TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao de Conhecimento

Por:   •  17/3/2016  •  Seminário  •  3.854 Palavras (16 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 16

Índice

CAPITULO I        

Introdução        

1.1.Objectivo Geral        

1.2.Objectivo Especifico        

1.3.Metodologias        

1.3.1.Pesquisa Bibliografica        

CAPITULO II        

2.Informação E Conhecimento        

2.1.Capital Intelectual        

2.3.Gestão do Conhecimento        

2.4.Conhecimento Tácito e Conhecimento Explicito        

2.5.Espiral do Conhecimento        

2.6.O Processo de Benchmarking: Os Passos Chave do Processo        

2.7.Tipos De Benchmarking        

2.8.Aplicações do Benchmarking        

2.9.Benefícios do Benchmrking        

2.10.Melhores Práticas        

CAPITULO III        

Conclusão        

Referencia Bibliográfica        

CAPITULO I

Introdução

O presente trabalho de pesquisa iremos abordar sobre a gestão de conhecimento, actualmente as empresas procuram se tornar cada vez mais competitivas no mercados onde actuam, devido a este factores elas vem apostando cada vez mais em conhecimentos multivariado de forma a aumentar a sua eficiência e eficácia de modo a dinamizar os seus processos internos para poder servir da melhor forma aos seus cliente e potenciais clientes, garantir a celeridade de processos e simplificação fazem com as empresas se diferenciem e ampliam em ligeiras vantagem em relação as outras do mesmo ramo.

Gerir conhecimento requer que as empresas criem estrutura bem definidas internamente para que o processo de certo e que se consiga alcançar o que se pretende em caso contrário pode causar grandes danos internamente fazendo com que não se maximize o importante para o desenvolvimento do negócio, isto é deve-se se criar uma plataforma ampla de informação que estejam abarcadas todas as características da empresa fornecendo dados concretos que possibilitarão a recepção da informação pretendida.

O presente trabalho esta distribuído em três capítulos, no primeiro serão apresentado os objectivos do trabalho (geral e especifico) e a metodologia usada para sua compilação. No segundo capítulo serão demonstrados a fundamentação teórica que desenvolveremos temas como a informação e conhecimento, a gestão de conhecimento, conhecimento intelectual, o benchmaking sua tipologia, sua aplicação, benefícios e as melhores práticas. No terceiro capítulo serão feitas a conclusão do trabalho e conseguinte a apresentação das referências bibliográficas.

1.1.Objectivo Geral

  • Compreender sobre a gestão de conhecimento.

1.2.Objectivo Especifico

  • Dar conceitos sobre informação, dado e conhecimento;
  • Descrever sobre a gestão de conhecimento;
  • Descrever sobre o capital intelectual;
  • Mencionar as características do Benchimaking.

1.3.Metodologias

1.3.1.Pesquisa Bibliografica

Para Marconi (2002:44), a pesquisa bibliográfica ou fonte secundárias, abrange toda bibliografia já tomada pública em relação ao tema estudo, desde publicações avulsas, boletins, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, material cartográfico. Este método foi usado na consulta de literatura científicas que ajudaram a encontrar dados para elaboração deste trabalho.

Neste trabalho foi usado o método bibliográfico, pois facilitou na colecta de dados, no sentido que este seja eficiente e eficaz em relação aos resultados do trabalho, que a contribuição dos diferentes autores ajudasse no alcance dos seus objectivos do mesmo.

CAPITULO II FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.Informação E Conhecimento

De acordo com Loureiro (2003), dados, informação e conhecimento não são sinónimos. O conhecimento existe nas pessoas, faz parte da complexidade e dos imprevistos humanos e como a organização não pode criar conhecimento por si mesma, o conhecimento dos indivíduos é a base da criação do conhecimento organizacional, que será usado para obter resultados em termos de produtividade e inovação para a organização.

  • DADO

Dados são um conjunto de factos discretos e objectivos relativos a acontecimentos. Num contexto organizacional, os dados são descritos como registos estruturados de transacções (Loureiro, 2003, p.25). De acordo com Serrano e Fialho (2003), os dados consistem em simples observações sobre o estado do mundo, facilmente estruturados, transferíveis e obtidos nas máquinas. Também são frequentemente quantificados.

  • INFORMAÇÃO

A informação é uma mensagem, geralmente na forma de um documento ou duma comunicação audível ou visível. Como qualquer mensagem, tem um emissor e um receptor e a informação tem por finalidade mudar o modo como o destinatário vê algo (Loureiro, 2003, p.26). A informação representa um conjunto de dados ou factos sobre uma determinada matéria num determinado momento histórico. Neste contexto, a informação representa matéria-prima a partir da qual se poderá formular o conhecimento (Sousa, 2000, p.25). Ainda quanto à informação Serrano e Fialho (2003), referem que esta é constituída por dados dotados de relevância e propósito, sendo específica de um determinado contexto.

As organizações devem democratizar a informação, ou seja, as informações não devem estar centradas nos órgãos de gestão ou num número restrito de pessoas, porque os profissionais precisam de informação para realizarem correctamente as suas tarefas, para estarem actualizados em relação aos assuntos, para poderem fazer frente à concorrência entre muitos outros aspectos.

Sem informação não há conhecimento, que por sua vez envolve a compreensão de como algo funciona, de como algo deve ser tratado, das melhores opções de como tratar determinado assunto e mesmo, sem informação torna-se muito difícil aprender ou desenvolver os conhecimentos já existentes. Os trabalhadores devem estar capacitados para identificar e trabalhar a informação transformando-a em conhecimento. Para isso as organizações devem, através dos seus gestores, flexibilizar a transmissão da informação, a qual vai proporcionar a criação e partilha do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (243.7 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com