TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Cafe Monte Bianco

Por:   •  25/10/2016  •  Resenha  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  864 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

Universidade Estácio de Sá

MBA em Gestão de Pessoas

Fichamento de Estudo de Caso

Pricilla A P Nunes Moraes

Trabalho da Disciplina Contabilidade

 

                                                                                        Prof. Claudia Basílio

Rio de Janeiro,RJ

2016

Estudo de Caso :

CAFÉS MONTE BIANCO

Elaborando um Plano Financeiro

Referência: SIMONS, Robert L.; DAVILA, Antonio. Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro. Harvard Business School, 114 – P02, 2000.

 

        Os autores apresentam uma situação enfrentada pela diretoria da empresa Cafés Monte Bianco, que precisava tomar uma decisão que poderia mudar o futuro da empresa. O presidente Giacomo Salvetti, convocou uma reunião com o intuito de definir se continuariam no segmento de marcas próprias oferecidas em supermercados italianos.

        Com fama de ser o melhor café do continente, produtora e distribuidora de cafés Premium, a Monte Bianco estava localizada em Milão. Foi fundada há mais de 80 anos pelo avô de Giacomo, conservando a gestão familiar, sempre com muito profissionalismo, investimentos em pesquisa, viagens ao redor do mundo com foco em estudos e manutenção de equipe de pesquisadores que testavam sabores. A cada ano, Giacomo passava 2 meses viajando pelo mundo aprendendo sobre cafés. Mesmo com o sucesso vivido pela empresa, o presidente almejava superar o sucesso do avô, bem como aumentar agressivamente o negócio.

        Durante cinco anos, investiu em estrutura, o que aumentou a capacidade da empresa, que apresentou excelentes resultados em 2000. Fator para o sucesso foi a produção de marcas próprias para duas importantes cadeias de supermercados na Itália. Inicialmente, Giacomo se opôs à ideia, contudo, a desaceleração do mercado em 1998 gerou aceitação de  que marcas próprias seria uma boa alternativa para ocupar a capacidade produtiva e absorver custos fixos. Era um desejo do mercado varejista colocar a sua própria marca no café.

        A principal questão enfrentada pela empresa era o fato de que, para atender a crescente demanda, a empresa teria que reduzir sua presença de cafés Premium (em 2001) por conta de sua limitação de capacidade produtiva. Para aumentar essa capacidade, a empresa investiu e aumentou de 350.000 quilos ao mês para 500.000 quilos ao mês, um aumento de 150.000 quilos por mês, tendo feito um investimento de 6 bilhões de liras com vida útil prevista de 15 anos. Quando o comitê executivo foi reunido, a diretoria sugeriu uma transição completa para as marcas próprias, uma vez que estas os salvaram por tantos anos quando a demanda por cafés Premium praticamente extinguiu. Entretanto, os cafés Premium eram a essência da Monte Bianco, conhecidos por sua alta qualidade. Além disso, seria uma traição à tradição da empresa. Ainda sem resultados conclusivos, pediu que a diretoria aprofundasse a análise com fatos e números para uma tomada de decisão mais segura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (143.2 Kb)   docx (45 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com