TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PROJETO EDUCATIVO

Por:   •  7/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.642 Palavras (7 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 7

uniderp

Sistema de Ensino A DISTÂNCIA

pedagogia

[pic 1][pic 2]

Cidade

2020

Cidade

2020

Cidade

SIDROLÂNDIA

2022

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

INTRODUÇÃO

Neste projeto estudamos como incluir a arte como disciplina nos currículos escolares de acordo com as leis e diretrizes da educação básica. Compreender o papel do professor como professor de arte na educação infantil e no ensino fundamental.

Ao fazê-lo, a saber, que na década de 1970, a partir da nova lei de educação geral, lei 5692-71, a arte traspassou a figurar na legislação como parte de um conjunto de atividades educacionais obrigatórias, juntamente com a educação física, a educação moral e cívica e saúde, programas, sob o nome de "Educação Artística". (Brasil, 1971). Isso aconteceu nas décadas de 1970 e 1980 e no início dos anos 1990. Com a nova LDBEN, implantada pela lei 939496, foi abolida a denominação arte-educação. Pela primeira vez, a legislação tratou a ART como componente curricular e não mais como atividade complementar.

A partir desse momento, o ensino da ilustração tornou-se obrigatório nos vários níveis do ensino básico. (IBIRAPITÁ, 1996).

OBJETIVOS

Objetivo geral

Estimula o interesse pela preservação do meio ambiente e pela importância de cada estação do ano na manutenção do ciclo natural da vida, por meio de diversas atividades projetuais que desenvolvem e estimulam o tato, a coordenação motora e a fala. Apresentar a importância da flora em relação aos alimentos.

Objetivos específicos

• Estimular a curiosidade sobre a natureza, mostrar como ocorrem as mudanças nas estações do ano.

• Estimular a reciclagem de elementos como uma das formas para proteger o meio ambiente da degradação.

• Apresentar atividades que proporcionem conhecer vários aromas e texturas.

PROBLEMATIZAÇÃO

O cenário educacional atual, especialmente evidenciado por avaliações externas como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA), apresenta resultados alarmantes no ensino e aprendizagem de artes. Tudo isso evidencia a necessidade de mudança e, sobretudo, que encontremos formas de fazer com que os alunos aprendam.

Assim, nessa busca pela melhoria e qualidade do ensino e pelo comprometimento dos alunos na busca por informações, nasce a busca por recursos. Teorias, métodos que podem contribuir para a melhoria e qualidade do ensino. Assim, pode-se concluir que a utilização de projetos multidisciplinares aliados a uma metodologia ativa de projetos colabora com o aprendizado dos alunos e os motiva na aquisição de conhecimento.

No entanto, sabemos que apesar da importância desta metodologia de ensino, existem muitas dificuldades na sua implementação.

REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo Fusari e Ferraz (2001), representação é sinônimo de expressão por meio da arte, que permite redirecionar e ressignificar situações cotidianas de forma menos estrangeira, mais crítica e sensível. A arte funciona, assim, como educadora da mente pensante, permitindo a todo cidadão que tenha acesso ou pratique os meios da arte observar e analisar profundamente fatos grupais e individuais, mostrando o quão significativo cada um deve caber na sociedade.

A arte, no entanto, inclui tipos de segmentos: artes visuais, dança, música e teatro. (BRASIL1997) Nesses quatro campos, são inúmeros os conteúdos que permitem ao aluno expressar-se, comunicar-se, desenvolver-se através dos resultados alcançados nos estudos. Segundo Barbosa, isso permite “a ideia de que a finalidade principal da arte é a educação, que a criança expressa seus sentimentos, e que a Arte não é ensinada, mas expressa”. (BARBOSA, 1979, p. 6) A educação infantil e a escola primária utilizam uma educação artística imaginativa, envolvente e inspiradora, que visa promover a criatividade e a capacidade de criar e inventar das crianças.

De acordo com os parâmetros do currículo nacional. Nesse sentido, embora seja necessário entender os processos e desenvolvimentos, eles são mais importantes do que o resultado final. O ensino de arte contribui para a esfera social no sentido de que a criança possa compreender o meio em que vive conhecimento cultural para aprender a viver ativamente em sociedade.

Os PCNs indicam a contribuição no âmbito social por meio do conhecimento da Arte de outras culturas. Segundo o documento, isso permite ao aluno compreender “a relatividade” dos valores que estão enraizados, nos seus modos de agir e pensar.

É neste sentido que o ensino o da Arte vem contribuir com as demais disciplinas, pois permite aos alunos absorver e dialogar, opinar e fazer com que suas ideias não se bastem somente em senso comum, mas pela frenética procura de dados, que constatem e afirmem a veracidade dos fatos.

Desta maneira, o professor que leciona Arte, mesmo não tendo formação específica, deve buscar conhecimentos que lhe dê suportes à sua prática educativa, devido á relevância desta disciplina para a vida dos alunos. Compete então ao professor responsável pelas aulas de Arte mediar e atrair à vontade pela busca e pela pesquisa, despertando a curiosidade, difundindo, novos elementos indagando e gerando dúvidas. Assim o papel do professor é de valorizar o repertório pessoal de imagens e gestos, “falas”, sons, personagens, para instigar para que os aprendizes persigam ideias, respeitando o ritmo de cada um no despertar, de suas imagens internas, são aspectos que não podem ser esquecidos pelos ensinastes de Arte. (GUERRA, 1998, p118).

Para isso o professor deve levar em conta os quatros seguimentos da Arte (Artes visuais, Dança, Música e Teatro), considerando que todos são de grande importância, e que com suas peculiaridades conseguem promover a expressão e a autonomia dos alunos. Além disso, é preciso considerar a faixa etária e o desenvolvimento do aluno.

Os PCNs indicam que no trabalho de Artes visuais devem se relacionar aos conteúdos e às experiências e a materiais, e técnicas e as formas visuais de diferentes momentos históricos. Precisam ser considerados diferentes tipos de visualidades como as tradicionais (pintura, escultura, o desenho etc.), e também as contemporâneas advindas dos avanços tecnológicos, como a fotografia e a televisão. Já a dança como seguimento de arte unifica o pensar, o sentir o movimento do corpo fazendo com que a criança situe se no espaço, note suas limitações e possibilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (121.6 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com