TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO EDUCATIVO

Por:   •  14/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Danila Massi da Silva RA: 198807

Adrielle Rodrigues  RA: 370786

 PROJETO MULTIDISCIPLINAR III: ALFABETIZAÇÃO

Corguinho-MS

2014

INTRODUÇÃO

A leitura, assim como a oralidade e a escrita se constituem em uma tecnologia da inteligência. Através da leitura navegamos por mares nunca visitados e a cada viagem constatamos que “navegar é preciso”. Nesta navegação vamos construindo uma teia de significantes e significados que delineiam eu um grande hipertexto, configurado pelas nossas sinopses. Um hipertexto que possibilita aprender a ler e reescrever o mundo, pelas imagens que permeiam os livros, jornais, gibis e as paginas da WEB.

Embora os alunos não saibam ler ou escrever convencionalmente, podem e devem ser colocados no papel de leitores. Portanto, propor atividades de leitura e escrita utilizando textos que os mesmos saibam de cor, significas propor situações de aprendizagens significativas.

O ato de ler é um hábito saudável e ter, um projeto de leitura definido é a demonstração de uma visão em longo prazo para o desenvolvimento dos nossos educandos e melhor o grau de entendimento e interpretação de toda sociedade. Nossa clientela ainda demonstra uma séria defasagem na leitura e interpretação da escrita.

É nessa perspectiva que iniciaremos nossas atividades de leitura e escrita na escola com um passo bem simples que é solicitar aos alunos, professores e todos os demais funcionários da escola, a doação de livros de história da literatura infantil, bem como gibis, revistas, pequenos livros de receitas, bulas, manuais de instruções entre outros.


TEMA: Projeto Alfabetização

PÚBLICO ALVO: Alunos do Ensino Fundamental

DESCRIÇÃO DA AÇÃO


Trata-se de um projeto que visa mobilizar para o ato da leitura, e durante o desenvolvimento do mesmo serão várias as ações que visam despertar em todos os envolvidos o gosto pela leitura e consequentemente a escrita.

 JUSTIFICATIVA

Visando uma melhor convivência em sala de aula e ressaltando a importância do trabalho coletivo no processo de construção do conhecimento, e produzir bons leitores que é o grande desafio da escola, visto que muitos dos nossos alunos chegam ao final do Ensino Fundamental sem o domínio dessa habilidade. Para concluir, mostrando a importância deste projeto, concordamos com Herkenhoff quando diz “não podemos ter, uma escola desligada de seu compromisso social, omissa em face de seu papel de transformação da realidade”, e é este o nosso compromisso, enquanto educadores. Vamos fazer a nossa parte neste processo de construção, tão importante.



OBJETIVOS


Objetivo Geral (habilidade): 

Conscientizar as crianças a aprendizagem da leitura e escrita. Oportunizar momento de interação onde os alunos possam partilhar da hora da leitura na escola, com educadores, pois a leitura deve ser introduzida desde cedo na vida de nossas crianças construindo assim uma ponte entre o saber e o conhecer, e a reciprocidade pelo gosto de ler escrever. 

Objetivos específicos (competências): 

Adotar autoconhecimento, relacionamento interpessoal, criatividade e trabalhar a leitura e escrita;

Criar situações que despertem o prazer de ler;

Desenvolver o hábito pela leitura e escrita, familiarizando-as com os gêneros textuais;
Proporcionar a ampliação do vocabulário e o aperfeiçoamento da linguagem oral;
Incentivar o gosto pela leitura e posteriormente à escrita;

Desenvolver a expressão oral e corporal, através do lúdico;
Conhecer alguns personagens de histórias;

Conhecer autores, escritores da nossa literatura e também compositores;

METODOLOGIA

O desafio da melhoria de qualidade de educação do Ensino Fundamental as ações concebendo as funções entre o educar e cuidar. O Projeto Educativo deve ter um sentido significativo na vida daqueles que estão sob nossa responsabilidade a ser sobre tudo prazerosa para todos e onde possa desenvolver suas potencialidades e curiosidades.

A partir desse projeto estamos envolvendo as crianças no mundo da leitura e contos de histórias e as atividades propostas devem basear-se em uma organização de espaços e na oferta de materiais de forma a possibilitar a iniciativa, a ação independente e a imaginação das crianças.


Nossa partida se dará através de conversa informal com as crianças sobre a importância da leitura para nossa vida, e levando até elas nas suas próprias salas de aula, em horários específicos; diversos tipos de livros, gibis, revistas, receitas, manuais de instruções, folders, panfletos de lojas, supermercados e jornais, possibilitando aos alunos o manuseio livremente dos mesmos.
Exploraremos este material desenvolvendo atividades de forma dinâmica e lúdica, proporcionando aos educandos momentos de interação, instrução e informação, despertando-nos mesmos o gosto e o prazer pela leitura e escrita.
O projeto deve buscar alcançar alguns dos vários propósitos sociais da leitura.


ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com