TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Por:   •  28/10/2018  •  Seminário  •  2.279 Palavras (10 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

APS – 2º SEMESTRE

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

ARTUR PRADELLI          RA: 21096031

ADRIANO FUKUMOTO  RA: 20764065

CAIO PAVLIDIS                RA: 20511256

NAYARA RIBEIRO           RA: 21132225

Escolhemos para este trabalho as empresas Unilever e Google, seguimentos completamente diferentes para que possamos comparar todos os detalhes solicitados para a APS.

Primeiramente, trataremos o que é solicitado focando na Unilever.

 I. Como são feitas as contratações?
O processo seletivo é constituído em 4 partes, descritas abaixo:
1. Inscrição online

Preencher o formulário de inscrição online. Só poderá escolher uma função na inscrição e os tipos de funções disponíveis variam de acordo com a região.

2. Avaliação de perfil

Consiste em 12 curtos jogos online que avaliam diferentes aspectos das habilidades cognitiva, emocional e social. Isso ajudará a avaliar o nível de adequação ao UFLP assim como a função apropriada para cada um dos candidatos. Ao fim cada um receberá um feedback personalizado após completar os jogos.

3. Entrevista digital

Será solicitado ao entrevistado que resolva problemas reais utilizando cenários da Unilever, o que dará a oportunidade de aprender mais sobre a cultura da empresa e a maneira em que fazem negócios.
A entrevista será dividida em dois componentes, que consistem em três curtas questões hipotéticas, seguidas de um caso de negócios. Poderá gravar e completar a entrevista a qualquer momento (dentro do prazo que determinarem) e de qualquer lugar, como for melhor para o candidato. Tudo o que precisa é um computador, webcam e/ou smartphone e, acima de tudo, uma conexão de internet boa e estável.

4. Dia do Centro de Descobertas (Discovery Centre)

Esse é o último dia do processo seletivo e oferece uma experiência de verdadeira imersão e a oportunidade de vivenciar ‘um dia na vida’ de um Futuro Líder na Unilever. O candidato poderá participar de uma gama de atividades e projetos empolgantes que incluem:

  • Reunião de projeto com colegas da sua função
  • Reunião breve com Gestores Sêniores sobre desafios de negócios atuais
  • Reunião de equipe com os outros candidatos
  • Reuniões individuais com seu gestor direto

Essas atividades são desenvolvidas com base em um estudo real de caso de negócios, permitindo a empresa a avaliar o potencial do candidato enquanto oferecem ao mesmo uma visão mais profunda do que é trabalhar na Unilever.

II. Política de Remuneração (Salários e benefícios)

A Unilever possui um sistema de remuneração justo de acordo com as melhores práticas, está em vigor para todos os funcionários. Esse sistema classifica os funcionários de acordo com as qualificações, habilidades e experiência; os reconhece e os recompensa pelo desempenho através de incentivos salariais e não salariais; avalia regularmente e ajusta o salário de acordo com o custo de vida, necessidades básicas, renda discricionária, benchmarks de mercado pertinentes e desempenho do negócio e se envolve em diálogo social regular sobre assuntos de remuneração

A empresa oferece uma série de programas e benefícios para os funcionários, focados na atração e retenção dos melhores profissionais, bem como na motivação do público interno e nas atividades da companhia. Desde 2004, oferecem o Feel Good, programa específico de qualidade de vida, que oferece diversas iniciativas para contribuir para o bem-estar dos funcionários. São três as razões estratégicas para o programa:

      - Permitir o crescimento pessoal alinhado com o crescimento profissional;
      - Promover uma companhia de vitalidade;
      - Alcançar a sustentabilidade.

A flexibilidade tem papel importante dentro deste conceito, pois respeita as individualidades e as diferentes interpretações para o conceito de “bem-estar”.

Dentre as ações que procuram produzir equilíbrio entre vida pessoal e profissional estão a possibilidade de home office e horário flexível de entrada e saída. Para pais e mães, a Unilever oferece berçário e licenças maternidade e paternidade estendidas flexibilizadas.

III. Ferramentas utilizadas para desenvolvimento dos colaboradores.
A Unilever Brasil tem o compromisso de apoiar os funcionários no seu desenvolvimento. Nesse sentido, a gestão de negócios considera o aprimoramento da carreira um caminho essencial para desenvolver e reter os melhores profissionais. Para dar um suporte nesse sentido, utilizam um processo praticado globalmente pela companhia: o Performance Development Plan (PDP).
Por meio do PDP, o colaborador traça um plano de desenvolvimento junto de seu superior imediato, assumindo metas e compromissos ligados às suas entregas para a Unilever. A avaliação considera não apenas resultados, mas também as formas de alcance dos objetivos, evidenciando aspectos comportamentais e éticos.
Outra ferramenta é o Individual Development Plan (IDP), ciclo de avaliação disponível para gerentes, trainees e demais públicos que visa ao planejamento de longo prazo da carreira. Para profissionais com potencial de ascensão à liderança, elaboramos, ainda, uma análise de desempenho específica (assessment of potential), a partir da qual se identificam os pontos necessários para o desenvolvimento de competências gerenciais.

IV. Ações desenvolvidas para reter seus talentos.
A gestão de pessoas na Unilever Brasil segue as diretrizes globais da empresa e tem como prioridade a promoção de um ambiente de trabalho motivador, que seja seguro, saudável e capaz de atrair e reter os melhores talentos. Também é uma preocupação valorizar a diversidade das equipes. Para a Unilever, isso consiste em incluir e abraçar as diferenças, criando oportunidades para o desenvolvimento de lideranças. O principal objetivo é desenvolver um ambiente interno aberto à multiplicidade, espelhando dentro da companhia a complexidade da sociedade em que vivem.
Para entender as necessidades e a percepção dos funcionários a respeito da empresa, a empresa aplica periodicamente a Pesquisa de Clima Organizacional (Global People Survey, ou GPS, na sigla em inglês), que indica pontos de melhoria no ambiente de trabalho. Outros canais de comunicação incluem revistas, boletins eletrônicos e eventos para reunir lideranças e equipes, como conversas virtuais (chats) com a liderança.
Além de todos esses tópicos, voltamos a falar dos benefícios já que a empresa trabalha com o Feel Good, programa específico de qualidade de vida. Todos esses pontos levam o funcionário a querer estar na empresa e lutar pela mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (132.2 Kb)   docx (180.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com