TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DO CONHECIMENTO: UMA APREDIZAGEM DISCIPLINAR PARA A VIDA

Por:   •  18/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Curso de Administração de Empresas

Disciplina: Gestão do Conhecimento

Profª.  Kadígia Faccin

Acadêmico: Jean Carlos dos Santos

Data: 26/11/2015

GESTÃO DO CONHECIMENTO: UMA APREDIZAGEM DISCIPLINAR PARA A VIDA.

        Assim como no início de cada semestre, sempre temos curiosidades e expectativas sobre como o desenvolvimento das atividades disciplinares e em Gestão do Conhecimento não foi diferente. Apesar de ter curiosidades sobre o que realmente seria essa tal de Gestão do Conhecimento, esperava que as aulas, assim como “as demais cadeiras”, fossem expositivas e também com atividades práticas em sala de aula e também com pesquisas na biblioteca e uma visita a uma organização que praticasse a Gestão do Conhecimento na íntegra.

        Inicialmente houve a apresentação padrão da turma e a professora Kadígia Faccin, que por sinal, demonstrou-nos muito conhecimento sobre o assunto proporcionando-me confiança mutua no conteúdo a ser apresentado, porém, durante o primeiro mês senti dificuldade em comparar teoria e prática, pois as leituras eram muito extensas.

        Com isso, praticamente toda a turma sentia a mesma dificuldade, mas nós não conversávamos a respeito das nossas dificuldades em aprender com o conteúdo. Sabiamente a professora solicitou-nos que realizássemos uma atividade baseada em um filme onde tivesse cinco senas que exemplificasse as quatro fases do processo SECI. Confesso que entendi de forma diferente, porém, logo após a entrega da tarefa houve uma apresentação em sala de aula, justamente sobre o tema proposto da tarefa, ao final da aula fui até a professora e lhe falei que aquela apresentação deveria ter ocorrida antes da entrega do trabalho e ela respondeu-me que a ideia era justamente essa... teríamos que ter dificuldades e dúvidas e procurar o devido esclarecimento.

        Não posso deixar de falar que, de certo modo, tivemos uma crise coletiva, onde não assumíamos que estávamos com dificuldades em compreender o conteúdo. Sabiamente a professora promoveu uma espécie de pesquisa de opinião informal onde coletivamente expressamos nossas opiniões e percepções sobre nossas dificuldades.

        Diante disso, logo na semana seguinte, fomos desafiados a promover fóruns sobre temas definidos pela professora sobre temas, até então, por nós desconhecidos. Essas atividades me surpreenderam proporcionando-me melhor entendimento sobre a disciplina, as apresentações estavam muito boas, desde as dos colegas, as dos profissionais, que com muita espontaneidade compartilharam suas experiências de maneira eficaz.

        Neste sentido, não poderia deixar de falar a respeito da dificuldade que meu grupo enfrentou, inicialmente tínhamos um profissional que foi conseguido por uma colega que participava do grupo, para o nosso sofrimento a colega desistiu de estudar e nos deixou “a ver navios”... ficamos aflitos... e agora?

Tive a iniciativa de conversar com a professora sobre a dificuldade do meu grupo e a mesma sugeriu um professor de outra instituição, tentamos contato mas, o mesmo não tina agenda disponível porém, indicou-nos outra pessoa que logo na primeira ligação se dispôs a nos ajudar – Claudia Prantz lhe somos muito gratos – nossa apresentação foi uma das melhores, sem falar que tínhamos todo o material teórico necessário para falar sobre Inteligência Competitiva e não nos dávamos conta, pois já havíamos cursado uma cadeira de Administração Estratégica em outro semestre. Sem dúvida Gestão estratégica levarei para minha vida profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com