TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação do capital humano

Por:   •  13/4/2016  •  Ensaio  •  6.091 Palavras (25 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 25

RESUMO

Confrontados pela necessidade em acompanhar as mudanças decorrentes da globalização, as organizações precisam preparar o seu capital humano para tais mudanças e adequá-lo aos objetivos da empresa, para que se mantenham e/ou se tornem detentoras de uma produtividade qualificada e com diferencial competitivo. Neste sentido, este trabalho de investigação assume como eixo central a importância do processo de formação do capital humano no contexto organizacional, como diferencial para alcançar a vantagem competitiva e desenvolver competências profissionais e pessoais.  

Portanto, o estudo realizado assenta-se no paradigma de investigação qualitativa, realizada através de entrevistas semiestruturadas junto a 2 profissionais da área de Recursos Humanos, buscando compreender, através desses profissionais, a visão das organizações em relação às práticas de formação e ao grau de importância que lhe é atribuído. A análise de conteúdo foi o instrumento utilizado para a análise dos dados coletados através das entrevistas realizadas.  

Os resultados obtidos apontam para um reconhecimento por parte dos profissionais entrevistados, relativamente à importância das ações de formação para o desenvolvimento profissional, pessoal e organizacional. Contudo, no que diz respeito à perceção das organizações em relação a essas ações, constatou-se, através destes profissionais, que a grande maioria das empresas oferecem apenas formações a nível técnico, considerando ser suficiente preparar os colaboradores exclusivamente para à execução das suas atividades laborais e, que o principal fatores que limita à efetivação dos processos formativos relaciona-se com à mentalidade das pessoas que dirigem à organização e com o custo e o tempo inerentes à ação formativa.  

INTRODUÇÃO

Falar de formação e investimento das organizações no seu capital humano, é falar do melhor investimento que uma organização pode fazer, pois a formação permite ao individuo adquirir competências e colocar o seu conhecimento ao serviço de um projeto empresarial concreto, ela assume um papel de especial relevância para o desenvolvimento dos Capitais Humanos, na medida em que se trata de uma prática de Gestão de Recursos Humanos que permite identificar e monitorizar a evolução das competências dos colaboradores no sentido da sua aproximação às necessidades das organizações. Trata-se, pois, de uma área de desenvolvimento estratégico para as organizações, nomeadamente, quando as mesmas se posicionam em ambientes de mercado dinâmicos e competitivos, que requerem constantes aperfeiçoamentos de desempenho.

Uma organização com colaboradores que apliquem sistematicamente nos contextos de trabalho as competências e os conhecimentos adquiridos em formação, está em melhores condições de proporcionar maior produtividade, um ambiente participativo e motivador e mais orientado para atingir os objetivos pretendidos, pois o capital humano é o único capaz de produz e desenvolver outros capitais: como o financeiro, o material e mercadológico. Na época actual, designada frequentemente como a “era do conhecimento”, é cenário de um desenvolvimento constante do saber em todas as áreas, motivado pela rapidez das mudanças que caracteriza o funcionamento actual das organizações, o que traz consequente desactualização dos conhecimentos que possuímos, as organizações estão permanentemente em risco de perda das suas competências e a dos seus colaboradores. Neste sentido, é inevitável que as organizações proporcionem formação aos seus colaboradores para que estes se mantenham actualizados, e por essa via, contribuam para uma organização mais competitiva e refrescada. Tornando-se assim num grande investimento futuro, que irá proporcionar lucros para a organização e para os seus colaboradores.        

Formulação do problema

A problematica deste trabalho consiste em saber se as organizações tratam o capital humano como um bem, ou como um recurso ?

Hipóteses

Pretende-se com este trabalho estudar a influência do investimento de capital na satisfação no trabalho. Dentro desta temática vamos analisar com mais atenção o desenvolvimento profissional tem um grande impacto nas suas vidas, no caso Angolano. A empresa alvo é “ Banco Bai”.

Depois da aplicação de um questionário sobre formação do profissional formulam-se as seguintes hipóteses:

  • Um projeto de formação influência positivamente a motivação e satisfação dos colaboradores.
  • Um projeto de formação é uma boa alternativa aos incentivos monetários.

Objectivos da pesquisa

Objectivo geral:

  • Pretende-se com o presente estudo contribuir de alguma forma para a corrida de informação em relação ao tema, pois é fundamental que se aposte cada vez mais na educação e na busca insaciável de melhores qualificações por parte dos cidadãos em geral.

Objectivos especificos:

  • Demonstrar a importância da formação do capital humano no Banco Bai.
  • Verificar se o investimento da formação do capital humano nas organizações  atinge graus de satisfação, no que diz respeito ás categorias profissionais dos trabalhadores.
  • Saber se este tipo de incentivo motiva o colaborador para o trabalho, se o leva a uma satisfação no mesmo, podendo aumentar o seu nível de produtividade e consequente aumento na produção organizacional.

Justificativa do tema

Neste trabalho aborda-se sobre a formação e desenvolvimento das organizações no seu capital humano, a importância desta temática surge na medida em que hoje dia o grande desafio para as empresas do séc.XXI, será investir no desenvolvimento e qualificação dos seus colaboradores, a fim de obter melhor desempenho, aceitação de responsabilidades e comprometimento com a visão, missão e valores de cada organização, ora se a empresa deseja atingir os seus objetivos organizacionais, necessita gerir o desempenho dos seus colaboradores.

Solicitações de empresas levam a desenhar o novo perfil qualitativo das pessoas que compõe a sua força de trabalho. Assim sendo a implementação de um processo de formação como base o reconhecimento do que é o desempenho humano a alavanca do sucesso de uma empresa

Metodologia

Tendo em conta a natureza to tema em questão foram efectuadas pesquisas documentais, verbais e bibliográficas que vão  ao encontro do objecto proposto.

Para a finalidade da questão trabalhamos com profissionais do Banco Bai, no qual apresentou-se um questionário sobre o tema em questão que será apresentado ao longo do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.6 Kb)   pdf (429.7 Kb)   docx (226.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com