TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.731 Palavras (7 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – GESTÃO DO CONHECIMENTO.

Fernando Ribeiro dos Santos RA: 1299101774

MARABÁ/PA

2014


FERNANDO RIBEIRO DOS SANTOS RA: 1299101774

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – GESTÃO DO CONHECIMENTO.

Atividade prática supervisionada (ATPS) apresentada no Curso de Recursos Humanos da UNIVERSIDADE ANHANGUERA Centro de Educação à distância, com requisito para obtenção de nota.

MARABÁ/PA

2014


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. CONCEITO DE GESTÃO DE CONHECIMENTO        

3. GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FERRAMENTA DE ESTRATEGIA ORGANIZACIONAL.        

3.1 CIRQUE DU SOLEIL. EXEMPLO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO.        

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


1. INTRODUÇÃO

A Gestão do Conhecimento proporciona às organizações uma nova visão e enfoque de uso dos seus recursos intangíveis e alerta para a questão da efetividade empresarial focadas nas estratégias organizacionais. E além do processamento de informações objetivas, consistindo em acessar ideias, intuições, descobertas ou visões e torná-las organizadas, de modo que sejam incorporadas por novas gerações de estudantes, grupos de trabalho ou comunidades sociais.

Nas últimas três décadas, as organizações brasileiras, tanto privadas como públicas, de forma crescente passaram a se conscientizar da importância da revisão dos seus modelos de gestão: no caso das empresas privadas, a motivação era a sua sobrevivência e competitividade no mercado; no caso das empresas públicas, tal motivação era a sua capacidade de cumprir sua missão, ou seja, atender com qualidade a prestação de serviços de interesse da sociedade.

Visando assim favorecer a organização por meio de seu próprio conhecimento adquirido e desenvolvimento e a partir do conhecimento colhido no ambiente externo (experiência de concorrentes influencia culturais, inovações tecnológicas, etc.). Essa gestão se preocupa com as condições organizacionais, localização, geração e partilha do conhecimento, e das ferramentas a serem utilizadas na comunicação e organização de determinado conteúdo.


2. CONCEITO DE GESTÃO DE CONHECIMENTO

Gestão do Conhecimento significa agregar valor ao conhecimento, dados e informações disponíveis, incorporando esses elementos na cultura organizacional e no dia a dia dos colaboradores, criando um processo de melhoria contínua, capaz de imprimir a eficiência e qualidade buscadas pela organização.

Atualmente as empresas não são formadas unicamente por equipamentos e máquinas, mas sim por ferramentas de integração, que tem como alvo os colaboradores, que adquirem conhecimento ao longo do desempenho de suas funções e que podem agregar valor à organização e, portanto, precisam ser mantidos nela e transmitidos a mais colaboradores.

Portanto, gerir conhecimento é agregar valor ao capital imaterial que a empresa possui, é manter na organização o conhecimento adquirido com muito custo, com o esforço da organização e dos colaboradores nesse processo.

Essa ferramenta é fundamental para o bom desempenho das organizações e, especialmente, para sua sobrevivência no mercado cada vez mais competitivo e com a disputa acirrada pelos melhores colaboradores e pelos melhores nichos de mercado.

Nesse contexto, algumas questões se impõem e precisam ser esclarecidas para melhor compreensão deste fator.

Essas questões foram apresentadas a gestores e colaboradores da empresa estudada, cujas respostas seguem transcritas.

  1. Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

È importante que a empresa seja capaz de estimular a busca pelo novo, por novos conhecimentos e experiências, retirando a ideia dos especialistas, que não admitem ser questionados ou interpelados. É preciso que a empresa esta aberta a sugestões, que colaboram para a descoberta de novos meios de se fazer as coisas e que, geralmente, são mais rápidos e eficientes. As empresas também devem premiar boas iniciativas, estimulando os colaboradores a desenvolver métodos novos e mais eficientes de se fazer a s coisas.

  1. Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?

A comunicação é a ferramenta essencial para disseminação do conhecimento adquirido. Num empresa sem diálogo, é quase impossível que o conhecimento se espalhe. Assim, é imprescindível que os diversos setores da empresa “conversem” entre si, que falem a mesma língua no que tange aos métodos e procedimentos adotados pela empresa.

  1. Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?

Conforme já explicitado, se há comunicação, o conhecimento se dissemina. Assim, quando um colaborador se afasta da organização, o que ele descobriu e aplicou ao longo do seu tempo de serviço já é de domínio público dentro da empresa.

De acordo com NONAKA e TAKEUCHI (1997), a organização deve ser capaz de captar armazenar e transmitir o novo conhecimento organizacional criado a parti da transformação do conhecimento tácito (pessoal e informal) em conhecimento explícito (formal e sistemático).

Quatro modos de conversão do conhecimento – Modelo SECI.

  • Socialização: De conhecimento tácito em conhecimento tácito;

É o conhecimento de socialização, em que não é usada a linguagem, mas sim a observação, e em seguida da repetição, prática e imitação. É fundamentada a partir da experiência, observada, que dá criação ao conhecimento tácito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (237.3 Kb)   docx (56.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com