TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Projetos De Consultoria Empresarial

Por:   •  4/11/2018  •  Resenha  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo de Caso:

Gestão De Projetos De Consultoria Empresarial

O escritório de gerenciamento de projetos AtekPC

REFERÊNCIA:

MCFARLAN.F.Warren.KEIL.Mark.HUPP.John.O escritório de gerenciamento de projetos AtekPC.308-049.

O autor inicia o texto relatando a preocupação do diretor de informática da AtekPC, John Strider, com relação a abertura do novo Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO), que era uma iniciativa que poderia vim a auxiliar na grande dificuldade que a companhia estava presenciando com relação as fortes pressões que a indústria de computadores pessoais estava vivenciando.

John Strider questionou-se a respeito do que o PMO poderia fazer pela AtekPC, mas além da iniciativa estar no início, o diretor de informática tinha receios que a equipe administrativa contratada, apesar de serem pessoas experientes e talentosas, não entendessem o poder da cultura ali existente.

Havia diversas preocupações que incomodavam o diretor de informática da companhia, mas ele acreditava que poderia guiar sua equipe e o novo MPO se existisse a consciência de que isso geraria como recompensa um alinhamento de direções estratégicas de negócios com recursos da TI, e que essa era a essência do PMO.

Ao abordar a formação da indústria de informática, o autor ressalta as sérias pressões em reduzir custos e melhorar a eficiência que o mercado está enfrentando para tentar reverter as quedas de lucros. Esse declínio deriva também da crescente popularidade de telefones celulares, PDAs e softwares de aplicação baseada na internet.

A AtekPc foi fundada em 1984, e apesar de ter vivenciado uma história de crescimento nos anos 90, ainda estava em um processo de transição de uma indústria em crescimento para uma madura. Era visível e ainda hoje é a constante mutação que a indústria de computadores vivencia, pois cada vez mais, há uma busca em controlar custos para se obter lucro, além de ir atrás de alcançar novos mercados, tendo para isso que estar sempre procurando ser ágil e agressivo em suas manobras mercadológicas.

Ao abordar a tecnologia de informação da AtekPc, o autor ressalta que a empresa possuía um amplo portfólio de aplicações focadas principalmente no nível operacional. E assim, a partir da percepção de que poderia haver uma melhora na qualidade dos pequenos projetos operacionais desenvolvidos na empresa, foi-se buscando aperfeiçoar as habilidades para que existisse uma maior agilidade e firmeza que possibilitasse gerir vários projetos de cada vez levando a iniciação de um plano para o PMO, que consiste basicamente em uma metodologia de gerenciamento de projetos para todas as áreas da companhia.

A despeito da missão do PMO, ela foi-se evoluindo gradualmente desde sua criação no final de 2006. A AtekPc estava tendo dificuldades em estabelecer seus objetivos, responsabilidades e sua autoridade. Inicialmente, as reponsabilidades do PMO eram limitadas a projetos de TI, apesar da intenção de expandir sua atuação no futuro para projetos comerciais. Vale ressaltar, que os deveres específicos de um PMO costumam ser divididos em focado no projeto e orientado para a empresa.

Na organização do PMO dois modelos organizacionais foram levados em consideração: PMO-pesado e PMO-leve, e representavam dois extremos. O primeiro se concentrava na aquisição de especialistas em gerenciamento de projetos e ressaltava que nenhum projeto seria operado fora do gerenciamento e do controle direto do PMO, já o segundo modelo, todos os projetos operados fora do PMO sob controles organizacionais existentes, e a propriedade dos projetos residia na área funcional e no grupo de TI responsável pela execução do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (114.4 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com