TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Cafés Monte Bianco

Por:   •  24/10/2016  •  Resenha  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Fichamento de Estudo de Caso

Trabalho da disciplina de Contabilidade,

                                                 Tutor: Prof. Cláudia Basílio

Rio de Janeiro/RJ

2016

Estudo de Caso:

Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro

REFERÊNCIA: SIMONS, Robert L.; DAVILA, Antônio; Cafés Monte Bianco. Elaborando um Plano Financeiro; Caso LACC # 144-P02 é a versão traduzida para Português do caso # 198-088 da HARVARD BUSINESS SCHOOL.

A empresa Cafés Monte Bianco, localizada em Milão, foi fundada a mais de 80 anos por Mario Salvetti, avó do atual presidente, Giacomo Salveti. Mario passou seu conhecimento sobre o café de geração para geração o que fez a empresa ser conhecida por ter um dos melhores cafés do continente. A distribuição do café feita para toda a Europa. Anualmente Giacomo passa dois meses viajando para visitar plantações, aprender sobre os grãos e manter contato com produtores. A empresa possui um laboratório para testes e desenvolvimento de novos produtos.

Ele almejava superar o sucesso de seu avô e ampliou a capacidade produtiva da empresa expandindo a fábrica para atender a crescente demanda. Em 2000 a empresa teve um ótimo resultado devido ao volume de pedidos de marcas próprias dos supermercados italianos. Contudo, para continuar atendendo a esta demanda ele teria que concordar com a redução da produção de cafés Premium o que não o deixava confortável já que se tratava da essência da empresa.

Ele precisava decidir se deveria continuar com o investimento na produção de cafés de marcas próprias ou só com o segmento Premium. Para isso ele reuniu a diretoria e expôs seus pontos de atenção para definir como seria alocada a capacidade produtiva, porém cada membro tinha uma visão. A diretora de planejamento estratégico defendia a ideia de usar a capacidade total para produção de marcas próprias, já que estas salvaram a empresa da falência na última recessão. O diretor de P&D acreditava que não deveriam encerrar a produção de cafés Premium, destacou a lucratividade ocorrida no ano de 2000 em decorrência desta venda, além de reforçar que essa era a missão do fundador, a base da empresa.

Após a reunião Giacomo não havia chegado a nenhuma conclusão, e agendou outra reunião onde foi solicitado ao time que levassem dados e fatos para que ele pudesse analisar o impacto financeiro das opções citadas por eles.

O gerente de marketing apresentou a previsão de demanda dos cafés Premium para o próximo ano considerando vários cenários. Para ele este segmento é forte, porém, volátil. O diretor de produção apresentou os custos unitários e concluiu que o custo de produção de marcas próprias é menor. A diretora de planejamento estratégico apresentou dados sobre a considerável redução de despesas se fossem para o segmento de marcas próprias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (173.2 Kb)   docx (47.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com