TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício Estudo de Caso

Por:   •  28/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Tomando por base as informações apresentadas, qual a melhor decisão: Aceitar ou não a Encomenda? Justifique suas respostas.

A melhor decisão é aceitar o preço de venda que o cliente aceita pagar. A reengenharia de valor demonstra que com a eliminação do custo alvo é possível chegar ao preço pretendido pelo cliente. Mudando-se os materiais e os processos elimina-se o custo alvo e assim a lucratividade mínima da empresa pode ser alcançada e atender a possibilidade de pagamento do cliente.

2 - Com relação à utilização da contabilidade de custos pela Empresa e as apurações (antes do projeto e após as alterações) do custo do produto e preço de venda, quais as recomendações viáveis para a empresa?

Observar que a solução apresentada com a engenharia de valor produziu apenas uma redução nos custos do produto em função do critério de rateio adotada.

O custeio por absorção, utilizado para realizar a análise, pressupõe que todos os custos serão apropriados aos produtos. Mas, parte desses custos é fixo, existe independente do volume de produção. Portanto, se decidir não produzir, não significa que os custos alocados ao produto deixam de existir.

O critério para rateio escolhido pela Cia. das Máquinas foi apropriar os custos indiretos a partir das horas de mão-de-obra direta. Portanto, quanto mais horas forem consumidas na produção do produto, maior será também a parcela de custos indiretos apropriada. No entanto, a redução nas horas MOD não implica na redução dos custos indiretos pela empresa. Os custos indiretos foram apenas alocados aos demais produtos

3 - Considerando os salários pagos ao setor de produção (MOD) e os custos indiretos de fabricação considerados como custos fixos, qual análise pode ser feita entre o antes e o depois da alteração do projeto?

Observa-se que ao utilizar a engenharia de valor, reduz-se significativamente os custos de MOD e CIF e mesmo havendo aumento nos custos de material direto o custo total se mostrou baixo mais baixo que antes da aplicação de engenharia de valor, o suficiente para viabilizar a fabricação do produto dentro da margem de lucro esperada pela empresa e o atendimento da demanda do cliente.

4 - Quais outros apontamentos podem ser sugeridos aos sócios da Empresa Cia da Máquinas do ponto de vista de sistema de custeio? E da Engenharia de Produção?

Observar em próximos pedidos potenciais a engenharia de valor como possibilidade a viabilizar fechamento de próximos negócios. O fato de conseguir atender o cliente dentro da expectativa dele e sem abrir mão da rentabilidade esperada mostra a importância de levar em conta a engenharia de valor.

A satisfação do cliente também poderá levar a novos negócios com a mesma ou com empresas por esta indicadas.

Considere-se também o fato de mão-de-obra ociosa ter custo que precisam ser cobertos. Portanto é importante ponderar que é possível aceitar ofertas mesmo havendo uma redução na margem de contribuição, pois cobrir os gastos fixos e gerar lucro é melhor que não haver produto para fabricar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (30.1 Kb)   docx (166 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com