TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 4 - Passo 1 e 2 - Campanha

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 4

Passo 1 e 2

Campanha: Motivação e interação da equipe de vendas sem grandes investimentos.

Estamos buscando o aumento das vendas da loja, e consequentemente o aumento dos lucros, mas com a equipe de vendas desmotivada com certeza esse nosso objetivo não será alcançado. Por isso de acordo com algumas ideias de motivação que serão aqui sugeridas posteriormente, sem grandes investimentos será possível obter a satisfação dos funcionários e do proprietário da loja.

A ideia é bem simples, promover a interação entre os vendedores e o trabalho em conjunto, sendo que estabelecendo uma meta de vendas mensal real, se parcialmente (estipulado) ou totalmente alcançada, todos ganham. Pagar uma comissão individual acaba gerando muita rivalidade entre os funcionários, e isso deixa o ambiente de trabalho com um clima muito pesado e impróprio para a função, sem contar que a meta de vendas dificilmente será batida, por isso, estabeleceremos uma comissão coletiva, se todos fizerem, todos ganham.

Não iremos manter o padrão atual de vendas, em que vemos com facilidade no comércio o respeito de um esquema de ordenação no atendimento dos clientes, onde cada vendedor tem que aguardar a “sua vez” para atender, o que iremos fazer é manter um ou mais vendedores em setores específicos da loja, ou seja, cada funcionário será responsável pelo seu setor, sendo que, esse profissional será habilitado e capacitado para vender os produtos específicos de acordo com o seu setor, e isso se dará através de cursos oferecidos pelos fabricantes dos produtos em conjunto com a loja, para que os vendedores aprendam tudo sobre o que está vendendo, e com isso passarem maior confiança ao cliente, pois ele terá a certeza de que o produto é de qualidade e realmente atende a sua necessidade.

Posteriormente promoveremos a interação entre os diversos setores da loja, assim os funcionários treinados poderão trocar seus conhecimentos com os outros de setores diferentes, e em um curto período de tempo todos estarão aptos para trabalharem em qualquer setor da loja, e poderá ser aplicado um esquema de rotação dos funcionários pelos setores.

Agora que já temos nossa campanha, iremos apresentar algumas formas simples e sem grandes investimentos de motivação que deverão ser aplicadas em conjunto com a campanha para se obter a total satisfação no trabalho dos funcionários, são simples atitudes do empregador que podem gerar enormes vantagens a curto prazo. São elas:

  • Reconhecer os pontos fortes e fracos de cada um: Analise individualmente os vendedores, e esteja sempre pronto para elogia-los ou para chamar a atenção quando for merecido. Ao perceber uma relação de interesse pessoal o funcionário se esforçará para fazer um bom trabalho e ser elogiado pelo seu superior e é isso que gera a motivação.
  • Diga o quanto a sua equipe é importante para você e para a loja: De fato é verdade que ninguém consegue obter sucesso sozinho, por isso, reconheça que sua equipe é peça importante na estrutura organizacional da loja e que a sua vitória é também uma vitória para eles.
  • Disponibilize todos os recursos necessários para o bom andamento dos trabalhos: Os funcionários da loja serão bem mais motivados quando estiverem trabalhando com o auxílio de todos os materiais necessários para a rápida e correta realização do serviço. Por isso mantenha-se sempre informado das mais recentes e melhores ferramentas do mercado. Manter um ambiente saudável e promover a interação dos funcionários também são ferramentas para aumentar os laços entre as pessoas e aumentar a satisfação deles com o trabalho.
  • Mantenha-se sempre em contato com os funcionários: Só estando no dia-dia da loja que será possível entender o porquê das vendas terem diminuído ou aumentado, assim se consegue entender quais são as preferências dos clientes e o porquê delas não estarem sendo atendidas. Com essas informações podem-se promover reuniões semanais com todos os funcionários para discutir quais são os pontos a serem melhorados para o crescimento de toda a equipe.
  • Cumpra sempre com sua palavra: Não tem nada mais frustrante do que não receber algo que já lhe foi prometido, por isso, sempre cumpra com suas obrigações, se a meta de vendas foi alcançada, e já está previsto o pagamento de uma comissão para a equipe, não fuja do seu dever, pois isso gera desconfiança e desmotivação dos funcionários, receber uma gratificação por um trabalho bem feito com certeza deixará o seu empregado muito feliz com o emprego que tem.
  • Defina metas que podem ser alcançadas: proponha sempre metas reais que incentivem o crescimento de cada um e da equipe, e ao serem alcançadas pague os brindes e vibre com as conquistas. A realização dos outros passos nada adiantará se a sua meta for impossível de ser alcançada, por isso, planeje bem e faça uma analise do quanto realmente é necessário vender para que todos saiam satisfeitos.

Com certeza motivar e liderar um grupo de pessoas não é das tarefas mais fáceis, sendo assim se faz necessário descobrir e explorar ao máximo o potencial de cada um, pois o desempenho alcançado será o melhor de cada talento. E seguindo todas as considerações propostas para essa campanha, certamente a loja terá vendedores e funcionários motivados, e como consequência sua empresa venderá mais e ainda cumprirá com um grande papel, que é fazer do ambiente de trabalho um lugar propicio para a realização profissional e a felicidade de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com