TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GOVERNANÇA CORPORATIVA EM EMPRESAS FAMILIARES: COMO IMPLEMENTAR NA EMPRESA FAMILIAR

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  12.909 Palavras (52 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 52

IETEP – INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DA AMAZÔNIA

CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

GOVERNANÇA CORPORATIVA EM EMPRESAS FAMILIARES

PARAGOMINAS – PA

ABRIL– 2012


Carla Adriana Farias Bicalho

Susilei Costa Alves

GOVERNANÇA CORPORATIVA EM EMPRESAS FAMILIARES:

COMO IMPLEMENTAR NA EMPRESA FAMILIAR

Monografia apresentada ao Instituto de Educação da Amazônia, para obtenção do titulo de graduação em Administração de Empresas.

Orientador: Professor Mestrando Líbeni Marques

PARAGOMINAS – PA

ABRIL– 2012


IETEP – INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DA AMAZÔNIA

CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Carla Adriana Farias Bicalho

Susilei Costa Alves

GOVERNANÇA CORPORATIVA EM EMPRESAS FAMILIAR:

COMO IMPLEMENTAR NA EMPRESA FAMILIAR

Este Trabalho de Conclusão de Curso foi julgado adequado à obtenção do título de Bacharel em Administração e aprovado em sua forma final pelo Curso de Graduação em Administração do Instituto de Educação da Amazônia.

                                      Paragominas-pa   de dezembro de 2012.

______________________________________________________

Professor(a) e Orientador(a)

______________________________________________________

Faculdade do Tapajós

______________________________________________________

Faculdade do Tapajós

Paragominas - Pará

2012




“Dedicamos este trabalho a nossas famílias, que sempre nos apoiaram, estiveram presentes e acreditaram em nosso potencial, nós incentivando na busca de novas realizações com amor e compreensão, e aos amigos que nos motivaram.”

“Agradecemos a Deus, pois sem ele nós não teríamos forças e coragem para concluir esta graduação, e pela perseverança de não desistir nunca.

Agradeço ao nossos professor orientador Libeni Marques que nos ajudou á concluir este trabalho, agradeço também a instituição IETP que proporcionou que esse curso se realiza-se na nossa vida e os demais  professores que durante muito tempo nos ensinaram e que nos mostraram o quanto estudar é bom.”


 

"A vida é um ponto de interrogação. Cada ser humano, seja ele um intelectual ou iletrado, é uma grande pergunta em busca de uma grande resposta. (Augusto Cury - O futuro da humanidade)


RESUMO

Com o aumento da competitividade, complexidade administrativa, fiscal, tecnológica, e o patrimônio nas empresas familiares, os conflitos surgem e é preciso criar ações que combatam a deficiência e garantam o desenvolvimento.

Considerando que a Governança Corporativa pode ser entendida como um conjunto de mecanismos e atitudes que favorecem as mudanças e a busca de maior agilidade nas decisões aumentando a produtividade e perpetuidade da empresa.

As boas práticas de Governança Corporativa tem tornado as empresas mais ágeis e atrativas para associações, alianças, ou mesmo para venda.

         A Governança ao criar Estruturas Organizacionais e instrumentos utilizados para a prática de uma boa gerencia garantem uma maior participação dos acionistas, empregados e mesmo de pessoas convidadas externamente para melhorar as decisões.

Normalmente quando a empresa é uma sociedade anônima cria-se a Assembleia Geral de Acionistas que é o principal órgão de atuação tendo todos os poderes para decidir todos os negócios relativos aos objetivos das companhias.

O Conselho de administração é o principal órgão de atuação em tres tipos de sociedades: as sociedades de capital aberto, de economia mista e de capital autorizado.

Nestes tipos de sociedades contratam-se Auditores Independentes cuja  principal atribuição é a de apurar a veracidade e a autenticidade das demonstrações: discussão das principais políticas contábeis; deficiências relevantes e falhas significativas nos controles e procedimentos internos;

Criam-se o Conselho fiscal: Visa fiscalizar os atos dos administradores e verificar o cumprimento e a conformidade dos seus deveres legais e estatutários.

A Diretoria é o órgão da administração de uma empresa, que em conjunto com o Conselho de Administração quando Sociedade Anônima, ou Conselhos Diretivos, ou Conselhos Consultivos se Sociedades Limitadas, estas normalmente Empresas Familiares e são as que têm maiores conflitos após o aumento do número de sócios, de capital, ou crescimento considerável. Os familiares normalmente têm dificuldade de controlar os sentimentos pessoais e a emoção se sobrepõe muitas vezes a razão.

Por isto podemos dizer que a Governança Corporativa é um conjunto de sistemas gerenciais que junto aos Conselhos criam e implementam mecanismos, estruturas, fluxos operacionais, incentivos financeiros, que auxiliam no controle, direcionamento, comportamentos dos administradores com o objetivo principal para o cumprimento dos objetivos estipulados pelos acionistas e ou proprietários.

Entendemos que a maioria das Empresas Familiares nasce da iniciativa de um membro familiar ou mais e paulatinamente adiciona outros membros que favorecem o empreendimento assim se tornando uma empresa familiar em que todos passam de forma integrada a dividir as responsabilidades do gerenciamento e condução da Empresa.

A conseqüência desta dinâmica em sua essência gera conflitos quanto as soluções e ações para o desenvolvimento e crescimento da Empresa que são muitas vezes decorrentes da desigualdade cultural, motivacional, informacional e principalmente relacional perpetuando os conflitos de interesses entre as partes envolvidas.

Na maioria dos casos, tais conflitos de relacionamentos acontecem através de promoções de familiares de forma tempestiva, devido aos laços familiares, sem considerar a capacidade e a possível contribuição do inserido ou promovido. Isto se constitui num dos maiores erros das empresas, pois esses familiares muitas vezes não têm estrutura profissional para ocuparem os cargos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (93.4 Kb)   pdf (681 Kb)   docx (826.4 Kb)  
Continuar por mais 51 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com