TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado em Administração

Por:   •  29/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.085 Palavras (9 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Este relatório descreve as atividades do estágio realizado no Shopping Metrô Tatuapé, localizada na Rua Domingos Agostim, nª 91, administrada pelo grupo AD Shopping, e tem como finalidade apresentar a implantação do conhecimento teórico, abordado durante o curso de Administração, em prática, através do desenvolvimento do Programa de Estágio.

UNIDADE I – Relatório de Vivência Profissional

  1. – Apresentação da Empresa

O Shopping Metrô Tatuapé é um centro comercial da zona leste da cidade de São Paulo.

Localizado no bairro do Tatuapé e conectado à estação de METRÔ e CPTM Tatuapé, é cercada por locais importantes do bairro, como a Rua Tuiuti, a Radial Leste e a Praça Sílvio Romero.

Inaugurado em 27/10/1991, o empreendimento conta com uma Área Construída de 121.340m², abrigando 300 lojas em 04 pavimentos, além dos quiosques situados nos corredores do shopping, uma praça de alimentação com capacidade para 1.200 pessoas e mais de duas mil vagas de estacionamento.

Além disso, o empreendimento proporciona diversas opções de Lazer, como cinemas, parques de diversão, teatro e eventos esporádicos, além de abrigar operações de prestação de serviços, como agências bancárias, cabeleireiros, farmácias, casas de câmbio, laboratório e consultório médico e fraldário, visando o conforto dos clientes que frequenta o shopping,

Administrado pelo grupo AD Shopping, que possui em seu portfólio shoppings centers em todo o país e também no Uruguai, o Shopping Metrô Tatuapé em conjunto com o Shopping Metrô Boulevard Tatuapé, visa proporcionar uma experiência única e agradável aos seus clientes, colocando à disposição lojas que oferecem produtos à preços acessíveis e operações alimentícias estratégicas para atingir o fluxo de pessoas que transitam nos corredores do shopping para acessar ao Metrô.

1.2 – Descrição da Cultura Organizacional

A estrutura organizacional da empresa é composta pelo Gerente Geral, que coordena a Gerente Financeira e Gerência Marketing que por sua vez atende as Coordenadoras de cada departamento junto com seus respectivos analistas.

[pic 1]

Na minha posição de Assistente de Auditoria, realizo todo o processo do departamento de Auditoria e respondo diretamente ao Analista, passando para ele todos os relatórios analíticos, levantamentos e dados necessários.

  1. – Atividades Desenvolvidas

São vários os procedimentos e processos diários dentro da função, tais como:

- Suporte na análise do desempenho das lojas através do relatório de vendas, verificando a movimentação diária das lojas, comparação com o mês e ano anterior e o enquadramento da mesma no mercado;

- Suporte no levantamento e seleção das lojas a serem auditadas;

- Suporte na elaboração e análise do desempenho de lojas, através dos relatórios mensais e do comparativo de vendas, avaliando os resultados apresentados durante a auditoria nas lojas;

- Elaborar os relatórios mensais de auditoria (book do lojista);

- Acompanhar e conferir o lançamento realizado pelo lojista via sistema GIS (Guia de Informativo Semanal) e efetuar a devida cobrança das informações em atraso;

- Elaborar histórico de lojas, contendo um resumo das informações sobre as lojas auditadas;

- Suporte na elaboração do Relatório Gerencial;

- Execução de outras tarefas acima descritas, à critério da Gerência imediata.

  1. – Oportunidades de Melhorias

A principal dificuldade encontrada é a burocratização dos processos. Esse problema se estende à todos os departamentos do shopping, que abriga Marketing, Operações, Financeiro e Tesouraria.

Um processo simples deve ser passado por várias etapas, como: validação do Coordenador da Área, validação do Gestor da Área, para depois ser encaminhado ao Gerente Geral e após a aprovação do mesmo, o processo poderá entrar em andamento.

Essa burocratização acaba causando outra consequência: o excessivo consumo de papel.

Todos os processos precisam ser impressos para que as assinaturas sejam recolhidas. Faz parte da política da empresa documentar todos os processos fisicamente e mantê-los arquivados.

A principal oportunidade de melhoria encontrada é a automatização desses processos. Hoje podemos encontrar sistemas que facilitam a elaboração de processos, facilitando a troca de informações entre pessoas dentro e fora do departamento, além de realizar todo o acompanhamento, como o sistema SAP, muito utilizado em empresas de grande porte.

Com isso, a automatização contribuiria para a diminuição do consumo de papel, gerando uma economia nos custos com materiais de escritório, além de economizar espaço físico que seria utilizado para o arquivamento desses processos.

UNIDADE II – Estudo Exploratório

2.1. – Identificação da Área de Interesse

Através da vivência profissional na área Financeira e análise de mercado, meu principal objetivo é alcançar o cargo de Analista Financeiro.

Hoje, a posição é tida como uma das mais fundamentais na empresa, devido à sua contribuição nas estratégias de negócios e seu papel de conselheiro e planejador financeiro.

De acordo com a Love Mondays, empresa especializada em Carreiras, a função é tida como uma das profissões do futuro, que vem se valorizando nos últimos anos devido à instabilidade da economia nacional, pois é o cenário ideal para o analista, que busca ajudar a empresa a controlar todos os gastos com tributos e investimentos, estruturar estratégias financeiras e detectar oportunidades de investimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (282.1 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com