TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DO CONHECIMENTO

Por:   •  17/9/2017  •  Resenha  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão do Conhecimento

Curso: Administração de Empresas

Unidade de Ensino: Belo Horizonte – Unidade 1.

NOME

THAMIRIS RODRIGUES FERREIRA

RA

3226040686

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão do Conhecimento

Curso: Administração de Empresas

Unidade de Ensino: Belo Horizonte – Unidade 1.

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Gestão do Conhecimento, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor Valéria Sanchez Moreno.

Anhanguera Educacional

2015

RELATÓRIO: Casas Soberba

Introdução

O presente relatório tem o propósito de promover um novo conceito de Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial para a Casas Soberba como contribuição a melhoria contínua e sua perpetuação no mercado.

Considerando o tempo de existência da empresa e sua tradição, propõe-se um modelo baseado em suas raízes de conduta e sua filosofia institucional, porém em um ambiente inovador, tecnológico e de valorização intelectual por meio de implementação de teorias metodológicas existentes.

Objetivos

Apresentar soluções de inovação que favoreça o desenvolvimento institucional e promova vantagem competitiva para a Casas Soberba.

Procedimentos

- Promover conhecimento em todos os níveis organizacionais da Casas Soberba.

- Valorização intelectual dos colaboradores da Casas Soberba.

- Criar novos ambientes de interação por meio de ferramentas metodológicas.

Desenvolvimento

Conversão de Conhecimento proposto por Nonaka e Takeuchi (1997):

Socialização (tácito para tácito): Compartilhamento de experiências, observação, imitação e prática, a linguagem não tem papel de destaque, importante a inserção do individuo no grupo e na cultura organizacional;

Externalização (tácito para explícito): Uso de analogias, metáforas, modelos, conceitos, ou hipóteses (modelos mentais subjacentes), utilização dos tipos de mídia, é colocado na interação, no diálogo e na reflexão coletiva, uso da indução e da dedução, chave para a criação do conhecimento;

Combinação (explícito para explícito): Uso de analogias, metáforas, modelos, conceitos, ou hipóteses (modelos mentais subjacentes), utilização dos tipos de mídia, é colocado na interação, no diálogo e na reflexão coletiva, uso da indução e da dedução, chave para a criação do conhecimento;

Internalização (explícito para tácito): Introjeção do conhecimento explícito (incorporação ao tácito), transformação em novos modelos mentais, know-how técnico compartilhado, o conhecimento e utilizado e internalizado. Caso o ciclo não for completado, significa que o conhecimento não estava sendo útil no momento, ou seja, não houve internalização.

Conversão de Conhecimento proposto por Nonaka e Takeuchi aplicado para a Casas Soberba:

Socialização: Promover conhecimento e valorização intelectual por meio de práticas de socialização entre os gestores e colaboradores, tais como: atividades, treinamentos, brainstorms", em todos os níveis hierárquicos da organização. Os gestores devem criar uma cultura de compartilhamento de experiências, encorajar mudanças e assumir riscos.

Externalização: Desenvolver relatórios e indicadores de desempenho e procedimentos de todos os setores da organização, bem como realizar revisões contínuas.

Combinação: Compartilhar conhecimento por meio de reuniões, email-s, tecnologias de relacionamento entre clientes internos e externos.

Internalização: Aplicar e gerenciar os procedimentos por meio de normas e manuais internos, medir e monitorar por meio de relatórios.

 

Criação de Novos Ambientes:

A fim de se obter vantagem competitiva, é preciso que a Casas Soberba transforme os modelos tradicionais de relacionamento com o cliente e um modelo compartilhado. Neste sentido, é necessário implementar novas tecnologias compartilhadas de interação simultânea com clientes e fornecedores, tal como plataforma corporativa com portais diferenciados para funcionários e fornecedores disponibilizando serviços de chat, videoconferência, emails, manuais, planilhas, relatórios, etc. E um portal para clientes realizarem compras, suporte pós-venda, promoções, lançamento de novos produtos, informações técnicas etc.

Recomendação de Mudanças:

Nome do Estabelecimento: Casas Soberana

Missão: Garantir a satisfação de nossos clientes por meio de produtos de qualidade e soluções inovadoras.

Visão: Ser reconhecida como a melhor empresa de varejo em mercado nacional com soluções sustentáveis e inovadoras.

Sabemos que o nome da empresa pode influenciar de modo positivo ou negativo, podendo ser caracterizado á sua imagem, em vista disso foi sugerida a troca do nome da empresa visto que o significado de “soberba” pode ser entendido de maneira negativa por clientes e fornecedores, denotando desconfiança e insegurança. A missão e a visão foram inspiradas em um novo conceito de gestão focada na satisfação do cliente transmitindo uma visão sustentável e de excelência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (181.3 Kb)   docx (169.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com