TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado em Administração

Por:   •  13/10/2020  •  Monografia  •  2.042 Palavras (9 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Este relatório faz parte das atividades desenvolvidas na disciplina Estágio Supervisionado em Administração I, ministrada pelo professor Otto Camisassa Dornas, no curso de Administração do Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte.

Rodrigo Campos Viana

Belo Horizonte, abril de 2018

I – INTRODUÇÃO

Este relatório faz parte das ações para a finalização da disciplina Estágio Supervisionado em Administração I. Esta disciplina objetiva que o futuro profissional tenha a oportunidade de entrar em contato direto com a realidade profissional no qual será inserido e do diálogo com profissionais mais experientes. Além de, aliar a prática vivenciada no estágio com a teoria aprendida em sala de aula durante o desenvolver do curso de Administração e de confirmar sua escolha de formação profissional, possibilitando que mude de profissão ou entenda melhor todas as áreas em que poderá atuar na carreira. Assim, servindo como uma confirmação das suas escolhas e, se bem-sucedido, pode motivar ainda mais o alcance dos seus objetivos.

Esse relatório está segmentado em quatro partes a saber: a primeira apresenta a identificação da empresa, Afonso Alves Coelho 12123489662, onde ocorreu o estágio e a escolha das áreas que foram objeto de diagnóstico. A segunda, apresenta o detalhamento de duas áreas que foram estudadas para efetuar o diagnóstico da área administrativa e de produção. A terceira parte apresenta as recomendações para que se modifique a situação observada no diagnóstico. A quarta apresenta a documentação exigida pelo Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte para comprovação do estágio e a quinta e última apresenta a referencia bibliográfica utilizada.  

II – IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA INSTITUIÇÃO ONDE OCORREU O ESTÁGIO

Esta parte do relatório está dividida em duas. A primeira apresenta os elementos de identificação da empresa, Afonso Alves Coelho 12123489662, onde ocorreu o estágio a importância dessa experiência para minha formação profissional. A segunda apresenta a escolha das áreas para diagnóstico dentro da empresa.

Parte I: Identificação e Descrição da empresa onde ocorreu o estágio e as atividades desenvolvidas

1. Área de trabalho/estágio:

Administração Geral.

2. Item da área relacionada: 

Nome da empresa: Afonso Alves Coelho 12123489662- ME.

Razão Social: Afonso Alves Coelho.

Nome Fantasia: Alves e Sousa Serviços.

Constituição administrativa: Empresário (Individual) ME.

Atividade fim da organização: Instalação e reparação de sistemas centrais de

ar condicionado, de ventilação e refrigeração.

Endereço: Rua Gil de Oliveira Meireles, N° 73, Bairro Céu Azul

Belo Horizonte – MG Cep: 31.585-330

3. Responsável(eis):

Afonso Alves Coelho – CPF 12123489662                                                                                                        

Administrador (Chefe)

4. Tipos de atividades:

Atividade principal: Instalação e manutenção de sistemas centrais de ar

condicionado, de ventilação e refrigeração.

Atividades Secundárias: Instalação e manutenção elétrica; Obras de alvenaria;

Aplicação de revestimentos e de resinas em interiores e exteriores;

Tratamento térmico, acústico ou de vibração.

5. Endereço/telefone/e-mail e nome da pessoa da organização responsável pelo aluno

Endereço: Rua Gil de Oliveira Meireles, N° 73, Bairro Céu Azul,

Belo Horizonte – MG Cep: 31.585-330

Telefone: (31) 99293-8976/ (31) 98378-1448

E-mail: alvesouzaservicos@outlook.com.br

Responsável: Afonso Alves Coelho

6. Período e duração da realização da visita ou das atividades atuais:

1 mês e 9 dias. De 21/03/2018 a 30/04/2018

7. Conteúdo/Discriminação das atividades realizadas em cada setor:

Durante a vivência no estágio, foram vistos todos os aspectos organizacionais da empresa, pois o cargo de auxiliar administrativo favorece tal oportunidade de estar presente em todos os setores. Dentre as tarefas realizadas podem ser citadas, a formulação de relatórios e planilhas de custo e vendas; Confecção de notas fiscais para clientes; Retirada de certidões atualizadas, como certidão federal, municipal, estadual, FGTS e trabalhista; Separação de documentos para enviar a contabilidade, que na referida empresa se terceiriza; Arquivamento de documentação pertinente e entrega de contracheques aos funcionários, com o cuidado de reter uma via assinada para empresa ter o devido controle.  

Foram feitas visitas nos locais aonde eram desenvolvidas as atividades principais, de instalação e manutenção de centrais de refrigeração e aonde se pode verificar a concretização dos serviços oferecidos pela empresa. Diante desse cenário, foi possível constatar o empenho, o profissionalismo e o cuidado com o bem estar dos funcionário, pois, todos estavam usando os equipamentos de proteção individual “EPIs” que são itens obrigatórios e oferecidos gratuitamente. Nesse meio tempo, com a supervisão do proprietário da empresa, foram realizadas cotações dos insumos necessários para realização dos serviços, por exemplo rebites, placas de alumínio e tubos de cobre e através dessas cotações foi possível chegar a um valor final aceitável, dentro dos padrões da empresa, para compra desses utensílios, além disso o proprietário possui um fornecedor parceiro de grande influência no mercado, que lhe oferece um ótimo leque de preços que por muitas vezes são até abaixo aos valores de mercado, fazendo assim com que a empresa tenha um potencial lucro final .

Por conseguinte, também foi possível se perceber que na grande maioria dos contratos fechados, com empresas de grande porte como o Extra Supermercados; Hipermercado Carrefour e a Itambé Laticínios, só foi realizável pela indicação dos engenheiros que anteriormente já haviam projetado o espaço destinado a área de refrigeração. Assim, fica claro a importância da qualidade final do serviço realizado pela empresa e sua trajetória de sucesso durante os anos. Muitos outros dessa área já faliram por não apresentar um trabalho de qualidade e excelência desde o primeiro serviço e a organização em questão cumpre com todos os deveres, executando da melhor forma possível a prestação dos seus serviços. Visto que, a satisfação do cliente depende da qualidade intrínseca do produto ou serviço, do preço, da rapidez do atendimento, da variedade de escolhas e da distribuição. É importante também que o empreendedor saiba ouvir o cliente e ter uma ideia do que ele deseja para o resultado final e a satisfação do cliente para essa esfera é de suma importância e a empresa, AFONSO ALVES COELHO 12123489662, cumpre a todos esses dizeres, com a supervisão e gerenciamento do proprietário que está presente em todos os serviços pequenos ou de grande porte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com