TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GSS - Estudo de caso

Por:   •  18/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.721 Palavras (7 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 7

    GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA

                                             

TRABALHO DE PESQUISA SOCIAL

Pesquisa Social é uma ferramenta para coletar informações, interpretar e gerar resultados sobre determinado tema.

TEMA

O tema desta pesquisa é a Gestão de Saúde e Segurança das empresas.

EMPRESA

Para este estudo de caso, adotamos a empresa Globo.com, a qual foi referência para elaboração de todo material.

A Globo.com é uma empresa do setor jornalístico, responsável pela parte online dos produtos da Rede Globo de Televisão. A empresa conta com mais de mil funcionários e se responsabiliza pela saúde e integridade dos mesmos.

É verdade que os trabalhos do ramo jornalísticos remetem a menos riscos no que tange a saúde e segurança do trabalho quando comparados a uma indústria de automóveis, energia, petróleo, etc.

No entanto, a Globo.com se preocupa da mesma forma com seus colaboradores.

O trabalho cotidiano, mesmo que sentado o o dia todo, sem riscos evidentes, pode gerar sequelas para a coluna e diversos outros problemas de saúde.

MODAL E OBEJTIVO

Nosso intuito com este trabalho foi averiguar até que ponto a empresa realmente se disponha a ajudar a Saúde e Segurança de seus trabalhadores. Quais medidas são adotadas por ela para tal serviço? Qual a eficiência e eficácia destas medidas? E o qual o nível de satisfação dos funcionários da empresa?

Para a coleta destes dados, fizemos uma Pesquisa Social pelo modal de entrevistas. Além de juntar todo e qualquer material disponibilizado pela internet e intranet da Globo.com, graças ao Daniel Reis, que é funcionário da empresa.

As entrevistas foram feitas com pessoas de diferentes áreas.


Gestão de Saúde e Segurança

  1. Quais são as Ações da Globo atuam para promover a  Saúde do Funcionário?

A empresa se preocupa profundamente com o bem-estar do funcionário, e seu equilíbrio trabalho/saúde, onde o funcionário sempre esteja bem para si, para estar para a empresa.

Contamos com um programa chamado 4Life, que consiste em um programa de saúde em que o funcionário/estagiário pode contar com diversos serviços, dentro e fora da empresa, com o intuito de manter a saúde e o bem-estar.

Como por exemplo, nutricionista uma vez ao mês, endocrinologista de 3 em 3 meses, exame de sangue obrigatório para todos que trabalham na empresa a cada 6 meses. Convênio com diversa academias da região, como por exemplo (Smart Fit e Body Tech),  aluguel de campo e futebol para os funcionários (conta com um professor que acompanha as atividades, tanto para homens e mulheres). Todos os dias na parte da manhã a empresa disponibiliza frutas para seus funcionários,  afim de que eles comecem o dia um pouco mais nutridos e que isso se torne um hábito para eles.

Em todas as festas da empresa, são contratados buffets com opções de comidas mais leves e saudáveis.

Dentro da empresa há presença de uma franquia de uma lanchonete fitness chamada Good Food, especializada em sanduíches e lanches de baixa caloria e alto valor nutritivo.

Lounge onde funcionários podem ficar após o almoço, onde podem cochilar ou relaxar depois da refeição.

Todas as cadeiras de todos os setores foram compradas ano passado, ortopédicas e com ajuste de coluna, além de apoio de pés.

Plano de Saúde para todos funcionários e estagiários.

Grupos de Corridas e Crossfit aos sábados na praia.

Desconto para corridas de ruas e eventos esportivos, e dependendo da quantidade de funcionários.’’

  1. Como essas Iniciativas afetam seu trabalho?

‘’A procupação da empresa com o meu bem-estar me faz dedicar cada vez mais à casa, querer sempre dar o meu melhor para retribuir o que ela pensa.  E quando eu estou com o corpo saudável e equilíbrio, fico muito mais produtivo. O legal que vejo daqui para outras pessoas é elas falando que saem estressadas da empresa, que engordaram 5 kilos no último ano. Enquanto aqui, eu só emagreci e ganhei massa muscular, além de ter um ótimo clima organizacional, muito informal, e com uma ótimo oportunidade de crescimento profissional.

Entrevista com Anderson Jacob

Coordenador Administrativo                         Entrevista realizada 11/05/2015

  1. Quais são as Ações da Globo atuam para promover a  Saúde do Funcionário?

A empresa tranformou muito a minha vida, vai pararecer que estou fazendo propaganda de um spa, de uma academia ou um centro de estética, mas não, estou falando de um emprego.

Desde que entrei na globo, do meu primeiro dia vi as pessoas diferentes, desde o modo de vestir até a maneira de se comportar, além de uma grande apelação pela saúde.

No nosso cooffe break no primeiro dia já notei diferença, só havia pães integrais, a maioria dos alimentos escritos sem glúten, zero açucar, frutas e sucos. Não havia nada de refrigerante, manteiga ou qualquer outro hábito alimentar ruim dos brasileiros.

Outra coisa interessante, que nunca vi isso em nenhuma empresa, é uma placa no refeitório, “Diga não ao açucar’’.  O que me faz sempre a pensar bem em colocar quando tomo meu café a tarde.

  1. Como essas Iniciativas afetam seu trabalho?

Os projetos de caminhada em grupo e de prática de esportes ao ar livre também me ajudaram a experimentar outros hábitos em minha vida. A globo paga aulas em grupo na praia e em academias, apenas para funcionários. Um fato muito interessante que além de pagar eles se preocupam na sua assiduidade e seu feedback. O mesmo sistema que nos da informações sobre negócios, clientes, site, tecnologia, nos alerta de reunião, também nos manda lembrentes para as atividades, sempre como uma linguagem bem informal, a cara da empresa (‘’Não esqueça do nosso treino hoje, a globo se liga em você!”). Se ocorre falta vem uma mensagem perguntando o motivo, e no final do mês um questionário de satisfação, se há algo para melhorar ou alguma crítica.

Entre esses e outros motivos, eu escolhi e estou na globo.com há 12 anos, espero sempre poder trabalhar em um local onde somos valorizados e pensados como pessoa, como a globo faz.”

Stéphanie de Brito Marques

Coordenadora ISP (internet servidor Provide)   Entrevista realizada 18/05/2015


4LIFE - Programa de QVT

[pic 1]

Objetivos do acompanhamento nutricional

[pic 2]

         Equilibrar as necessidades nutricionais com as expectativas e objetivos do paciente através de uma consulta nutricional completa e do desenvolvimento de uma rotina alimentar personalizada e equilibrada, de acordo com as preferências alimentares, rotina diária, tipo e freqüência de atividade física praticada e necessidades nutricionais individuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (360.7 Kb)   docx (178.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com