TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Gerenciamento de Projetos

Por:   •  20/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 5

A CCC é uma empresa brasileira e consagrada que atua com a comercialização de roupas e foi fundada por uma família de imigrantes italianos. Com o intuito de obter mais Market Share criou um programa nacional que tem como foco patrocinar eventos culturais no qual a marca participa, além de ter o apoio da incubadora e executora de eventos DT Produções adquirida recentemente por eles. Com isso, a empresa planeja realizar um evento musical no final do ano no Centro de Eventos FIERGS localizado em Porto Alegre que já contempla infraestrutura tecnológica adequada. O evento será patrocinado pela própria CCC e terá como atração as principais bandas de rock da década de 80 e praça de alimentação composta por empresas convidadas que servirão fast food.

Para caracterizar o evento promovido pela CCC como um projeto, deve-se considerar alguns pontos. Por exemplo, segundo Guia PMBOK (2017, v. 6, p. 4) “Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único”.

Logo, destaca-se:

 Esforço temporário: tendo o início marcado pelo momento em que foi decidido realizar o evento e término definido conforme elaboração do planejamento que guiará a execução do projeto sendo direcionado ao alcance dos objetivos combinados estabelecido;

2

 Produto, serviço ou resultado único: a realização do evento que contempla atração musical e fast food será no Centro de Eventos FIERGS localizado em Porto Alegre;  Estimular o progresso e criação de valor de negócio: execução do projeto direcionada a alcançar os objetivos combinados que são divulgar a marca e aumentar o Market Share para obter maior competitividade no mercado.

Desse modo, pode-se findar que o caso descrito sobre a empresa CCC apresenta características suficientes para ser qualificado como projeto uma vez que, com as informações apresentadas, seja indicada as fases de tal, assim como, executadas.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

Devido a aquisição da empresa DT Produções pela CCC com intuito de usa-la como uma incubadora e executora de eventos, todo a responsabilidade de planejar e executar o projeto, assim como, analisar a viabilidade econômica e financeira e mapear os processos adequados a serem usados ficou a cargo da DT Produções.

Para tanto, faz-se necessário conhecer o ciclo de vida do projeto que é formado por uma sequência de fases que podem ser iterativas e sobrepostas construídas através dos estágios do projeto, desde sua concepção até sua conclusão, e que variam conforme a complexidade do projeto e seu tamanho. De acordo com o guia PMBOK®, a fase de um projeto é um conjunto de atividades relacionadas de maneira lógica que culmina na conclusão de uma ou mais entregas. Ademais, em cada uma das fases são desenvolvidos processos de gerenciamento. São eles: grupo de processos de iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento.

Conforme informações apresentadas sobre o caso, pode-se supor os possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados conforme cada grupo de processos e linha do tempo:

3

 Iniciação:

Desenvolver o termo de abertura que será a autorização necessária para criar o projeto e conceder autoridade ao gerente de projeto escolhido;

Identificar as partes interessadas para orientar o caminho a ser seguido para alcançar o objetivo de forma eficaz e eficiente.

 Planejamento:

Planejar o gerenciamento do escopo de forma que seja elaborado o detalhamento do projeto, assim como das entregas principais;

Planejar o gerenciamento dos custos que será dedicado ao projeto, isto é, estimar o custo de cada atividade que será agregada;

Planejar o gerenciamento das partes interessadas a fim de afinar o objetivo e alinhar o projeto com a estratégia da empresa conjuntamente com o engajamento das partes interessadas considerando nível de envolvimento e impacto.

 Execução:

Orientar e gerenciar o trabalho do projeto por meio das atividades predefinidas no planejamento, além de interfaces

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com