TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS E A VALORIZAÇÃO DO HOMEM NA ORGANIZAÇÃO

Por:   •  29/7/2015  •  Monografia  •  6.921 Palavras (28 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 28

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA BAHIA - FIB

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

GESTÃO EMPRESARIAL, MARKETING E GESTÃO DE PESSOAS

GESTÃO DE PESSOAS E A VALORIZAÇÃO DO HOMEM NA ORGANIZAÇÃO

DEISE MARINHO DO AMARAL LIMA

SALVADOR

2008

DEISE MARINHO DO AMARAL LIMA

GESTÃO DE PESSOAS E A VALORIZAÇÃO DO HOMEM NA ORGANIZAÇÃO

Monografia apresentada ao Centro Universitário da Bahia - FIB para obtenção do título de Especialista em Gestão Empresarial, Marketing e Gestão de Pessoas. Orientadora: Maria Leny Souza Oliveira.

SALVADOR

2008

Aos meus pais Rogério e Marilúcia que de maneira especial conduziram meus passos, me dando forças e inspiração para conquistar os meus sonhos, e ao meu marido Maxuell pela cumplicidade, carinho e dedicação constantes.

AGRADECIMENTOS

Antes de tudo louvo a Deus por mais essa benção que Ele me concede, a concretização de mais um sonho, pelo fato de crer que “Tudo posso naquele que me fortalece”. (Filipenses 4:13)

Como agradecer não é uma tarefa fácil, para não correr o risco da injustiça, agradeço de antemão a todos que de alguma forma passaram pela minha vida e contribuíram para a construção de quem sou hoje.

E agradeço, particularmente, a algumas pessoas pela contribuição direta na construção deste trabalho:

Às professoras Maria Lene, pela orientação e dedicação.

À amiga Antônia Souza, pelo incentivo, força, amizade, carinho que partilhamos durante nosso caminhar, e pela lição de vida que ela representa para mim.

Aos  amigos e professores do Centro Universitário da Bahia - FIB, pelo convívio e troca de experiências ao longo desse curso.

Às pessoas que sobremaneira me auxiliam acadêmica, profissional e afetivamente, minha mãe Marilúcia, meu pai Rogério, meu irmão Rogério Jr e meu marido Maxuell!

SUMÁRIO

RESUMO........................................................................................................................        06        

INTRODUÇÃO...............................................................................................................        07        

1 – O PROCESSO EVOLUTIVO DAS ORGANIZAÇÕES........................................        09

CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO...................................................................................        13        

2. O INDIVÍDUO...........................................................................................................        16

3.  O GESTOR DE PESSOAS E A VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO................        20

CONSIRERAÇÕES FINAIS...........................................................................................        24

REFERÊNCIAS...............................................................................................................        26                

RESUMO

Estudo bibliográfico, que surgiu baseada na percepção de que a valorização do homem na organização é uma difícil prática, pois os gestores estão preocupados excessivamente com a produtividade, esquecendo dos fatores que compõe o processo produtivo. Os funcionários muitas vezes são vistos como máquinas, desprovidos de sentimentos, anseios e desejos, essa visão se deve a falta de conhecimentos de alguns gestores acerca dos seus colaboradores, visto que cada ser humano é dotado de diversas características culturais, sociais e econômicas, que precisam ser valorizadas e aproveitadas visando a otimização do seu desempenho e a sua realização pessoal. O objetivo desse trabalho é fazer um levantamento dos aspectos fundamentais ligados às relações humanas dentro da organização, enfocando a evolução das relações organizacionais, a complexidade do homem e buscando compreender a importância da valorização do homem na organização, demonstrando que uma organização é constituída antes de tudo por pessoas, e para que gerem lucro e produzam é essencial perceber que o ser humano é o valor prioritário da instituição e por isso necessitam ser valorizados continuamente. Proporcionando assim uma melhor compreensão das necessidades humanas, de maneira a estabelecer os mecanismos que tornarão viáveis uma visão humanizada da gestão nas empresas contemporâneas Mostrando a importância do Gestor de Pessoas no desenvolvimento desse processo, com a busca do aperfeiçoamento das relações humanas na organização, fazendo com que os investimentos nos colaboradores sejam revertidos em benefícios para a organização.

Palavras Chaves: Gestão de Pessoas, Indivíduo, Valorização do Homem.

                                                                                        

INTRODUÇÃO

Este trabalho monográfico foi idealizado e produzido a partir de pesquisa na área de Gestão de Pessoas, dadas às amplas necessidades de as empresas estarem se moldando para o alcance da eficiência e eficácia.

O tema a ser desenvolvido refere-se ao Gestor de Pessoas e a Valorização do Homem na Organização, destacando a importância da valorização do ser humano na organização e o importante papel  do Gestor de Pessoas como um agente capaz de conduzir uma busca na excelência das relações interpessoais, pois toda organização necessita de um líder que se concentre nas necessidades das pessoas enquanto seres sociais para que assim possam atingir os objetivos desta.

O objetivo da pesquisa são as relações humanas nas organizações, dando enfoque as diferentes características do homem social. Dentro deste contexto a pesquisa se baseou na necessidade de descobrir porque a valorização do homem na organização é uma prática tão escassa?  De modo a mostrar que essa valorização é de extrema importância para a realização do indivíduo na organização, pois irá propiciar um clima organizacional de entendimento, compreensão e confiança, melhorando assim, as relações sociais dentro das instituições, mostrando também a importância do gestor de pessoas na intermediação desse processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.8 Kb)   pdf (255.3 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com