TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Gerenciamento

Por:   •  7/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Fundamentos Gerenciamento de Projetos

Módulo:

Aluno: Antonio Euclésio da Cunha

Turma: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Tarefa: Análise do evento da CCC sob ótica da gestão de projetos.

Características do projeto 

Projeto “é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo (PMI, 2013 a:3)”. Com essa definição iniciamos a discussão sobre as características de projeto que o evento da CCC trás consigo. Por ser temporário, podemos dizer que um projeto tem início, meio e fim, de acordo com o planejamento realizado previamente, além de ser único, trazendo o conceito de singularidade (Valle, 2014). No caso do evento da CCC em questão, há uma forte necessidade por uma organização e acompanhamento para que tudo saia conforme planejado e mantenha o foco na ideia inicial, nesse caso o fortalecimento da marca. Para tal, a estrutura de um projeto se faz presente, onde delimita-se resposáveis, prazos, custos, questões operacionais, parcerias, sinergia das equipes e entrega do produto final. Um evento musical sempre é único, pois o cliente é diferente, os cronogramas, os recursos, público alvo, local e demais, além de ter um início, meio e final, podendo ser ou não divididos em fases. Dessa forma, o evento da CCC tem todas as características de um projeto.

Um fator de grande importância de ser sempre gerenciada é a questão da “Restrição Tripla” conforme preconiza (Newell, 2002:131), onde os fatores “tempo”, “custo” e “escopo” devem ser balanceados para garantir a qualidade do projeto. Nesse caso, o evento deve ter um custo controlado e planejado dentro do escopo, ou proposta para atingir o objeto e o tempo não pode fugir desse contexto pois afeta diretamente os demais.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

No caso do evento da CCC, podemos notar claramente que foi organizado em fases, onde há um desenho do início, meio e fim. A “Iniciação”, com as ideias de fazer um evento de rock dos anos 80 para fortalecimento da marca, identificando as partes interessadas, estrutura de responsáveis, obteve-se autorizações e recursos, seguido da fase do “Planejamento”, trazendo de forma bem clara as estratégias para realização do evento como parcerias (rede de fast food e DT promoções), foco da campanha (fortalecer sua marca), local, levantamento de recursos (será fornecido pela própria empresa), definição de prazos, define cronogramas e identifica riscos. Após essa etapa, haverá a “Execução” onde há mobilização da equipe executora, deve garantir o desempenho das equipes, manter a organização do evento, luz, palco, bares, segurança, limpeza, emergências e do evento com seus “Monitoramentos e Controles” dos processos a fim de atender as expectativas do planejamento e gerencia possíveis mudanças decorridas no tocante do projeto. Por fim o “Encerramento”, onde há o fechamento e conclusão do evento e avaliação dos resultados. Todas essas fases são definidas como fases de projetos conforme definição do guia PMBOK, 5° edição (PMI, 2013a).

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

A empresa CCC apresenta uma estrutura Matricial pois seguindo os conceitos de (Valle, 2014), essa estrutura utiliza recursos de toda a organização para atender tanto as atividades do dia a dia quanto na área de projetos, sendo nesse caso, o programa. Ao criar um programa de âmbito de nacional a fim de patrocinar eventos culturais para fortalecer sua marca, pode-se dizer que a empresa passou a apresentar uma estrutura matricial balanceada, onde há um equilíbrio de autonomia entre a estrutura funcional e a área de projetos para apoio de eventos.

Já a empresa DT Produções tem uma estrutura organizacional bem evidente como uma organização projetizada, pois é uma empresa que vive de projetos, sendo essa sua principal atividade. Todas as áreas da empresa (finanças, recursos humanos, tecnologia da informação e afins, dão suporte à atividade fim da empresa, conforme preconiza (Valle, 2014).

Referências bibliográficas

A Guide to the Project Management Body  of Knowledge (PMBOK). 5. PMI, 2013a.

NEWELL, Michael W. Preparing for the Project Management Professional (PMP) Certification Exam. Nova York: American Management Association, 2002.

Valle, André - Fundamentos do gerenciamento de projetos / André Bittencourt do Valle...[et al]. – 3. ed. – Rio de Janeiro : Editora FGV, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (223.7 Kb)   docx (817.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com