TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DE CONHECIMENTO ETAPA 2

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

ENTREVISTA COM LÍDERES DE ORGANIZAÇÕES

PERGUNTAS:

A) Os que eles entendem por Gestão do Conhecimento e como a aplicam no dia a dia das organizações em que atuam?

B) Quais condições que favorecem a Criação do Conhecimento na empresa? Citar 5 condições.

C) Quais as barreiras do Conhecimento?

ENTREVISTADO Nº 1

NOME: FELIPE SOARES DE ALMEIDA

EMPRESA: FLUKE ENGENHARIA

FUNÇÃO: LÍDER DE PROCESSO DE PROGRAMAÇÃO DE MATERIAIS

RESPOSTAS:

A) É a gestão das atividades e processos que promovem o conhecimento para o aumento da competitividade por meio do melhor uso e da criação de fontes de conhecimentos individuais e coletivos. É aplicada através de troca de idéias, conhecimetnos e informações através de reuniões, palestras e treinamentos como ensinamento de alguma técnica ou resolução de dúvidas.

.

B) Os colaboradores são incentivados a assumir novos desafios como fonte de experiência e evolução pessoal e profissional; o conhecimento é registrado através de documentos; os colaboradores estão atentos ao conhecimento com os objetivos da empresa; os colaboradores são estimulados a criar novos conhecimentos através de discussões e a organização está sempre atenta ao que se passa no ambiente externo. Na organização a qual trabalho é criado um espaço para compartilhamento de conhecimento entre os colaboradores através de reuniões, treinamentos, palestras, apresentações e discussões para explorar a racionalidade e a intuição nos processos criativos de cada colaborador.

C) Medo de perder a estabilidade da companhia/posição de mercado, as pessoas podem interpretar que a informação técnica é o que as tornam únicas, compartilhar a informação significa a perda do seu posto de trabalho. Esse sentimento pode gerar também uma barreira relativa à perda da estabilidade no mercado; falta de capacidade de absorção da informação, pois as pessoas não reconhecem o valor do novo conhecimento.

ENTREVISTADO Nº 2

NOME: LEVI DE SOUZA ROCHA

EMPRESA: BRASDRIL

FUNÇÃO: LÍDER DE PROCESSO DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS

RESPOSTAS:

A) Responsável em alavancar, multiplicar e gerar riquezas a partir do capital intelectual dos funcionários e do conhecimento das organizações. Gestão da coordenação, processos e estrutura de uma organização, com o objetivo de agregar valor, por meio da reutilização do conhecimento, da inovação e da capacitação constante dos colaboradores.

B) Os colaboradores são avaliados a considerar seus insights e percepções em suas atividades; a empresa contempla no ambiente interno a diversidade de recursos tecnológicos, físicos e humanos encontrados; cada pessoa recebe a quantidade de informação necessária para que tenha os resultados esperados no exercício de sua função; criação de mapeamento detalhado como manuais e instrução de trabalho para que todo processo seja divulgado e consultado por cada colaborador. A organização deve promover grupos de estudo e promover o compartilhamento das informações e do conhecimento empresarial. São essenciais às empresas que buscam tornar seu processo produtivo excelente e inovador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com