TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao de pessoas e responsabilidades social

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

APÊNDICES        

APÊNDICE A – “Capitalismo Brasileiro e Responsabilidade Social Empresarial”.        

ANEXOS        

ANEXO A – Típos de Captalismo        



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo trazer informações relevantes sobre a importância do cumprimento por parte das empresas quanto as suas responsabilidades sociais e empresarial (função social) sob o Capitalismo e suas diversas formas. Bem com também trazer informações sob a importância de se conseguir promover e manter um clima organizacional empresarial através de uma Gestão de Pessoas eficiente, dotada a uma política de cargos e salários bem estruturada e implantada de acordo com a necessidade e o cenário econômico em que as companhias estão inseridas.

Chamamos também a atenção do leitor para as consequências e importância de as empresas cumprirem seu papel social, através da preservação do meio laboral, advinda da obediência a legislação aplicada que de uma certa forma, atua com reguladora no sentido de garantir e assegurar que os direitos humanos sejam efetivamente respeitados.


  1. DESENVOLVIMENTO

Atualmente sabemos que no Ambiente laboral, o trabalhador deve encontrar condições ideais para desenvolver suas funções de trabalho, mas a sua saúde, integridade física e psicológica não deve ser afetada durante desempenho destas atividades, recaindo sobre o empregador a responsabilidade de proporcionar ao funcionário, condições ideais para o bom desempenho e desenvolvimento do trabalho.

Quando mencionamos a responsabilidade do empregador neste contexto, queremos dizer que a empresa para cumprir com suas responsabilidades sociais, deve também colocar em prática o respeito a vida e aos direitos dos empregados, proporcionando condições dignas de trabalho, que vão desde um bom ambiente laboral, jornadas de trabalho normais conforme legislação vigente, com condições adequadas favoráveis a desenvolvimento das atividades até a uma boa qualidade de vida aos empregados, agregando valores e contribuindo para o crescimento dos mesmos.

Doutra forma, sabemos que a empresa pode estar exposta a passivos trabalhista e ou outros subscritos, por não cumprir ou atender requisitos legais “cumprimento da lei”, tendo como consequências inúmeros problemas que podem culminar em dificuldades nas áreas financeiras, Gestão de RH e demais áreas correlacionadas. Portanto, para que uma empresa tenha um crescimento sustentável e garanta a sua perenidade nos negócios, faz se necessário a adoção de uma política de Gestão empresarial transparente, com missão, visão e valores pautados na ética e respeito aos requisitos legais com uma Governança Coorporativas que garantam o cumprimento e aplicação efetiva dos direitos do trabalhador.

Segundo a OIT (Organização Mundial do trabalho) tema trabalho decente representa a ideia da ação realizada pelo homem, no ambiente laboral, que, juntamente com os outros direitos como saúde e segurança, torna a vivencia do colaborador digna. Porem esta expressão, aborda um assunto que certamente e de interesse de mundial, o que torna complexa entendimento da expressão por se tratar de um assunto muito abrangente.

Tecnicamente, segundo a OIT (Organização Mundial do Trabalho), O Trabalho Decente é o ponto de convergência dos quatro objetivos estratégicos da OIT: o respeito aos direitos no trabalho (em especial aqueles definidos como fundamentais pela Declaração Relativa aos Direitos e Princípios Fundamentais no Trabalho e seu seguimento adotada em 1998:

  1. Liberdade sindical do efetivo direito de negociação coletiva;
  2. Eliminação de todas as formas de trabalho forçado;
  3. Abolição efetiva do trabalho infantil;
  4. Eliminação de todas as formas de discriminação em matéria de emprego e ocupação), a promoção do emprego produtivo e de qualidade, a extensão da proteção social e o fortalecimento do diálogo social.

Além da promoção permanente das Normas Internacionais do Trabalho, do emprego, da melhoria das condições de trabalho e da ampliação da proteção social, a atuação da OIT no Brasil tem se caracterizado recentemente, pelo apoio ao esforço nacional de promoção do trabalho decente em áreas tão importantes como o combate ao trabalho forçado, ao trabalho infantil e ao tráfico de pessoas para fins de exploração sexual e comercial, à promoção da igualdade de oportunidades e tratamento de gênero e raça no trabalho e à promoção de trabalho decente para os jovens.

O respeito e a observância das normas jurídicas de modo que, quanto maior a responsabilidade social, maior é a eficácia das disposições legais (legislação). A responsabilidade social empresarial, entendida como obediência à lei, pode ser também o objetivo da regulação jurídica. Em outras palavras, o Direito pode ser visto como meio para prescrever às companhias, certos comportamentos, e também de garantir que esses comportamentos de fato sejam cumpridos. A afirmação pode parecer muito obvia, mas tem que ser entendida em um contexto no qual é comum constatar as dificuldades dos meios de regulação tradicional (a regulação de “comando e controle”) e da forma jurídica que lhe corresponde, a norma estatal sancionadora. Em tal contexto importa cada vez mais não apenas o conteúdo da regulação jurídica, mas o papel a ser exercido por essa regulação em uma estratégia global de governança que tem no Direito apenas um dos seus possíveis instrumentos segundo (LOBEL, 2004; TRUBEK, 2006). A responsabilidade social empresarial também é merecedora de atenção quando consiste em práticas que excedem o exigido pela legislação. Mesmo que em um caso assim a atuação socialmente valiosa da empresa não corresponda, por definição, ao cumprimento de um dever jurídico, podendo ser um atendimento ao seu código de ética e tal atuação é importante porque revela a dispensabilidade ou quem sabe até a desnecessidade, da intervenção jurídica. É importante definir em que áreas as empresas se conduzem mais facilmente de maneira socialmente responsável espontaneamente, para então voltar os esforços aos casos em que a lei se faça de fato necessária, não expondo ao risco de inibir um comportamento que seria capaz de se verificar independentemente da aplicação de medidas baseadas no atendimento a leis. O comportamento socialmente responsável (ou a falta desse comportamento) da empresa é relevante pela influência que exerce sobre o conteúdo do Direito, seja no processo legislativo, isto é, por ocasião da criação das normas jurídicas, seja na aplicação delas na atuação da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (189.6 Kb)   docx (50.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com