TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO DA OBRA DE IDALBERTO CHIAVENATO

Por:   •  17/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ARAGUAIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA METODOLOGIA CIENTÍFICA

JORDANNA ROSA CARMO E SILVA COUTO

FICHAMENTO DA OBRA DE IDALBERTO CHIAVENATO

GOIÂNIA-GO

2017

FACULDADE ARAGUAIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINAMETODOLOGIA CIENTÍFICA

JORDANNA ROSA CARMO E SILVA COUTO

FICHAMENTO DA OBRA IDALBERTO CHIAVENATO

Trabalho apresentado ao curso de graduação em Administração da Faculdade Araguaia, como requisito parcial para avaliação de N1, sob orientação Do Prof°Regys Rodrigues.

GOIÂNIA-GO

2017

FICHAMENTO DE RESUMO

 

A Teoria das relações humanas é parte do grupo de teoria da administração que ganharam forças com a grande depressão, gerada pela quebra da bolsa de valores de Nova York, em 1929. Surgiu no berço da democracia que é os Estados Unidos. A perspectiva cresce para a administração, uma vez que as organizações estavam procurando saber como os colaboradores se sentiam em relação ao ocorrido e o que poderia prejudicar em relações as suas atividades. Foi o estudo que Hawthorne fez sobre os comportamentos dos empregados de sua fábrica, com o objetivo de identificar a correlação entre a iluminação e a eficiência do operários, medida pela produção dos mesmo. A primeira consequência deste estudo foi uma quebra de paradigma em relação aos princípios da Teoria de Administração Cientifica de Frederick Winslow Taylor (1856-1915), incluindo variáveis comportamentais dos indivíduos na execução de atividades e retirando a tendência de desumanização do trabalho com aplicação de métodos científico. O diferencial deste estudo é que empresa, Western Eletric Company, tinha um processo de valorização e bem-estar dos operários, mantendo salários satisfatórios e boas condições de trabalho, assim a empresa não estava interessada em aumentar a produção, mas em conhecer melhor seus empregados. A segunda consequência foi a junção dos estudo de Elton Mayo que desenvolveu a Experiência de Hawthorne, sendo uma movimento de reação e oposição à Teoria Clássica da Administração.  

“Observar-se que a abordagem humanista da teoria organizacional contrariou vários postulados da abordagem clássica de Fayol e da Administração Científica de Taylor, já Elton Mayo não estava interessado na produção, mas em conhecer melhor seus empregados e suas necessidades.” (CHIAVENATO,2000 apud COUTO,2017) 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com