TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica de Pessoas

Por:   •  3/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.578 Palavras (7 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL

01) Ao estudar as teorias da administração, percebemos que a Escola das Relações Humanas surge como contraponto às teorias de Taylor e Fayol, por afirmar que o trabalho é uma atividade grupal e que os indivíduos têm motivações não econômicas para o trabalho. Disserte sobre a relação entre as Pessoas e Organizações.

Resposta:

Inicialmente, as teorias de Taylor e Fayol apareciam como uma solução para um aumento massivo de produtividade, porém, para isso deduziu-se que o homem tinha motivações estritamente econômicas, desprezando a condição humana. A Escola das Relações Humanas possibilitou que o trabalhador fosse visto como um ser social, com necessidades biológicas e de ordem afetiva. Estes estudos mudaram as relações de trabalho, incluindo os empregados nas decisões da empresa, fazendo com que as organizações valorizem mais o seu capital humano. Atualmente as pessoas são vistas nas organizações como fator de competitividade, que requer atenção e investimento. As empresas começaram a aproveitar as características pessoais: conhecimento, talento e capacidade, para gerar crescimento organizacional ao mesmo tempo em que as valorizava, permitindo o crescimento das mesmas, tanto profissional quanto pessoalmente.

02) Estabeleça um comparativo entre os métodos: Visão Baseadas em Recursos e Aprendizagem Organizacional, apresentando conceitos, características e o papel das pessoas em ambas.

Resposta:

A Visão Baseada em Recursos preocupa-se com o ambiente interno da organização. Cada organização tem recursos diferentes que lhes permitem alcançar resultados diferentes, mesmo sendo do mesmo ramo, pois seus recursos permitem utilizar estratégias diferentes. Os recursos podem ser tangíveis ou intangíveis, forças ou fraquezas, ou seja, o capital intelectual pode ser considerado como recurso, desta forma as pessoas, que são detentoras do capital intelectual, são decisivas no resultado final da organização.

A aprendizagem organizacional funciona de modo que a empresa consegue utilizar da sua experiência e da experiência de outros indivíduos para tomar atitudes que modifiquem a sua forma de funcionar. As pessoas aparecem neste contexto como detentoras de conhecimento e experiência, e contribuem com a organização compartilhando os mesmos em prol do crescimento organizacional.

03) Explique em que medida a Gestão de Pessoas está associada à gestão estratégica da empresa.

Resposta:

O processo da gestão de pessoas está ligado às formas de a empresa conduzir os seus trabalhadores, enquanto a gestão estratégica trata de definir as diretrizes, politicas e objetivos a serem seguidos e alcançados. Como tudo em uma organização está ligado, a gestão de pessoas é um dos fatores que contribuem para o alcance dos objetivos gerais da organização. Antigamente, atribuía-se menor relevância ao impacto do fator humano nos resultados empresariais. Atualmente, após os avanços teóricos, os recursos humanos são vistos como agentes que agem no sentido da execução dos objetivos estratégicos, e também, são vistos como diferencial competitivo dentro de uma organização. Logo, a gestão estratégica não pode ser bem sucedida se não estiver associada com a gestão de pessoas.

04) Avalie a imagem a seguir e, com base nos conceitos estudados na disciplina Gestão Estratégica de Pessoas, e responda as questões abaixo:

[pic 2]

a) Qual o conceito de competência? Como ela pode ser identificada e provida pela organização?

Resposta:

Segundo Derner (apud DUTRA, 2002), devido à grande quantidade de conceitos e definições, podemos perceber duas correntes teóricas acerca do conceito de Competências:

De acordo com a norte-americana, a competência é definida como um conjunto de qualificações que permitem determinada performance, superior às demais, em um trabalho ou situação.

A francesa defende que a competência está relacionada não a atributos específicos, mas a qualificações da pessoa em determinado contexto.

A competência pode ser conceituada como “saber agir responsável e reconhecido que implica mobilizar, integrar e transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo”. (DENER, 2013, p.139 apud FLEURY; FLEURY, 2004).

As competências necessárias a determinadas organizações e determinados cargos podem ser identificadas geralmente através de instrumentos de avaliação de desempenho, que culminará em um mapeamento por competências, ferramenta capaz de definir cada competência necessária a organização e assim captar, desenvolver ou identificar estas competências nos trabalhadores. Deste modo é possível retribuir o trabalhador com benefícios e a organização com a consecução de seus objetivos.

b) Por que o conceito de gestão de competências está associada à gestão estratégica de pessoas? Justifique.

Resposta:

A gestão de competências está ligada a área de desenvolvimento de pessoas, responsável por gerar um bom desempenho das pessoas a fim de atingir os objetivos organizacionais.

A necessidade de associar o desempenho ou as competências humanas com o desempenho ou as competências da organização como um todo, faz com que ambas – gestão de desempenho e gestão das competências – estejam inseridas em um contexto de gestão estratégica de pessoas, entendida como a função de atrair, desenvolver e manter o pessoal necessário para atingir os objetivos organizacionais, por meio da utilização de sistemas de gestão de pessoas consistentes entre si e coerentes com a estratégia da organização. (DENER, 2013, p.134 apud BRANDÃO; GUIMARÃES, 2001).

Portanto, podemos perceber que a associação da gestão de competências a gestão estratégica de pessoas funciona como um complemento, ou atendimento a necessidade de manter os trabalhadores com um desempenho suficiente para que os objetivos da organização sejam atingidos.

05) Elabore um roteiro para que as empresas possam implementar a Gestão de Competências. Nesse seu roteiro justifique as etapas escolhidas reforçando com os conceitos teóricos apresentados no modulo e/ou outras fontes acadêmicas confiáveis.

Resposta:

Para implantar a Gestão por competências em uma empresa, é necessário seguir alguns passos que se resumem na identificação das competências, definição de níveis das competências, recrutamento, avaliação e desenvolvimento de pessoas. Para demonstrar a aplicação destes passos será utilizado o exemplo de uma empresa de construção civil.

1º Passo: Identificação das competências.

Nesta etapa é interessante realizar um brainstorm e elencar quais competências são necessárias a empresa, com base em sua visão, estratégias, Matriz SWOT e objetivos. Pois de acordo com Derner (2013, p.151 apud BRANDÃO; GUIMARÃES, 2001). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (221.5 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com