TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - Estácio Cafes Monte Bianco

Por:   •  5/8/2018  •  Resenha  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Fichamento de Estudo de Caso

VANESSA ÁLLYDA PRIMO BENVINDO

Contabilidade,

                                                 Tutor: Prof.

Local

2017

Estudo de Caso de Harvard:

Referência:

Texto do Fichamento:

A Cafés Monte Bianco, localizada em Milão, era uma empresa produtora e distribuidora de cafés Premium, sendo conhecida em toda região pelo sabor e qualidade dos seus cafés, além da reputação de serem um dos melhores produtores do continente. A empresa foi fundada no início do século por Mario Salvetti e seus conhecimentos foram passados de geração em geração, até o seu neto Giacomo, atual presidente da empresa.

Giacomo pretendia superar o sucesso do avô, desejando aumentar agressivamente o negócio, como isso, buscando sempre qualidade, e a cada 2 meses viajava ao redor do mundo visitando plantações de café e aprendendo a respeito de  grãos. Contando também com um laboratório e 6 pesquisadores em busca de novas combinações de sabores e testando produtos já existente no mercado.

Ao longo dos últimos 5 anos, ele expandiu a capacidade da empresa, através da construção de caras instalações, obtendo assim uma performance excelente durante o ano de 2000, sendo como fator desse sucesso, a produção de marcas próprias para duas importantes cadeias de supermercados na Itália.

Embora Giacomo tenha inicialmente se oposto à ideia, a desaceleração do mercado em 1998 convenceu-o que marcas próprias era uma boa alternativa para ocupar a capacidade produtiva e absorver custos fixos. Contudo, para atender a esta crescente demanda dos varejistas, a empresa teria que reduzir sua presença de cafés Premium por conta de sua limitação de capacidade produtiva.

Apesar da produção de cafés com marcas próprias de supermercados italianos salvar a empresa de uma crise há 3 anos, Giacomo tinha dúvidas se a empresa deveria continuar investindo neste mercado e convocou uma reunião com toda a direção para delinear o futuro da empresa.

Na reunião, um dos diretores argumentou fortemente para uma transição completa para marcas próprias. Pois haviam salvado a empresa durante a última recessão, quando a demanda por cafés premium praticamente se extinguiu. Por outro lado, os cafés premium eram a essência da Monte Bianco e dedicar toda capacidade produtiva para marcas próprias seria uma traição à missão do fundador da empresa.

Embora o Presidente simpatizasse com ambos os pontos de vista, estava frustrado e confuso. Ele precisava de mais fatos sobre a lucratividade da estratégia de marcas próprias. Estava relutante em mudar a direção estratégica da empresa de forma tão drástica sem o completo entendimento do seu impacto financeiro. Ele concluiu esta primeira reunião com a recomendação que o time executivo aprofundasse a analise com fatos e números para uma tomada de decisão mais segura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (46.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com