TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento Artigo Monica Diniz

Por:   •  15/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.354 Palavras (6 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Universidade Federal de Rondônia

Orientanda: Érica Siane Faial Nogueira

Orientador: Prof. Dr. Guilherme Mendes Tomaz

Projeto: Acompanhamento de Egressos dos Cursos de Licenciatura do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação do Campus de Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (DACED – PVH – UNIR): Um Estudo Prospectivo.

 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC

Acompanhamento de egressos:  uma análise conceitual e sua aplicação no âmbito educacional brasileiro.

Texto extraído da dissertação: PENA, Mônica Diniz Carneiro. Acompanhamento de egressos no âmbito educacional brasileiro; análise da situação profissional nos cursos de Engenharia Industrial Elétrica e Mecânica do CEFET-MG. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2000. 157 p. (Dissertação, Mestrado em Educação Tecnológica).

  • Introdução

Pág. 25

[...] ex-alunos diplomados estariam aplicando no dia-a-dia os conhecimentos adquiridos na disciplina Língua Portuguesa, também, repensava à questão dos motivos que levavam os discentes a desistirem da escola abandonando os estudos ou transferindo-se para outras instituições de ensino.

[...] a Orientação Educacional não conseguia sanar nem os problemas dos alunos na escola muito menos preocupar com o destino de seus egressos.

  • Na Busca De Uma Investigação Fundamentada

Pág. 25

Com base em GADOTTI (1988: 34) e em KONDER (1988: 84), foi possível concluir, também, que a consciência do ato de educar auxilia o processo de questionar o presente a favor do futuro.

  • Repensando A Definição De Egresso No Âmbito Educacional Brasileiro

Pág. 26

O entendimento do termo “egresso,” em questão, é importante, a fim de se permitir uma consciência maior do estudo que se pretende realizar nesta dissertação.

Entre outras ilações, extremamente fecundas, os autores constatam, pois, em todas essas definições e considerações, uma referência marcante a “acompanhamento pós-escolar”, “acompanhamento de egressos” e, oriunda do senso comum, “acompanhamento de ex-aluno”.

Pág. 27

O Sistema de Acompanhamento de Egressos-SIEG, na área da educação, caracteriza como egresso todo aluno “que, efetivamente, concluiu os estudos regulares, estágios e está apto ou já recebeu o diploma”. [...] Como se vê, no âmbito educacional, parece haver uma divergência quanto à definição de egresso: enquanto alguns profissionais usam o termo egresso para referir-se exclusivamente aos alunos formados, outros são claros ao abranger com essa denominação todos os indivíduos que saíram do sistema escolar por diferentes vias: diplomados, por desistência, por transferência; outros, por sua vez, entre essas categorias, incluem, também, a dos jubilados; uns poucos, porém, revelam não ter bem definido o conceito em questão. [...]Assim sendo, discutir a questão dos egressos, no momento atual, mostra-se uma tarefa trabalhosa e desafiadora, devido a uma série de fatores importantes, como, entre outros, a carência de estudos desenvolvidos e publicados sobre o assunto, a abrangência significativa do próprio conceito, no que tange à semântica, bem como as analogias pertinentes que, de uma forma ou de outra, podem perturbar a construção epistemológica racional do aspecto pedagógico das noções teóricas sobre o tema a ser investigado.

  • A Orientação Educacional e o Acompanhamento De Egressos

Pág. 27

GIACAGLIA & PENTEADO (1994: 27) definem os seguintes objetivos da Orientação Educacional referente a área de acompanhamento pós-escolar:

“Contribuir para a diminuição da evasão escolar, por meio de providências relacionadas aos fatores identificados como causadores desse fenômeno.

Detectar os fatores motivadores de transferência ‘de’ e ‘para’ a escola.

Conhecer opiniões e sugestões de ex-alunos sobre a programação desenvolvida pela escola.

Identificar indicadores que expressam adequação ou inadequação do currículo da escola.

Assistir o ex-aluno no seu período de adaptação a novas situações pós-escolares, seguindo-o adequadamente, de modo a verificar os efeitos do programa de O. E. desenvolvido.

Propiciar ajuda, apoio, esclarecimento, informações a ex-alunos, sempre que necessário.

Estimular a cooperação de ex-alunos nas atividades e necessidades da escola.

Procurar desenvolver atitudes favoráveis e sentimentos positivos em relação à escola.”

Pág. 28

A mesma secretaria também “foi incumbida, através do Departamento de Desenvolvimento Educacional, da implantação de um Sistema Nacional de Acompanhamento de Egressos-SIEG”, que é “uma iniciativa da SEMTEC com o objetivo de aprimorar o ensino técnico da Rede Federal de Ensino Tecnológico a partir das informações prestadas pelos seus ex-alunos”. [...] O Programa de Acompanhamento de Egressos - SIEG, “significa o embrião da necessária integração entre empresa, Escola e a sociedade, assumindo, todos, sua parcela de responsabilidade na formação de nossos jovens.” [...] LUCKESI (1994: 48) ressalta que considerar-se a educação enquanto transformação da sociedade implica entendê-la como uma instância dialética, que almeja um projeto, um modelo, um ideal de grupo e, ao mesmo tempo, trabalha esse projeto na prática. Por isso, se for conservador, o projeto pedagógico medeia a conservação; se for transformador, medeia a transformação; se for autoritário, medeia a realização do autoritarismo; se for democrático, medeia o desenvolvimento da democracia. [...] o acompanhamento de egressos pelas instituições de ensino pode constituir uma forma coerente de compreender a educação, no sentido de transformá-la mediante ações coerentes, utilizando, para tanto, as próprias contradições da sociedade. [...]Desde a década de 70, a legislação já considerava uma atribuição da Orientação Educacional o acompanhamento do pós-escolar, ou seja, do egresso. Porém, as Instituições de Ensino privilegiaram o acompanhamento do aluno na escola, não se preocupando com o que lhe acontecia ao sair dela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (133 Kb)   docx (212.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com