TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Gestão de Pessoal

Artigo: Fundamentos de Gestão de Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Artigo  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão de Pessoas

As pessoas estão engajadas em um contínuo e interativo processo de atrair uns aos outros. Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. O tipo de recrutamento utilizado será o Recrutamento Externo. Segundo (CHIAVENATO, 2000, p.212) “O recrutamento externo

funciona com candidatos vindos de fora. Havendo uma vaga, a organização procura preenchê-la com pessoas estranhas, ou seja, com candidatos externos atraídos pelas técnicas de recrutamento”. Essa forma de recrutamento permite que as pessoas com perfil desejado ao cargo sejam atraídas para a empresa, sendo assim obtêm melhor desempenho e eficiência. A técnica de recrutamento utilizada será anúncios em jornais de circulação local.

O processo de seleção é conduzido por normas e procedimentos criados para a atração de pessoas e deve estar ligado às necessidades e à cultura de cada empresa. A técnica de seleção aplicada para o referido será a Entrevista de seleção. A entrevista é a técnica mais utilizada na seleção, fato justificável por esta ser aplicável a qualquer função. A entrevista é um procedimento de análise do candidato para a função tendo por base as perguntas e respostas orais do entrevistador e do entrevistado, respectivamente, tratando-se assim de um processo de comunicação entre duas (ou mais) pessoas. A sua duração é habitualmente de 1 hora exceto nos casos em que a função é de menos complexidade. O objetivo da entrevista visa dar informações ao candidato acerca do cargo. O tipo de entrevista aplicado será a Entrevista padronizada apenas nas perguntas, pois este modelo estabelece que a entrevista deva ser realizada com as perguntas previamente elaboradas. No processo de pré-elaboração, deve-se proporcionar a emissão de respostas abertas, ou seja, respostas livres e espontâneas por parte dos candidatos. A entrevista consiste em cinco fases que são a preparação da entrevista, o ambiente ou local da entrevista, o processamento da entrevista e por último o encerramento e a avaliação do candidato.

O contrato de trabalho é bilateral, firmado entre empregado e empregador, em que o primeiro manifesta a vontade de oferecer suas habilidades enquanto o segundo manifesta o interesse em contar com o trabalho oferecido (COSTA, 2007). O candidato selecionado para o cargo terá um contrato de trabalho com vínculo empregatício por prazo indeterminado. O tipo de contrato é o típico que é a forma comum presumível em todos os contratos de trabalho, porém existe o contrato de experiência que possui prazo determinado de 90 dias. Após assinatura do contrato de trabalho, o novo colaborador da empresa passará pelo processo de integração.

O processo de Integração se dará através do Treinamento, que podemos definir como as atividades que a empresa realiza com o objetivo de ensinar o funcionário no desempenho de suas atividades. Um treinamento inicial adequado necessita contextualizar o novo colaborador com a cultura organizacional, a forma de gestão da empresa, as especificidades do contrato de trabalho (direitos, deveres, aspectos reguladores) entre outros. Programas de Integração bem estruturados e conduzidos de forma correta auxiliam no estabelecimento do vínculo entre o funcionário e a organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com