TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao em logistica

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.867 Palavras (12 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 12

 Custos Tributários

Nos sistemas logísticos, o custo tributário é formado por tributos de vários tipos, tais como: Imposto sobre a propriedade, sobre as vendas, circulação, taxas, contribuições etc. Os impostos sobre as vendas ou circulação variam entre as regiões e sobre os tipos de produtos os quais incidem ( no Brasil, em termos de logística, nos referimos ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e sobre a Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS, Imposto de Importação – II, Programa de Integração Social – PIS e Contribuição para Financiamento de Seguridade Social – COFINS, Impostos sobre Serviços – ISS, taxas alfandegárias etc.) Os impostos sobre propriedade podem ser aplicados às instalações e veículos utilizados no sistema logístico, tais como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Impostos sobre produtos e Veículos Automotores (IPVA), taxas e etc.

-    Custos decorrentes de lotes

O conceito de lote, no processo produtivo, está associado à atividade de setup, que consiste no trabalho requerido para preparar uma máquina específica, recurso, centro de trabalho ou linha, entre o término da fabricação de um item e o início da produção do próximo item na programação. O tempo gasto na preparação é uma das perdas principais (desperdícios) que devem ser evitadas no processo de produção e a redução nesse tempo permite desenvolver lotes de produção com custos menores, ter flexibilidade na respostas às necessidades dos clientes, minimizar estoque de produtos em processo, aumentar a qualidade – menos sobras (falhas) – e reduzir o lead time da fatura.

  • Custo de preparação de produção (tempo de máquina, inspeção refugo de setup e ineficiência do início da operação);
  • Capacidade perdida devido à troca de ferramentas ou mudança de máquinas;
  • Planejamento, manuseio e movimentação de materiais.

Os custos de preparação de produção e de perdas na capacidade são provenientes das entradas no Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP). Podem, também, conforme afirmam Lambet et al. (1998), ser obtidos outros custos, tomando-se como base os custos totais incrementais contraídos para dois diferentes níveis de atividade, divididos pelo incremento no volume. Este raciocínio, também, vale para os lotes de compra na Logística de Abastecimento ou os lotes de venda, na Logística de Distribuição. O aumento do Custo do lote de produção, por exemplo, pode ser provocado por ineficiência da Logística de Distribuição. Assim, o custo inerente a esse aumento deve ser agregado aos demais Custos Logísticos.

Para o fornecedor, quanto maior for o lote, melhor, pois otimiza seu processo produtivo e pode diluir seus custos fixos; por outro lado, para o cliente, quanto for menor o seu lote de compra, menos inventário estará sendo mantido, portanto, menor será seu custo de manutenção de inventário.

Os custos excessivos na produção podem, também ser provocados não só pela ineficiência do processo logístico de distribuição, mas, também, pela capacidade de produção, em responder a pedidos especiais ou incomuns dos clientes. Nesse caso, conforme Magee (1977), a produção depende não só da sua capacidade de operação, como também do sistema de abastecimento de materiais para atender às condições exigidas pelos clientes.

Um benefício dos lotes deve ocorrer, também, na Logística de Abastecimento, onde a matéria-prima pode ser comprada em lotes menores, minimizando custos de manutenção de inventário e de armazenagem e movimentação de materiais. A decisão de utilizar lotes para abastecer, produzir ou distribuir materiais / produtos tem, também, como objetivo, uma redução nos custos:

  • Desenvolvimento de lotes minimizados;
  • Permitindo flexibilidade na resposta as necessidades dos clientes;
  • Minimizando estoques em processos;
  • Aumentando a qualidade; e
  • Reduzindo o lead time logístico.

Desta maneira,os gestores de Logística devem estar cientes dos impostos de suas decisões na eficiência das operações de compras, produção e distribuição,considerando mudanças associadas aos custos de produção ao estabelecer as políticas logísticas

O aumento no custo do Lotes ocorre,como já comentando,pela falta de integração entre os macroprocessos envolvidos,tais como Compras,Produção,Logística e Marketing, entre outros, necessários à otimização dos sistemas logísticos.

Para que ocorra essa otimização, há necessidade de controlar todas as operações, os elementos de custos individuais, os Custos Logísticos associados aos processos logísticos(que serão estudados no Capítulo 16)ou analisar seus custos totais, em função do  nível de serviços contratados, e, para isso, é relevante que haja uma

Área responsável pela logística dentro da empresa e isso gera alguns custos com a administração.

Custos da Logística de Abastecimento

Via de regra, os chamados custos de obtenção, que estão associados ao processo de compra, tais como: custos de transportes, seguros e embalagens, entre outros, são incorporados aos materiais adquiridos. Usualmente, no Brasil, a maioria dos fornecedores embute em seu preço os Custos Logísticos associados aos subprocessos de Armazenagem/Movimentação de materiais e Transporte.

O custo de transporte, por exemplo, é um dos maiores problemas na identificação dos Custos Logísticos de Abastecimento, no Brasil. A maioria das empresas não tem a informação do frete de compra segregada do valor do material (que é contabilizado no Estoque - Ativo), pois a maioria dos fornecedores de materiais nacionais não destaca essa informação na nota fiscal e, quando esta informação existe, encontra-se na área de Compras, pois muitos materiais são adquiridos com preços negociados, incluindo o valor de frete e seguros, dependendo dos termos da negociação. Se estivéssemos analisando os custos da cadeia de suprimentos como um todo, haveria a necessidade de o fornecedor compartilhar esses custos, para que pudessem ser adequadamente gerenciados.

Uma das alternativas para a identificação do valor do frete de compra, na ausência da informação por parte do fornecedor, é a implantação de um sistema na obtenção dos materiais, podendo indicar que haja desconto no custo do material a ser compensado por aumento no custo de transporte (trade-off), mas pode-se economizar na consolidação da carga e na redução de inventário.

Este  sistema de coleta e entrega de materiais que os clientes, tem o intuito de reduzir seus custos, negociam com os fornecedores seus preços, assumindo que, ao invés de o fornecedor entregar o material ao cliente, que, por sua vez, responsabilizar-se-á pelo frete e seguro, irá buscar o material no fornecedor, passando a gerenciar seus custos. Suas vantagens são: redução de inventário, redução na movimentação do material, eliminação de desperdícios, aumento no controle e na disciplina dos processos, aumento na flexibilidade e velocidade de reação (resposta rápida).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (240.9 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com