TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 3 passo 1

Por:   •  1/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

DEMONSTRAÇÃO CONTÁBIL.

São informações sobre a posição patrimonial e financeira da empresa.

Através de  relatórios periódicos  de uma empresa, podemos saber o andamento, lucros, perdas, enfim a  movimentação geral do negócio.

A empresa tem um levantamento completo, baseado nas planilhas financeiras elaboradas para controle de compras, vendas, estoques, inventários, despesas, lucros e muitos outros, necessários para planejamento da organização.

Baseados em algumas empresas de grande porte tais como: PETROBRÁS, GRUPO PÃO DE AÇÚCAR e NATURA, temos uma ideia e demonstração de como é um balanço patrimonial.

Podemos ver que o PLANO DE ORGANIZAÇÃO, é que faz uma empresa andar, crescer e se realizar!!!

O BALANÇO FINANCEIRO de uma empresa tem que demonstrar a vida da organização desde o início. Num dado momento as receitas e despesas tem que ser confrontadas, assim como os recebimentos e pagamentos extra-orçamentários. A estrutura do balanço nos dá o resultado financeiro do exercício, bem como o saldo que é transferido para o ano seguinte. Saldo esse que pode ser positivo, o que chamamos de superávit, ou zero, que podemos classificar como equilíbrio.

Do planejamento inicial até o futuro, a empresa deve batalhar pra seguir seu curso, seu tempo, seu projeto, quais serão seus obstáculos, suas facilidades, sobre ativos, passivos, receitas e despesas.

O Balanço Patrimonial se resume em demonstração de Ativo e Passivo = Patrimônio Líquido.

Ativo: Ativo Circulante e Não Circulante

Passivo: Circulante e Não Circulante

- Ativo Circulante: Conhecido como Capital de Giro, pois seus itens estão sempre se renovando e se transformando rapidamente em dinheiro.

- Ativo Não Circulante: São os investimentos (que não tem a ver com a atividade da empresa), Imobilizados (matéria física: máquinas, equipamentos, utensílios...) e Intangível (o que não se toca, pega: marcas e patentes, imagem comercial...) A transformação dos itens da empresa em dinheiro é feita em longo prazo.

- Passivo Circulante: obrigações, dívidas com terceiros que serão pagas em curto prazo. (dívidas com fornecedores, contas a pagar, salários a pagar)

- Passivo Não Circulante: obrigações, dívidas com terceiros que serão pagas a longo prazo.

No Balanço Patrimonial também tem: Demonstração de Resultado de Exercício – DRE, Demonstração dos Fluxos de Caixa – DFCs, Atividades Operacionais, Atividades de Investimentos e Atividades de Financiamentos.

PETROBRÁS

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

Pão de Açúcar

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

Natura

[pic 15]

[pic 16]

[pic 17]

[pic 18]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (645 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com