um preço acessível para o grande público, portanto, isso é um ponto que ainda guia a empresa.

A área de finanças da Tesla é interessante por alguns motivos, um deles é que ela nunca teve um ano inteiro de lucro, embora tenha tido alguns trimestres (os últimos dois inclusive), esse fato se deve ao alto reinvestimento na empresa, ou seja ela cresceu muito sem dar lucro, para quando se tornar lucrativa, oferecer muita receita. Outro fato a respeito da área financeira é que no ínicio a empresa foi financiada somente por financiamento privado, até sua IPO em junho de 2010. Suas ações atualmente valem R$642, mas chegaram a valer mais de 1000 reais antes da queda do preço do barril do petróleo nesse mês de março.

"Qualquer um na Tesla pode e deve enviar um e-mail ou conversar com qualquer pessoa de acordo com o que pensam ser a maneira mais ágil de resolver um problema”, escreveu o CEO, Elon Musk, em um email enviado aos funcionários, segundo a Época Negócios. Essa é uma das características da área de gestão de pessoas da Tesla, a autonomia e não-hierarquia, pois a hierarquia gera burocracias, que atrasam o fluxo de informações. Elon aconselha também evitar reuniões a não ser que sejam muito importantes, e aconselha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com