TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento escolar

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

1) Procure justificar a utilização do planejamento estratégico na educação, apresentando também os limites inerentes a ele.

Na educação, devemos utiliza-lo como a força que orienta e conduz as ações da escola em prol de uma análise prévia dos pontos positivos e negativos internos e externos do ambiente, visando alcançar os objetivos da escola. Assim, Ele permite que os dirigentes modifiquem suas decisões, de acordo com as necessidades da escolar. No entanto, não bastam somente planejar, planejamentos que não levam em conta a dinâmica social, desconsiderando as pessoas envolvidas na organização escolar estão se revelando ineficaz.

2) Aponte as diferenças entre o planejamento dialógico e o participativo.

No planejamento participativo, quando for para tomar decisão, definição de estratégias de ações e metas, a participação de todos é fundamental, agregando ao planejamento o compromisso e a corresponsabilidade em relação aos objetivos e metas. Já o planejamento dialógico, busca através do dialogo coletivo, formular questões que envolvem o cotidiano da escola visando o enfrentamento de problemas, sendo voltado para a autonomia dos sujeitos que participam desse processo.

3) Procure desenvolver um quadro próprio de sua instituição escolar (fictícia), no qual você possa pontuar planejamento estratégico e planejamento de grande alcance.

Planejamento Estratégico Planejamento de Grande Alcance

Concentra-se em especificar as metas, os objetivos e os orçamentos e depois trata de traduzi-los em orçamentos atuais e planos de trabalho. Concentra-se em identificar e resolver questões e políticas.

Planejamento focado em uma análise do ambiente interno e externo. Foco do planejamento baseado no ambiente interno da organização.

Envolve todos os empregados e clientes do modelo de baixo para cima.

Envolve presidentes e gerentes seniores, de cima pra baixo.

Pressupõe e projeta tendências correntes para continuar indefinidamente em direção ao futuro.

Cria uma visão idealizada de sucesso e um plano designado para atingi-la. Pressupõe um futuro provável e "olha para trás" para dar sequência às decisões e ações.

4) Apresente, partindo dos aspectos legais, a diferença entre Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Político Pedagógico (PPP).

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o plano global da instituição que define o que ela pretende fazer em sua política de gestão e aonde pretende chegar. Já o Plano Político Pedagógico (PPP) tem caráter mais operacional, refere-se a como realizar a função pedagógica social da escola. O PDI diferencia-se do PPP pela maior quantidade de indicadores, de modo mais simples, podemos considerar que o PPP é o maior componente do PDI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com