TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças Corporativa

Por:   •  19/3/2024  •  Ensaio  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  20 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

matriz de Atividade INDIVIDUAL

Estudante: Rachel Magnusson Nogara

Disciplina: Finanças Corporativa

Turma: 1023-9

CASO 1 – EMPRESA AMBIENTE S/A

Realize o cálculo do período de payback, valor presente líquido (NPV), taxa interna de retorno (IRR) e taxa interna de retorno modificada (MIRR) de cada projeto.

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

Para uma análise mais adequada, utilizaremos as informações do payback descontado – trazendo os valores à momento presente em 0 para entendermos o retorno do investimento.

Indique o projeto (ou projetos) que deve ser aceito, caso eles sejam independentes.

Projetos independentes são aqueles que a duração diferenciada não impacta nenhum dos projetos, de forma que os mesmos podem ocorrer de maneira simultânea.

Neste caso, ambos projetos podem ser aprovados. O que me leva à esta análise é que ambos os projetos possuem uma TIR superior à TMA

Indique o projeto que deve ser aceito, caso ambos sejam mutuamente excludentes.

Os projetos mutuamente excludentes são aqueles onde a escolha de um implica na rejeição do outro, podendo ocorrer entre os projetos com vidas iguais ou desiguais.

Por possuírem vida iguais, o projeto X é maior que o Y (confrontos de VPL). De forma que eu seguiria com a aprovação do Projeto X.                                                

De que modo uma mudança no custo de capital pode produzir um conflito entre a classificação do NPV e da TIR desses dois projetos? Esse conflito existiria se o custo de capital fosse 5%? Por que há o conflito?

Podemos dizer que poderia ocorrer um conflito entre as classificações de VPL e TIR devido ao comportamento diferenciado do custo de capital nos cálculos. Essa alteração tornaria os VPL's maiores - nesse caso o Projeto Y seria maior que o Projeto X e inverteríamos a indicação anterior, seguindo com o Projeto Y em detrimento do X.

CASO 2 – FABRICAR OU TERCEIRIZAR?

Qual das alternativas deve ser escolhida e por quê? Justifique a sua resposta utilizando VPL, TIR, VAUE ou FC Incremental.

[pic 7]

Pelo VPL podemos notar que o custo de fabricar o item é menor em 146k, motivo pelo qual entendo ser interessante seguir com a fabricação própria em detrimento da terceirização.

Para seguir com a análise, no caso da terceirização, considerei a quantidade de 10.000 peças/ano e multipliquei pelo custo da terceirização chegando no dispêndio de 144.000 anuais.

Trouxe os valores a valorpresente e utilizei o payback descontado.

Utilizei a TMA de 10% para ambos os cenários.

Considerando a PGTO de investimento, apesar desse valor ser discretamente maior no caso do projeto Fabricar, as séries de custos são menos onerosas no projeto Fabricar.

Segue a abertura do racional das fórmulas consideradas:

[pic 8]

CASO 3 – FABRICAR OU TERCEIRIZAR?

Calcule o Wacc do projeto.

[pic 9]

[pic 10]

Dada a parte do risco do negócio, beta e a parte livre de riscos, conseguimos chegar na precificação dos ativos financeiros.

Neste exercício utilizaremos como metodologia de cálculo o custo do capital próprio.

Sendo assim:

O CAPM calculado foi de 0,095375, considerando para este cálculo taxa de juros livres de risco + beta *retorno do mercado menos taxa de juros livre de risco (prêmio de risco de mercado).

Com este resultado, partimos para o cálculo do WACC (custo médio ponderado de capital) e chegamos no percentual de 7,18% de retorno mínimo necessário para obtenção de lucro, considerando o capital próprio * CAPM + porção financiada da dívida * custo esperado da dívida * 1-IR

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (710.4 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com