TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GOVERNANÇA CORPORATIVA

Por:   •  1/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.151 Palavras (9 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIABEU

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CAMPUS BELFORD ROXO

GOVERNANÇA CORPORATIVA

    PROFESSOR: EMIR JIRJI KOUREICHE

DOUGLAS CORDEIRO DE LIMA

ELEN ARAÚJO SANTOS

ISIS FERREIRA GARCIA

JESSICA GONÇALVES DE ASSIS

JOSIELE DE FREITAS SILVA

LUDMILA PAES LEME PIRES RODRIGUES

TAMIRES PIMENTA BELIENE

DISCIPLINA: ESTUDOS INTEGRADOS III

TURMA: A381

Belford Roxo,

2016

DOUGLAS CORDEIRO DE LIMA

ELEN ARAÚJO SANTOS

ISIS FERREIRA GARCIA

JESSICA GONÇALVES DE ASSIS

JOSIELE DE FREITAS SILVA

LUDMILA PAES LEME PIRES RODRIGUES

TAMIRES PIMENTA BELIENE

O Trabalho apresentado como pré-requisito para aprovação na disciplina Estudos Integrados III, ministrado pelo professor Emir Jirji Koureiche.

Belford Roxo,

2016

SUMÁRIO[pic 1]

INTRODUÇÃO        03

1 CONCEITO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA        04

2 POR QUE ADOTAR         04

3 QUAIS BENEFÍCIOS TRAZ PARA AS EMPRESAS E SOCIEDADE        06

4 COMO O MERCADO AVALIA SUA ADOÇÃO        07

5 EXEMPLOS DE EMPRESAS QUE ADOTAM        08

CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11


INTRODUÇÃO

 A vida corporativa no Brasil e no mundo tem passado por inúmeros percalços pautados na falta de transparência, na ausência de participação efetiva dos acionistas nos conselhos das empresas e na construção de acordos de acionistas inadequados às partes, dentre outros fatores.

De acordo com Clemente (2004), “o contexto histórico em que vêm se desenvolvendo as empresas brasileiras, mormente as companhias abertas, é o de controle concentrado em poucos donos – não raro vinculados por laços familiares”.

      Com o crescimento das empresas e a expansão dos negócios, surge a necessidade de crédito e de uma estrutura de capital que permita o aumento da escala produtiva. Diante desse novo cenário, as empresas começam um processo de abertura do capital, o número de proprietários aumenta e a necessidade de uma administração profissional fica evidente.

O presente trabalho traz uma abordagem da governança corporativa nas empresas brasileiras, os benefícios para as organizações e a sociedade, porque adotam e como o mercado avalia sua adoção. A governança corporativa envolve quatro princípios fundamentais como: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa (de acordo com o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, publicado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

1 CONCEITO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA

      Governança Corporativa é um conjunto de práticas pelo qual às organizações adotam para dirigir, controlar e monitorar todo o processo de tomada de decisões dentro de uma organização entre todas às partes envolvidas, buscando assim aumentar a transparência perante a sociedade, facilitando o acesso ao capital e contribuindo para a sua continuidade. Às práticas da Governança Corporativa tem como principal objetivo desenvolver um sistema eficiente com mecanismos a fim de recuperar e garantir que o comportamento dos administradores esteja sempre voltado para o interesse da organização.

Principais características utilizadas na Governança Corporativa:

  • Participação
  • Estado de direito
  • Transparência
  • Responsabilidade
  • Orientação por consenso
  • Igualdade e Inclusividade
  • Efetividade e eficiência
  • Prestação de conta

Principais ferramentas:

  • Conselho de Administração
  • Auditoria Independente
  • Conselho fiscal

  1. PORQUE ADOTAR GOVERNANÇA CORPORATIVA

      Segundo o IBGC, as práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.

      De acordo a editora Balaminut, a empresa que opta pelas boas práticas adota como linhas mestras a Transparência, a Equidade, a Prestação de Contas e a Responsabilidade Corporativa. Para tanto, o Conselho de Administração deve exercer seu papel, estabelecendo estratégias para a empresa, elegendo e destituindo o principal executivo, fiscalizando e avaliando o desempenho da gestão e escolhendo a Auditoria Independente.

      Somando a isso, de acordo com a editora balaminut a base se obter as boas práticas da governança corporativa são alguns princípios, como:

Princípios Básicos

  • Transparência

É a necessidade de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos.

  • Equidade

Caracteriza - se pelo tratamento justo de todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders). Atitudes ou políticas discriminatórias, sob qualquer pretexto, são totalmente inaceitáveis.

  • Prestação de Contas

Os agentes de governança (sócios, administradores, gestores, conselheiros e auditores) devem prestar contas de sua atuação, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões.

  • Responsabilidade Corporativa

Os agentes de governança devem zelar pela sustentabilidade das organizações, visando à sua longevidade, incorporando considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações.

3 BENEFÍCIOS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA

     De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa as boas práticas de governança corporativa aumentam o valor da participação social, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua perenidade. O Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa (IBGC, 2004), objetiva indicar caminhos para todos os tipos de sociedades – por ações de capital aberto ou fechado, limitadas ou civis, com o propósito de aumentar o valor da sociedade e melhorar seu desempenho, facilitar seu acesso ao capital a custos mais baixos e contribuir para sua perenidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (156.7 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com