TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Marketing

Por:   •  11/11/2019  •  Resenha  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

GÉSSICA SANTANA SANTOS

TRABALHO DA DISCIPLINA AVA 2
FUNDAMENTOS DE MARKETING

ILHÉUS
2019

RESUMO: RELEVÂNCIA DO ENDOMARKETING NO CRESCIMENTO DAS EMPRESAS

Nascido em meados dos anos 80, o endomarketing foi criado com a finalidade de revolucionar o quadro de funcionários através do Marketing Interno, é uma estratégia voltada para os colaboradores , com o objetivo de melhorar a visão interna da empresa , utilizando algumas ferramentas do Marketing Tradicional com intuito de motivar a equipe e assim modificar a cultura interna da empresa. Muito comparada com a comunicação interna, a diferença está nas ações de engajamento e incentivo, pois a comunicação interna está voltada para a informação e a forma de comunicar-se.

O Marketing é uma ferramenta indispensável no desenvolvimento da empresa, através dele conseguimos conquistar inúmeros clientes e com bastante esforço se alcança a tão desejada satisfação dos consumidores, se o marketing externo trás tantos resultados positivos para empresa porque não ampliar isso começando de dentro para fora e ainda conseguir funcionários mais engajados no serviço? Porque não conquistar primeiramente o público interno? Porque não conquistar seus colaboradores e faze-los trabalharem mais satisfeitos e confiantes com o produto/serviço que eles estão oferecendo a seus clientes?

A Fiat, Toyota, brandili, wiseup e Citibank são referências de empresas que adotaram esse processo e alcançaram o sucesso de suas organizações. Hábitos como ouvir sugestões de todas as áreas independentemente do nível hierárquico, destacar o desempenho dos colaboradores anunciando suas conquistas, oferecer recompensas por atingir suas metas, foram atitudes que colaboraram para modificar o ambiente e tornaram as tarefas diárias mais prazerosas, e isso influenciou bastante no rendimento dessas empresas que cresceram significativamente no mercado. Atualmente vários gestores de diferentes tipos de empresas começaram a compreender melhor o Endomarketing e perceberam o quanto sua utilização é eficaz para alcançar resultados e de enorme potencial no desempenho das pessoas.

Porém como toda e qualquer mudança dentro das organizações tem seus obstáculos o Endomarketing também encontra seus desafios, nada que lhe impeça de acontecer mas que contribuem bastante para o seu desenvolvimento, por exemplo o endomarketing necessita da ampliação de seu espaço nas importantes cúpulas das organizações e também nas discussões para definições de estratégias, outro grande desafio é aplicar as abordagens inovadoras aos olhos do publico interno, apresentar novos paradigmas para apresentar o desenvolvimento das pessoas com ideias a nível estratégico e saber lidar com as novas tecnologias é um passo decisivo para enfrentar esse desafio. Esses são alguns dos muitos desafios que são encontrados no trajeto, mas já sabemos que são desafios que valem a pena ser enfrentados, como foi citado anteriormente o Endomarketing é um processo e todo processo tem suas fases, cada uma de grande importância para alcançar seus resultados. É comprovado através de pesquisas que o sucesso da empresa está ligado aos colaboradores, na maioria das empresas são eles que lidam diretamente com a necessidade dos consumidores, então quando se tem funcionários apaixonados pelo que fazem e também consumidores dos produtos/serviços que oferecem, a certeza de êxito no atendimento e na oferta será certa, levando a empresa a um outro patamar .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (91.1 Kb)   docx (224.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com