TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE CARREIRA: FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E A MOTIVAÇÃO DO EMPREGADO

Por:   •  11/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.880 Palavras (20 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 20

GESTÃO DE CARREIRA: FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E A MOTIVAÇÃO DO EMPREGADO

Juliel Gomes de Souza [1]

Marizeth Antunes Barros[2]

RESUMO

Nos últimos anos, o meio corporativo vem passando por grandes transformações, transformações estas que se refletem de sobremodo dentro das organizações, especialmente no que diz respeito à busca e aplicação de métodos modernos de gestão de pessoas e de carreiras. O homem passa a ter mais visibilidade nesse novo cenário empresarial, exigindo-se das organizações uma nova postura quantos aos métodos de gestão de pessoas, direcionando as atenções para o diferencial competitivo, focado na preocupação de ganhar, consolidar e manter o seu capital humano. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo analisar a gestão de carreira como ferramenta para o desenvolvimento organizacional, bem como a sua influência na motivação dos empregados. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que teve como foco artigos acadêmicos, dissertações, teses e livros relacionados ao tema. A maior parte da pesquisa foi realizada no Google Acadêmico, sendo utilizada também a base de dados Scielo. Após a pesquisa, observou-se que o foco da gestão de carreiras reside na orientação para o desenvolvimento de competências e novos conhecimentos, consideradas fontes primordiais para a conquista da vantagem competitiva, sendo que os recursos raros, valiosos e de difícil imitação oferecem levam a esta vantagem competitiva à organização.

Palavras-chave: Gestão de carreiras. Recursos humanos. Estratégias de gestão.

ABSTRACT

In recent years, the corporate environment has been undergoing major transformations, which are reflected moreover within organizations, especially with regard to the search and application of modern methods of people management and careers. The man starts to have more visibility in this new business scenario, demanding from organizations a new attitude as to the methods of people management, directing attention to the competitive differential, focused on the concern to win, consolidate and maintain their human capital. In this context, this paper aims to analyze career management as a tool for organizational development, as well as its influence on employee motivation. It is an integrative review of the literature that focused on academic articles, dissertations, theses and books related to the topic. Most of the research was done in Google Scholar, and the Scielo database was also used. After the research, it was observed that the focus of career management lies in the orientation towards the development of skills and new knowledge, considered primary sources for the achievement of competitive advantage, and rare, valuable and difficult resources imitate lead to this competitive advantage to the organization.

Key words: Management of careers. Human Resources. Management strategies.

  1. INTRODUÇÃO

As empresas são os principais contribuintes para a saúde financeira da economia mundial, muitas vezes são frágeis e suscetíveis ao fracasso, devido à existência de uma má administração, particularmente a má gestão financeira. A dinâmica das empresas em um mundo globalizado e em constante mudança exige a definição de políticas de gestão de recursos humanos que estejam alinhadas com as novas demandas para manter a capacidade competitiva em termos de eficiência e eficácia. É fato que o recurso humano é muito mais que um instrumento e sua administração deve considerar que é necessário tornar realidade aquele velho ditado de que o recurso humano é o capital mais importante de uma empresa, que possui habilidades e características que geram movimento e ação a toda organização.

A concepção de gestão de carreiras tem passado por muitas reflexões e estudos recentes e, em se tratando de instituições da sociedade civil que atuam junto à políticas sociais setoriais, tem-se observado e apreendido que, cada vez mais há a necessidade de serem gerenciadas de forma técnica e profissional, com ênfase na participação de todos os envolvidos no âmbito institucional (CHIAVENATO, 2008).

O talento humano, então, é o recurso mais importante para o funcionamento de qualquer organização. Se o elemento humano está disposto a fornecer o seu esforço, a organização irá evoluir, caso contrário ela irá estagnar (MARRAS, 2011).

Essa competitividade que caracteriza a economia globalizada fomenta a fuga de talentos humanos qualificados nas organizações que não projetam uma verdadeira gestão dos mesmos. O antigo critério de fidelidade à empresa mudou, o trabalhador qualificado procura acima de tudo a sua própria realização, a sua felicidade e quando uma pessoa é feliz, não só beneficia a si mesma, mas este estado é altamente contagioso e beneficia a saúde de todos. Entramos em um estado de fluidez e tudo custa menos (GIL, 2012).

Nesse contexto, este trabalho visa analisar a gestão de carreira como ferramenta para o desenvolvimento organizacional, bem como a sua influência na motivação dos empregados. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que teve como foco artigos acadêmicos, dissertações, teses e livros relacionados ao tema. A maior parte da pesquisa foi realizada no Google Acadêmico, sendo utilizada também a base de dados Scielo.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE CARREIRAS

A evolução pela qual tem passado a sociedade nos últimos 200 anos é algo notório. São mudanças evidentes em várias áreas do conhecimento. Nas organizações essas mudanças também se fazem presentes e a necessidade de se sobressair sobre elas é um dilema enfrentado pelos gestores, no intuito de se tornar mais competitivo em um mercado onde pequenos diferenciais tornam-se a moeda que agrega valor ao negócio. Um dos setores da empresa que grandes mudanças sofreu foi a área de gestão de pessoas, pois tem se tornado cada vez mais evidente que pessoas podem ser consideradas como grande diferencial competitivo (MAGALHÃES, 1997).

A evolução histórica da administração de recursos humanos, segundo Pearson Education do Brasil (2010, p. 4), não pode ser dividida em etapas claramente definidas. As mudanças foram ocorrendo naturalmente, como um modo de pensar sendo substituído pouco a pouco por outro, ou mesmo com vários modos de pensar simultâneos, coexistindo em vários pontos do planeta ou ainda em diferentes pontos do mesmo país.

Ao longo da evolução da ciência da Administração, algumas teorias se preocuparam em estudar as pessoas, no que tange à suas necessidades, comportamentos e contribuições para o melhor desempenho das organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)   pdf (206.3 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com