TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado

Por:   •  19/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.478 Palavras (6 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

ADRIANA PAULA BROERING

RA: 6821486090

PONTOS TERCEIRIZADOS:

ERGONOMIA E CLIMA ORGANIZACIONAL

CAMPO GRANDE, MS

2015


ADRIANA PAULA BROERING

PONTOS TERCEIRIZADOS:

ERGONOMIA E CLIMA ORGANIZACIONAL

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Administração do Centro Universitário Anhanguera UNAES.

CAMPO GRANDE, MS

2015


  1. TÍTULO DO PROJETO:

PONTOS TERCEIRIZADOS

  1. RESUMO

Estudo da ergonomia do setor de Pontos Terceirizados, visando à melhoria do clima organizacional e buscando evitar futuras lesões advindas de trabalhos repetitivos e de ruídos gerados pelas maquinas utilizadas no setor. Com o objetivo de garantir que os processos do setor estejam funcionando corretamente, uma vez que este setor é de grande importância para o funcionamento da empresa, deste modo é de grande importância que todos os funcionários estejam comprometidos com o setor. A Pesquisa foi realizada através de observação do ambiente de trabalho e conversa com os funcionários do setor e funcionários de setores que tem relação direta. Os resultados esperados são uma produtividade continua sem sobrecarga e ociosidade, evitar futuros processos trabalhistas e insatisfação dos funcionários, diminuindo a rotatividade do setor.

  1. INTRODUÇÃO

Nesta pesquisa estudaremos a ergonomia do setor de Pontos Terceirizados, visando à melhoria do clima organizacional e buscando evitar futuras lesões advindas de trabalhos repetitivos e de ruídos gerados pelas maquinas utilizadas no setor e de conversas paralelas, evitando deste modo futuros processos trabalhistas e insatisfação dos funcionários.

Este setor é responsável por receber, conferir, separar e embalar os cartões pré-pagos, além de receber os pedidos dos pontos de venda, este setor também é responsável por entregar os cartões aos terminais e pontos de vendas terceirizados.


  1. JUSTIFICATIVA

Com o objetivo de acelerar o embarque de passageiros de ônibus foi criado os cartões recarregáveis, unitários e múltiplos, e o setor de Pontos Terceirizados é responsável por garantir que os cartões unitários e múltiplos estejam disponíveis.

Este setor é responsável por receber, contar, separar e identificar possíveis defeitos nos cartões unitários e múltiplos de 02, 05 e 10 e depois encaminhar os cartões aos terminais e pontos de vendas terceirizados, o setor é subdividido em três: Cartões pré-pago (recebe, conta e separa os cartões), estoque Master (setor onde ficam todos os cartões conferidos e embalados) e Logística (responsável por encaminhar os cartões aos terminais e pontos de vendas).

Identificou-se que no setor de Pontos Terceirizados alguns funcionários estão desmotivados, pois em menos de 02 meses dois funcionários pediram para sair do setor, deste modo foi preciso observar quais seriam os motivos para tal.

Com esta pesquisa buscamos organizar melhor o setor, para obter uma maior produtividade, além de evitar lesões dos funcionários por executarem tarefas repetitivas.

  1. ERGONOMIA NO SETOR DE PONTOS TERCEIRIZADOS

A rotina repetitiva pode influenciar na desmotivação, baixo interesse e produtividade dos funcionários?

E a falta de instrumentos adequados ao trabalho?

O barulho da maquina que conta cartões não atrapalha no atendimento via telefone dos pedidos de cartões?

Não ter um horário para as empresas que entregam os cartões não influencia na produtividade?

Quais os motivos que levaram duas funcionárias a pedir para sair do setor?

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

No setor de Pontos Terceirizados há muito trabalho repetitivo, segundo Pinheiro e França (2006), “uma pessoa, quando envolvida em tarefas ou em atividades constantes e com poucos estímulos, experimenta, como consequência, a sensação de fadiga, a sonolência, a falta de vontade e a redução da atenção”.

Além das atividades repetitivas o barulho neste setor é muito alto:

O ruído é um ponto critico que o administrador precisa considerar quando da concepção do cenário organizacional. Encontramos com freqüência ambientes que ultrapassam os limites de conforto ou mesmo de segurança, causando lesões físicas e psicológicas, muitas vezes, irreversíveis. Mais o ruído não causa apenas lesões, pois provoca aumento das tensões a que o homem está normalmente sujeito. (CARREIRA, 2009, p. 200).

O ambiente do trabalho também pode influenciar no comportamento das pessoas:

Condições físicas inadequadas contribuem para aumentar o estresse (excesso de calor, ruídos, ventilação deficiente, pouca ou exagerada iluminação, ofuscamentos, gases tóxicos, cores irritante etc.). Os projetos inadequados dos postos de trabalho influenciam a postura, a visualização dos instrumentos, o alcance dos instrumentos, os controles, o que também contribui para o estresse. (PINHEIRO e FRANÇA, 2006, p. 12).

O conforto no trabalho pode influenciar na produtividade:

A Administração Cientifica dá muita importância às condições de trabalho no aumento da eficiência. O conforto do operário e a melhoria do ambiente físico (iluminação, ventilação, ruído, aspectos visuais da fabrica etc.) passam a ser valorizados, não porque as pessoas o merecessem, mas porque são essenciais para a melhoria da eficiência do trabalhador. (CHIAVENATO, 2011, p. 62).

Os barulhos no ambiente de trabalho podem ter origens internas ou externas:

A fonte de ruído interna pode ser provocada por:

  • Máquinas desreguladas, ou com defeitos, utilizadas dentro do ambiente;
  • Falta de educação dos funcionários em conviver em ambientes comunitários;
  • Conversas paralelas ao trabalho, não inerentes o serviço executado;
  • Tratamento acústico inadequado que provocam eco e ampliam o som produzido internamente no ambiente.

Os ruídos externos penetram nos escritórios pelas aberturas das fachadas dos edifícios, como as janelas e portas que, somados ao ruído do próprio ambiente, causam um cansaço anormal no final do dia resultando em estresse. As causas comuns são:

  • Cano de descarga furado dos automóveis;
  • Buzinas;
  • Alto-falantes de vendedores ambulantes utilizados acima de 60 dB;
  • Máquinas e veículos usados em obras de engenharia, tais como tratores, britadeiras, bate estacas, furadeiras, serra etc. (CARREIRA, 2009, p. 198).

Para um setor com as características do Pontos Terceirizados uma integração dos funcionários do setor influencia na produtividade e no clima organizacional:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (207.3 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com