TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao de conhecimento

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 3

Segue em anexo as questões referentes as aulas temas 5 a 8 para avaliarem e decidirmos sobre o trabalho.

Aula-tema 05: Tecnologia ligada ao Capital Intelectual e a Gestão do Conhecimento

Gestão de conhecimento está ligado ao conhecimento individual de seus funcionários visando ampliar seu potencial para criar e inovar, ou seja, o que seu funcionário adquire no final do expediente de trabalho, através de técnicas desenvolvidas pela empresa para melhorar o conhecimento e transformá-lo em conhecimento organizacional. Os conhecimentos relevantes são o conhecimento tácito (Difícil formalizar, com palpites subjetivos, é mais pessoal) e conhecimento explícito (é algo mais fácil, é através de conceitos, fórmulas e os manuais.

Surgiu através da ideia de que as pessoas são o único recurso organizacional de fato, capaz de criar e inovar para satisfazer ás expectativas dos clientes e dos investidores, colocando a empresa num local melhor no ambiente competitivo em que as melhorias surgem de um conhecimento criado de modo mais coletivo. Define colocando o capital humano como o principal ativo intangível capaz de contribuir com a vantagem competitiva das empresas.

Aula-tema 06: Ferramentas de Gestão: Sistema de Informações Gerenciais (SIG)

Podemos comparar através da avaliação do anterior para o atualizado, antigamente as formas de organização eram através de anotações, planilhas preenchidas e gráficos de desenhistas para fazer o controle das informações, algo muito manual. Hoje em dia já melhorou bastante, pois com os serviços informatizados ajudam a acelerar a compilação e a organização de informações produzidas por funcionários e máquinas auxiliando nos objetivos e metas da empresa.

As organizações são formadas por diversos sistemas, para auxiliar na organização, adotaram o Sistema de Informações Gerenciais - SIG, tem a função de organizar as informações existentes nos diversos sistemas da organização. Ajudam a manter os executivos bem informados para o processo de tomada de decisão, pois favorece a informação on time (em tempo real)

Aula-tema 07: Ferramentas de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma

Esta relacionado ao BSC – é uma forma que os gestores encontraram para auxiliar no encantamento  do cliente, estratégia organizacional aonde quer estar no futuro.

Os pilares são:

1) Esclarecer e traduzir a visão  e a estratégia da empresa – Definir indicadores ligados a um objetivo da empresa e ser líder de mercado daqui a 5 anos.

2) Comunicar e criar vinculações – Envolvendo as pessoas no processo de BSC definindo os responsáveis e declarando os indicadores.

3) Planejar e estabelecer metas – Para que as pessoas identifiquem quais são suas contribuições especificas.

4) Feedback Estratégico – Aprender e receber feedback estratégico buscando melhorar continuamente o processo por meio das respostas retornáveis.

Aula-tema 08: Novas demandas e Ambientes para o Gestor Contemporâneo

Os principais danos e impactos estão no desmatamento, falta do comprometimento das empresas com o meio ambiente, poluição, extração de borracha para fazer pneus e falta de reciclagem desses produtos. Notamos com esse desequilíbrio que é necessário sempre que as empresas andem em conformidade com meio ambiente. Caso o equilíbrio não seja mantido, os reflexos podem se estender do lecal para o global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com