TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO E ASPECTOS SOCIAIS

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.976 Palavras (8 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE UNOPAR DE CUIABÁ

GESTÃO DE PROGETOS

GESTÃO E ASPECTOS SOCIAIS.

        

         

                                     Dayane da Costa Cardoso

Anny Caroline Padilha de Lara                                                                  

CUIABÁ-MT

2018

FACULDADE UNOPAR DE CUIABÁ

GESTÃO DE PROGETOS

GESTÃO E ASPECTOS SOCIAIS.

        

Apresentação do trabalho baseado no  proposto pelo Professor tutor, na disciplina de gestão de progetos, no 1º semestre. faculdade unopar de Cuiabá.

        

CUIABÁ-MT

2018

TEMATICA INTERDICIPLINAR

GESTÃO E ASPECTOS SOCIAIS.

                                                       

Apresentação do trabalho baseado no, proposto pelo Professor tutor, na disciplina gestão e aspectos sociais, no 1º semestre, do curso de gestão de progetos da Faculdade unopar de Cuiabá.

Cuiabá_____de_______________de________.

BANCA EXAMINADORA

._______________________.

Professor:  

SUMÁRIO

 

1 INTRODUÇÃO ....................................................................................................... 3

2 MODELO DE GESTÃO .......................................................................................... 4

2.1 NOVO MODELO DE GESTÃO - gestão participativa.......................................... 4

3 GESTÃO DE PROJETOS ...................................................................................... 6

3.1 UMA UTILIZAÇÃO DA GESTÃO DE PROJETOS COMO MELHORIA .............. 6

4 EMPREENDEDORISMO ........................................................................................ 9

4.1 O EMPREENDEDORISMO ATUANDO NO NOVO MODELO DE GESTÃO ...... 5 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE........................................................................ 10

5.1 UMA AÇÃO SOCIAL DESENVOLVIDA POR MAX W EBER ............................ 10

6 LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA............................................................. 12 6.1 ASSÉDIO MORAL COLETIVO........................................................................... 12.1. 7 CONCLUSÃO .........................................................................................................14

8 REFERENCIAS...................................................................................................... 15

1 INTRODUÇÃO

Ao longo da historia da humanidade por volta da década de 70, aprendemos com essa teoria que não existe uma única forma de gestão adequada, mas sim múltiplas formas adequadas de se gerir. Também aprendemos que não há nada absoluto nos princípios de organização, tudo é relativo e depende do ambiente no qual a organização está inserida. Além das influências do ambiente, também observamos que a tecnologia determina a natureza da estrutura e do comportamento organizacional.

Essa dinamicidade exige aperfeiçoamento contínuo das organizações, e uma constante revisão dos objetivos, metas e estratégias. É a partir desse contexto, que se desenvolveu a Administração Estratégica, com maior ênfase a partir da década de 80. Trata -se de uma nova teoria da administração, na qual a estratégia e o planejamento estratégico passaram a ganhar destaque, principalmente visando orientar as organizações neste ambiente de turbulento e dinâmico.

O planejamento e a análise do negócio como um todo são ações essenciais a toda empresa que está entrando no mercado. É necessário conhecer o ambiente em que está inserido, saber de suas forças e fraquezas, e conhecer os concorrentes e os clientes. O trabalho proposto tem como principal objetivo uma situação -problema de uma empresa no ramo de embalagens a partir de materiais recicláveis, está passando por um momento delicado em seus processos de gestão e com a relação de seus funcionários. A empresa adota um modelo de trabalho pautado na produção em larga escala.

2. NOVO MODELO DE GESTÃO - GESTÃO PARTICIPATIVA

Na Gestão participativa Kanaane (1994, p.44) destaca:

As organizações necessitam adotar posturas mais flexíveis com relação às concepções sobre poder e influência, o que implica a adoção de estratégias compatíveis com o envolvimento e o engajamento dos colaboradores, possibilitando a valorização do potencial humano. A divisão rígida do trabalho cede lugar a equipes multifuncionais, nas quais cada colaborador está preparado para cumprir tarefas variadas, significando assim, o fim da era mecanicista e o início da era humana. É através da participação que os colaboradores envolvem -se com os objetivos e resultados das empresas e sentem-se parte integrante do processo estratégico e produtivo.

A Gestão Participativa tem como vantagem a participação eficaz dos colaboradores nos objetivos da empresa, gerando desta forma um clima propício ao desenvolvimento qualitativo no trabalho e o aumento da produtividade em suas funções.

Pode-se identificar o verdadeiro papel e a real importância da Gestão Participativa em uma organização. É através da participação que podemos notar e avaliar o desempenho da empresa como um todo e o aumento da produtividade dos colaboradores, uma vez que o sucesso do líder transparece -se sem que haja a necessidade de autoritarismo. A importância de trabalhar de forma participativa está muito bem citada por Gandin (1995): A gestão participativa pretende transformar as pessoas em parceiros, de modo que os mesmos participem efetivamente dos processos

decisórios como agentes modificadores e formadores de opinião.

Ela pressupõe envolvimento e busca incessante do consenso em torno de objetivos estipulados e compartilhados. O gestor deve ter a habilidade de envolver toda equipe , destacando a importância que todos têm nos processos da empresa.

3 GESTÃO DE PROJETOS

3.1 UMA UTILIZAÇÃO DA GESTÃO DE PROJETOS COMO MELHORIA

Ao planejar como realizar mudanças na organização, os gestores agora têm um novo desafio, pois deverá considerar o tempo, o custo e a s qualidades dos resultados que obterão ao final de cada mudança planejada, isto não é uma tarefa fácil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (161.1 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com