TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Conhecimento

Por:   •  22/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  908 Visualizações

Página 1 de 6

Desenv. pessoal

Exercício -1

A humanidade está em constante transformação, sejam elas econômicas, políticas, sociais ou culturais. Do mesmo modo que é dinâmica, também é diversa, ou seja, vivemos em um mundo cheio de diferenças étnicas, raciais, religiosas, políticas, ideológicas. Com base nos seus estudos e no material didático, assinale a alternativa que contenha todas as afirmativas corretas:

I – A diversidade e dinamicidade são características presentes da humanidade.

II – A vida em sociedade é diversa, portanto, o modo como os sujeitos históricos desenvolvem seu olhar sobre o mundo (sua visão de mundo) é, também, pautado na diversidade.

III – A sociedade é dinâmica, contudo, os indivíduos se desenvolvem de modo particular e, por conseguinte, suas visões de mundo não acompanham a dinamicidade presente na estrutura social.

A) As afirmativas I e III estão corretas.

B) A afirmativa II está correta.

C) As afirmativas I e II estão corretas.

D) A afirmativa III está correta.

E) As afirmativas II e III estão corretas.

Exercício - 2

[pic 1]

http://charlezine.com.br/o-que-mudou-na-educacao-em-40-anos/. Acesso 19/fev/2016.

Na charge acima, publicada em 2009 pelo jornal francês Ouest-France, apresenta dois olhares históricos acerca da relação entre os professores, pais e alunos. No período de 40 anos é possível perceber uma significativa mudança de comportamento, pois se antes o aluno que era cobrado pelo seu desempenho, na atualidade a responsabilidade recai sobre o professor.

Leia com atenção a charge acima e o texto de apoio. Assinale a alternativa que corresponda às informações de acordo com o material de estudos.

A) A charge apresenta uma crítica sobre a mudança de comportamento dos agentes (pai, aluno, professor) e, do mesmo modo a visão de mundo está atrelada às mudanças.

B) O comportamento dos agentes (pai, aluno, professor) apresentados na charge, demonstram que os avanços tecnológicos contribuíram para o desenvolvimento econômico, contudo não ocorreu uma mudança de valores.

C) A charge acima apresenta uma visão de mundo mecanicista, principalmente acerca do comportamento dos pais em relação ao professor.

D) O comportamento dos agentes revela um contexto social e histórico de mudanças políticas, contudo, os valores que orientaram a visão de mundo dos agentes permaneceram intactos.

E) A charge indica que os pais estão cada vez mais orientados pelas mudanças tecnológicas e, por conseguinte, o papel do professor torna-se obsoleto.

Exercicio-  3- O mundo, historicamente, passa por constantes transformações em todas as esferas da vida social (econômica, política, cultural, social), que também podem influenciar o modo como os indivíduos se relacionam, pensam, interagem e atuam.

Assinale a alternativa que complementa o texto acima:

A) Os avanços tecnológicos, sociais e culturais são capazes de causar impactos nas pessoas, especificamente na forma como elas percebem, constroem e interpretam o mundo e os fatos.

B) As novas tecnologias, assim como as transformações na estrutura social, não impactam diretamente no cotidiano dos indivíduos.

C) Os avanços tecnológicos impedem que os indivíduos desenvolvam interpretações sobre o mundo em que vivem.

D) Historicamente, as transformações tecnológicas não causaram grandes impactos na vida dos indivíduos.

E) As proposta de mudanças não contemplam a dinamicidade presente na vida social atual.

 Exercicio 4 –

[pic 2]

A) A comunicação via imprensa contribuiu para distanciar cada vez mais as diferentes sociedades, pois, há uma dificuldade de compreensão das especificidades próprias de cada formação social.

B) A imprensa, assim como as mídias sociais (televisão, jornal, internet) foram decisivas para o desenvolvimento de uma ruptura entre as diferentes formas de organização social.

C) A partir do momento que a humanidade dominou os mecanismos da escrita foi possível estabelecer a comunicação em diferentes partes do mundo, justamente pela sua capacidade de difundir informações.

D) O impacto principal gerado pelo desenvolvimento da escrita foi a criação de barreiras geográficas e políticas entre os países.

E) O domínio da escrita e a invenção da imprensa podem ser consideradas obsoletas pois, a humanidade sempre manteve os meios simbólicos como forma de estabelecer vínculos entre as diferentes sociedades.

Exercicio 5- Vamos considerar as afirmações abaixo:

I – Considerada como uma estratégia capaz de promover o desenvolvimento econômico sem destruir o meio ambiente;

II – Estratégia de desenvolvimento para satisfazer as necessidades materiais de existência dos seres humanos com o cuidado

para não comprometer as gerações futuras;

III – Um método inteligente de se relacionar com a natureza sem agredi-la.

IV – Conscientização sobre romper com o consumismo predatório, principalmente de fontes de energia fósseis;

Sobre qual conceito as afirmações acima estão se referindo? Assinale a alternativa correta.

A) Política desenvolvimentista.

B) Economia controlada.

C) Ambientalismo.

D) Consumo controlado.

E) Sustentabilidade.

Exercicio 6-Vamos observar as afirmações abaixo elencadas:

I - Conjunto de atributos que conduzem uma pessoa aos resultados esperados. Consistem na combinação de saberes;

II - Significa deliberar-se a praticar, propor-se, tentar ou, ainda, pôr em execução;

III - Aquele que identifica oportunidades/necessidades, transformando-as em negócios e projetos;

IV - Capacidade de se antecipar aos problemas, propondo soluções e oferecendo auxílio em diferentes situações;

Leia, atentamente, cada item acima e assinale a alternativa que corresponda, respectivamente, a cada uma das definições.

A) I – Empreender; II – Competência; III – Proatividade; IV – Empreendedor .

B) I – Competência; II – Proatividade; III – Empreender; IV – Empreendedor .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (181.7 Kb)   docx (524.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com