TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Por:   •  17/2/2018  •  Artigo  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Fichamento de Estudo de Caso

Walkíria Christine Conceição Ribeiro

Trabalho da disciplina Visão Estratégica no Gerenciamento de Pessoas

                                                 Tutor: Prof. Adriano José Garcia

Conselheiro Lafaiete, MG

2017

Estudo de Caso :

Visão Estratégica no Gerenciamento de Pessoas

Anne Riley: Dispensada

REFERÊNCIA: SUCHER, SANDRA J.; ANDREWS, PHILLIP. Anne Riley: Dispensada. Harvard Business School, Set. 2011.

O estudo de caso apresentado, relata a trajetória de Anne Riley desde a saída da faculdade.  Riley foi criada por sua mãe e desde cedo se destacara entre os demais. Ela foi a primeira pessoa da família a ingressar em uma faculdade e se formou em 2005 em uma universidade de alto nível, obtendo o diploma de Bacharel e Ciências em Contabilidade com foco em Finanças.

Ela trabalhou por três anos em um banco de investimentos bastante conceituado no contexto em que atuava na cidade de Nova Iorque. Riley tinha traçado como objetivo fazer um MBA e se dedicar a uma carreira em uma grande empresa de PE (Private Equity – Ou seja, trabalhando com ativos Privados).         

Após três anos trabalhando no banco de investimentos, Riley recebeu proposta para um cargo de analista na Storrow e após um desgastante processo de seleção, foi morar em Chicago, onde ficava a sede da grande empresa. A Storrow tinha 700 funcionários que trabalhavam em 12 países e as empresas no seu portfólio, empregavam mais 200.000 pessoas em todo o mundo. Antes de aceitar o trabalho na Storrow, Anne havia recebido várias outras propostas, mas escolheu a empresa devido a seu grande prestígio. Como analista no grupo de aquisição, Riley trabalhou nos investimentos de fabricação da empresa.

A equipe de analistas de 2008 da Storrow havia entrado no mesmo momento em que a economia global começou a implodir, a equipe pensou que a PE iria oferecer algum tipo de experiência de aprendizado, e acabou não sendo o esperado. Para Anne, o PE parecia ser o último setor dos serviços financeiros a ser afetado pelo mau momento.

Porém, a crise afetou também a Storrow e muitas demissões precisaram acontecer. Anne se preocupava em como se recuperaria caso a Storrow a dispensasse; um cargo de grande status não era fácil de substituir; mesmo que fosse, as empresas de PE haviam parado de contratar.

De surpresa, um dia ao final da tarde, Anne foi chamada ao escritório do seu chefe e ao entrar, logo percebeu que também seria demitida. Ele explicou que a empresa vinha sendo pressionada a cortar custos para reduzir taxas de administração. Para atingir este objetivo afetando o mínimo possível, disse que a empresa decidiu fazer os cortes principalmente no nível júnior, mesmo que isso pudesse afetar futuros recrutamentos. Ele garantiu a ela que a decisão não foi baseada em habilidade ou mérito, mas no fato que os analistas no nível de Riley estavam há apenas cinco meses na empresa e ainda tinham que desenvolver suas habilidades. O chefe de grupo de Riley deixou claro que ela podia usar o escritório até 31 de dezembro e que podia usar os recursos da Storrow para encontrar um novo emprego. Ele garantiu a ela que seu salário e benefícios de saúde permaneceriam até 31 de janeiro e ela também receberia o bônus prometido, com base em seus cinco meses de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (145 Kb)   docx (47.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com