TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GOVERNANÇA CORPORATIVA

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A Governança Corporativa orienta ações em busca da longevidade das corporações. As falências das grandes empresas nacionais e internacionais na década de 90, foi um dos elementos fundamentais para aumentar sua importância. A Governança Corporativa é essencial para adoção de uma postura mais transparente nos negócios.

Com a grande competição de mercado as Instituições estão se preocupando com a chamada excelência empresarial. Devido a crescente onde de corrupções têm-se contribuído com a preocupação referente a transparência e prestação de contas.

O presente trabalho apresenta a forma com que a Governança Corporativa e a Excelência Empresarial se relacionam e como contribuem para o sucesso das organizações.


Governança Corporativa

Na década de 90, foi o momento em que a governança corporativa teve grande importância no mundo dos negócios um dos fatores foi o aumento da competitividade, e, além disso, as falências das grandes empresas.

São atribuídos diversos conceitos para a governança corporativa, dentre os quais podemos destacar, Shleifer e Vishny (1997, p.737 ) “governança corporativa lida com as maneiras pelas quais os fornecedores de recursos garantem que obterão para si o retorno sobre seu investimento”. Esse tipo de gestão concilia os interesses entre os agentes interessados no mercado.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, define Governança Corporativa como “o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo as práticas e os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade”.

Conforme Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, “a preocupação da Governança Corporativa é, portanto, criar um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos administradores esteja sempre alinhado com o melhor interesse da empresa”.

O que se verifica, é que o importante hoje, é a maneira como os indicadores financeiros  foram atingidos, os impactos causados à sociedade, a postura ética, a conceituação do produto no mercado dentre outros, que se tornaram norteadores dos procedimentos adotados pela governança corporativa.


Fundamentos da Excelência em Gestão do Programa Nacional da Qualidade

Com a globalização surgiram mudanças no modo de administrar um negócio. As organizações têm buscado melhorias, os dirigentes contam com alguns modelos de gestão com o objetivo de tornarem-se cada vez mais competitivos.

As organizações que são guiadas pelos fundamentos da excelência possuem mais credibilidade, trazem melhorias para a empresa como por exemplo a redução de custos.

De acordo com a Fundação Nacional da Qualidade ao adotar o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), “a organização alinha seus recursos, identifica os pontos fortes e as oportunidades de melhoria, aprimora a comunicação, a produtividade e a efetividade de suas ações, além de se preparar para que os seus objetivos estratégicos sejam atingidos”.

São características importantes do Modelo de Excelência da Gestão da FNQ:

• proporciona um referencial para a gestão de organizações, na forma de um modelo completo e reconhecido mundialmente;

• é atualizado anualmente com base em práticas de gestão de organizações de Classe Mundial;

• é direcionado aos resultados do negócio;

• não indica formas preestabelecidas de implementação;

• promove o aprendizado organizacional;

• enfatiza a integração e o alinhamento sistêmico; e

• permite um diagnóstico objetivo e a medição do grau de maturidade da gestão.


Princípios básicos da Governança Corporativa e os Fundamentos da Excelência em Gestão do programa Nacional da Qualidade de que forma se relacionam e como contribuem para o sucesso das organizações, quais as diretivas podem ser consideradas comuns a ambos os grupos de praticas empresariais.


São princípios básicos da Governança Corporativa e os Fundamentos da Excelência em  Fundação Nacional da Qualidade:

Princípios básicos da Governança Corporativa

Fundamentos da Excelência em Gestão

Transparência

Pensamento sistêmico

Equidade

Desenvolvimentos de parcerias

Prestação de Contas (accountability)

Aprendizado organizacional

Responsabilidade Corporativa

Cultura de Inovação

Liderança e constância de propósitos

Visão de futuro

Conhecimento sobre clientes e mercados

Responsabilidade social

Valorização das pessoas

Orientação por processos e informações

Geração de valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (209.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com