TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao do Conhecimento

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 5

ANHANGUERA EDUCACIONAL

PAULO VICTOR DA SILVA SANTINI – RA: 2578463172[pic 1]

ATIVIDADE COLABORATIVA: RELATÓRIO DE CONSULTORIA ÀS CASAS SOBERBA

 

BAURU-SP

2014

SUMÁRIO[pic 2]

[pic 3]

INTRODUÇÃO        

OBJETIVO        

PROCEDIMENTOS        

DESENVOLVIMENTO        

CONCLUSÃO        

BIBLIOGRAFIA        

INTRODUÇÃO

Entendemos que a gestão do conhecimento é considerada um dos assuntos mais analisados pelas organizações nos últimos tempos, tendo em vista os aspectos  econômico-político em tempos de globalização.

A forte concorrência e o avanço tecnológico têm exigido cada vez mais das empresas um novo olhar para os principais tópicos da gestão do conhecimento.

Neste relatório, abordaremos o processo de conversão do conhecimento, aplicando na empresa Casas Soberba, que tem como objetivo voltar a ser uma empresa familiar e fidelizar seu cliente.

OBJETIVO

Esta consultoria se baseia no processo de implementação e conversão do conhecimento em uma empresa importante no ramo do varejo, Casas Soberba.

Para isso, utilizaremos o referencial teórico dos processos de conversão do conhecimento (NONAKA e TAKEUCHI, 1997).

O objetivo deste relatório é demonstrar todos os pontos a serem implantados, modificados e melhorados, para guinar novamente a Casa Soberba, no ambiente competitivo do varejo.

PROCEDIMENTOS

        A premissa para o desenvolvimento deste trabalho foi baseada na definição de gestão do conhecimento proposta por CHIAVENATO (2000). De acordo com o autor, a GC é um processo integrado, o qual objetiva a criação, organização, disseminação e fortalecimento do conhecimento para aprimorar o desempenho da organização como um todo.

Nesse contexto, DAVENPORT & PRUSAK (1998) são capazes de enumerar inúmeros princípios da Gestão de Conhecimento. No entanto, no presente trabalho, dentre eles serão contextualizados teoricamente somente aqueles aqui considerados para a busca da recuperação da empresa Casas Soberba:

1. O conhecimento se origina e reside na mente dos colaboradores;
2. O compartilhamento deste conhecimento entre todos exige confiança, e

 3. O compartilhamento deste conhecimento deve ser estimulado e recompensado.

Em relação ao primeiro princípio, é sabido que, vivenciando a teoria, a Gestão do Conhecimento é um instrumento capaz de possibilitar as organizações a verificarem os variados conhecimentos tácitos presentes em seus diversos setores, transformando-os em conhecimentos explícitos aos demais. Em outras palavras, a Gestão do Conhecimento identifica o conhecimento, seja ele solidificado em experiência, bagagem ou talento, que “mora na mente” de cada colaborador e o dissemina, através de banco de dados, intranet, manuais etc.

De acordo com o relatório apresentado e a atual condição da empresa, verificamos que o melhor procedimento a ser implantado é o de conversão do conhecimento tácito para conhecimento explícito.

Segundo os autores Nonaka e Takeuchi, este procedimento facilita a difusão do conhecimento em seu formato tácito em conceitos explícitos, em metáforas, analogias, modelos e hipóteses, podendo se reunir em duas ou mais pessoas. Este processo é expresso de acordo com anotações, reflexões através da escrita e é ponto crucial para criação de conhecimento.

          No que se refere o segundo princípio, a confiança deve ser disseminada entre todo o ambiente de trabalho, pois quando falta tal sentimento os colaboradores atuam de forma egocêntrica e individualizada, não desejosos de receber ou fornecer conhecimento a outrem. É papel de empresa o estímulo à confiança e, consequentemente, à disseminação dos conhecimentos.

Entretanto, em algumas vezes, o sentimento de confiança por si só não é suficiente para incentivar os colaboradores a compartilharem seu conhecimento. Então, surge o terceiro princípio da Gestão do Conhecimento: a recompensa.

Com o intuito de ativar a sensibilidade dos funcionários e promover a integração entre eles, há inúmeras maneiras, desde as mais simples e econômicas até as mais elaboradas, para isto, como por exemplo, premiação dos funcionários que colaboraram com a disseminação do conhecimento com oferecimento de cursos dinâmicos de auto maquiagem, culinária, entre outros ou premiação em dinheiro, viagens, eletrodomésticos, homenagens e promoções.

DESENVOLVIMENTO

        Partindo do princípio da necessidade da transformação do conhecimento tácito para alavancar a empresa analisada novamente, pode-se verificar que os colaboradores não são encorajados a terem ideias ou iniciativa. Aqueles gestores que encabeçam um projeto, o qual falha em determinado momento, carregará o peso da derrota até o final de sua carreira. Se já não há estímulo para o alto escalão produzir ideias, para os subordinados, então, tal pensamento nem tramita em suas pretensões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (220.7 Kb)   docx (78.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com