TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Gerenciamento de Projetos

Por:   •  10/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.692 Palavras (7 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Fundamentos Gerenciamento de Projetos

Módulo: I

Aluno: Mariana Lourdes de Oliveira Mancilha

Turma: 05

Tarefa:

Características do projeto 

A A empresa CCC que atua no ramo de atacado de roupas que se tornou uma grande rede de loja no mercado nacional e internacional, com a visão do marketing para manter em destaque a marca no mercado, recentemente adquiriu a DT produções no intuito de alavancar o marketing cultural como estratégia para obtenção de vantagem competitiva no mercado, na qual realizara eventos em âmbito nacional a fim de fortalecer a marca.

        Como a principal estratégia no cenário atual a empresa adquiriu a DT produções, que ira conduzir os projetos relacionados aos eventos da empresa, na qual irá gerenciar cada evento com as praticas de gerenciamento de projetos, haja vista que os eventos são projetos finitos, ou seja, possuem início, meio e fim é são únicos.

Projeto é um esforço temporário empreendido para criar produto, serviço ou resultado único”. (PMBOK.ed.6.,2017, p.4).

Características do projeto:

  • Promover um evento único Musical na Cidade de Porto Alegre até final do ano;

  • Será um evento temporário com início e término estabelecido;
  • A principal finalidade é agregar valor à marca da empresa, através da estratégia do marketing cultural.

 

       A DT produções irá realizar o projeto do evento musical em Porto Alegre com restrições, salientamos que o gerente do projeto tem o papel importante na qual deverá entender e organizar o que precisa ser realizado na estrutura, aplicando as habilidades, ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos com a finalidade de entregar de forma eficiente, e que supere as expectativas das partes interessadas.

“O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas as atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos”. (PMBOK.ed.6, 2017, p.10). 

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

Para obter resultado de sucesso neste projeto utilizaremos a estrutura de gerenciamentos de projetos que contará:

Fases do Projeto:

  • Desenho do Projeto;
  • Preparação do Projeto;
  • Mobilização do Projeto;
  • Desmobilização do Projeto.

Os cinco grupos de processos:

  • Processo de Iniciação;
  • Processo de Planejamento;
  • Processo de Execução;
  • Processo de Monitoramento e Controle;
  • Processo de Encerramento.

Com base nas dez áreas de conhecimentos: Integração, cronograma, custo, qualidade, recursos, comunicação, riscos, aquisições e partes interessadas, poderemos verificar como os processos estão conectados com as áreas de conhecimento, para ter sucesso na gestão do projeto.

[pic 3]

Fonte: PMBOK 6ªED, 2017

Fase 1 – Desenho do Projeto:

         É a formalização do início do novo projeto com as partes interessadas.

  • Desenvolvimento do Termo de Abertura do projeto (TAP) irá conter as principais informações do novo projeto, inclusive com os itens para definição do plano do projeto, escopo e contendo os principais objetivos.
  • Identificar as partes interessadas.

         No evento musical algumas informações são predominantes no termo de abertura do projeto, como evento contara com bandas de rock da década de 80, já definido o local para sediar o evento com base nas tecnologias já existentes no espaço, empresas convidadas do ramo alimentício para compor a praça de alimentação do evento, o evento tem como principal finalidade aplicação do marketing cultural para agregar valor à marca da empresa CCC.

Fase 2 – Preparação do Projeto:

Processo de Planejamento: Estruturação do plano do projeto, ou seja, planeja as ações que deve ser realizada para alcançar os objetivos do projeto;

  • Planejar o Gerenciamento dos Custos do Projeto:  incluiu os processos do planejamento da estimativa do custo do trabalho a ser feito, orçamentos, financiamentos de modo que ocorra dentro do limite estabelecido pela empresa.

Tendo em vista que, o principal custo do projeto irá ser fornecido pela própria empresa CCC, definir qual estimativa de custo que a empresa está disposta a despender no evento, a partir de então realizar orçamentos dentro do planejado.

  • Planejar o Gerenciamento do Cronograma: O planejamento do cronograma estabelece os critérios e as atividades para desenvolvimento, monitoramento e controle de todas as ações do trabalho, para que seja finalizado com êxito o projeto.

               Planejar as sequencias corretas das ações do evento, planejar tempo estimado da montagem da estrutura do evento para que não haja atrasos nas atrações; planejar tempo estimado para cada banda de rock que irá se apresentar, para que o evento seja finalizado dentro do termino proposto pela empresa CCC.

  • Planejar o Gerenciamento de Riscos: analisar e identificar os riscos desde o início do projeto, atuando com o planejamento de respostas e acompanhamento de possíveis riscos que poderá ocorrer no projeto.

                O espaço escolhido para realizar o evento musical já possui equipamentos para iluminação, sonorização de ambiente e multimídia, internet, vídeo conferencia e telefonia, portanto o gerenciamento de riscos deverá realizar todo o acompanhamento para verificar se realmente todos os equipamentos que já contem no local estão dentro da normalidade, planejando a necessidade da segunda opção para possível risco.

Fase 3 - Mobilização do Projeto:

Processo de Execução: Realiza a execução do plano do projeto com as devidas entregas.

  • Gerenciar a qualidade na execução: significa traduzir o plano do gerenciamento da qualidade de todos as atividades na execução, que incorporam as políticas de qualidades estabelecidas pela organização do projeto.

No evento o principal investimento da empresa é no marketing cultural, assim garantir que todas das ações do marketing cultural, esteja sendo executadas com qualidade conforme o planejado, para ter resultado esperado pela organização

  • Conduzir as aquisições: O principal benefício deste processo é selecionar o vendedor qualificado e implementa um acordo legal para entrega, resultando em acordos estabelecidos para projeto.

                 Conforme já foi pré-estabelecido pela empresa CCC foram convidadas empresas no ramo alimentício para compor a praça de alimentação, verificar quais foram os aceites destas empresas e realizar o contrato formal que estas empresas prestarão o serviço alimentício.

  • Implementar respostas execução: possível implementação de respostas aos riscos na execução do projeto.

                  Se verificado o risco no evento musical a título de exemplo irregularidades no funcionamento do equipamento de sonorização, utilizar a resposta a este risco já previsto anteriormente na onde será verificado qual procedimento a ser adotado para este risco, para que não reflita na entrega final do evento.

Processo de Monitoramento e controle: Acompanha as entregas do projeto com base no que foi planejado, se verificado que não está conforme o planejado, toma as medidas necessárias de correções.

  • Controlar o cronograma: é a monitoração do status do projeto para atualizar o cronograma e gerenciar mudanças na base do mesmo.

Monitorar que todas as atividades estão sendo cumpridas conforme o planejamento do cronograma para assegurar os resultados reais previstos, no evento musical controlar as etapas e procedimentos das instalações do palco estão dentro do prazo estabelecido no cronograma.

  • Monitorar os riscos: é monitorar a implementação de todos os planos acordado a respostas aos riscos, e acompanhar os riscos identificados e possíveis novos riscos, avaliando a eficácia do gerenciamento de riscos no projeto.

                No monitoramento do risco identificado verificar no planejamento qual a melhor resposta, ou seja, se tiver falha na distribuição de energia para evento implantar a resposta já prevista do gerador, monitorando de perto tal risco haja vista que qualquer falha impacta diretamente a qualidade do evento prestado.

  • Controlar os custos: é processo de monitorar a realização do projeto sempre de atualizando o orçamento e gerenciamento de mudanças feitas na linha da base de custos.

                 No controle dos custos cabe a monitoramento controlar o orçamento do projeto, assegurar que o pagamento da prestação de serviço da segurança do evento foi realizado conforme custo estabelecido no orçamento, se não houve nenhum excesso no contrato.

Fase 4 – Desmobilização:

Processo de Encerramento: Formaliza a finalização do projeto junto com as partes interessadas.

  • Os objetivos foram alcançados: O evento conseguiu atingir êxito no principal objetivo que é agregar valor à marca, através do marketing cultural.

  • Aceitação do cliente: A DT produções coordenou o projeto a atender e superar as expectativas do cliente.

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

Estrutura Organizacional Funcional – Empresa CCC

A estrutura organizacional da empresa CCC é aplicada a estrutura funcional, haja vista possui características de uma empresa tradicional, seguindo uma linha verticalizada dividida por funções.

 Salientamos que a estrutura é especializada em suas funções, na empresa CCC a função do marketing citada atua para gerar destaque a marca da empresa, encontrando como alternativa os projetos em eventos, que no caso os gerentes funcionais dão subsídios necessários para atingir o objetivo do projeto.

Verifica-se que em momento algum foi citado que a empresa CCC dispõe de gerente de projetos ou até escritório de projetos, caracterizado como funcional sua estrutura.

Estrutura Organizacional Projetizada – DT Produções

         Na estrutura projetizada como o proprio nome ja traduz, a empresa e todas as rotinas da organização é movida conforme o projeto, nesta estrutura as equipes são dividas em projetos, na qual retratam a principal entrega as fases do projeto, sendo que o gerente de projetos tem total autonomia dentro da estrutura.

        A estrutura da DT Produções é classificada como projetizada tendo em vista, que organiza projetos de eventos únicos solicitado pelo cliente, se tratando de esforços únicos e temporarios, como exemplo da projeto do evento musical que a empresa CCC solicitou para DT produções.

         

Referências bibliográficas

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. PMBOK Guide: guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. 6. ed. Pensylvannia, USA: Project Management Institute, 2017.

VARGAS, Ricardo Viana. Manual Prático do Plano de Projeto. 5. Ed. Brasport,2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (426.6 Kb)   docx (833.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com