TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica de Pessoas

Por:   •  25/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.168 Palavras (9 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 9

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: MBA_GPESEAD-24_01072019_1

Aluno: Juewhtoon Luam Almeida dos Santos

Turma: 4 - Liderança

Introdução

Este trabalho tem por objetivo mostrar os estilos de lideranças estudados, sendo o seu objetivo mostrar as principais características dos perfis de liderança, vantagens e desvantagens de cada perfil e os estilos de liderança mais frequentes no ambiente organizacional, sendo que ao final o leitor possa compreender a estrutura de lideranças e seus aspectos em um ambiente de trabalho tão dinâmico como dos dias atuais.

O trabalho se inicia com um breve resumo do cenário atual e os tipos de gerações presentes no mercado de trabalho. Os tipos de liderança vão sendo apresentados ao decorrer da analise , exemplificando suas caracterisicas, vantagens e desvantangens, além de destacar quais as mais perceptíveis no mercado de trabalho atual e por fim complementando os novos tipos de liderança e os desafios que ela enfrenta em um ambiente tão dinâmico e diverso.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

O Ambiente de trabalho tem mudado de maneira rápida , intensa, agressiva, as pessoas estão sendo substituídas por novas formas de trabalho ou por máquinas, essas que trazem resultados precisos e rápidos, sendo que as equipes também necessitam entrar no ritmo frenético de trabalho, com foco em resultados mais consistentes , tarefas mais complexas , equipes menores e de alta performance além de projetos dinânimos que visam lucros maiores e com mais qualidade.

Tantas mudanças assim, trazem reflexos a uma sociedade que convive com diversas gerações em seu dia-dia e em seu ambiente de trabalho, seja ele da geração Baby Boomers (pessoas nascidas entre os anos de 1940 a 1960) , geração X (nascidas entre 1960 e 1980) , geração Y  ( nacidos entre 1980 a 2000), além da diversidade cultural e da globalização de conhecimento e ideias. Neste ambiente os novos ou velhos líderes necessitam de uma alta capacidade de adaptabilidade, para gerir pessoas tão diferentes em um ambiente em constante mudança e com valores tão diferentes.

Para Weich (apud Bennis et al.,2001), “ o líder eficaz é alguém que procura pela melhor pergunta, aceita a inexperiência, mantém-se em movimento, canaliza as decisões para aqueles que têm á mão o melhor conhecimento sobre determinado assunto, cria boas soluções com arte, é obcecado pela atualização, enraja a improvisação, e é profundamente consciente da ignorância pessoal”.

Diante de tantas questões, veremos os tipos de liderança que nos foi mostrado ao longo deste modulo do curso e suas características:

- Liderança Carismatica é a liderança mais difundida entre as organizações, este tipo de liderança desafiador, sendo compreendido até como um “dom”, muito raro em nas organizações. “Dá-se o nome de carisma á faculdade excepcional ou sobrenatural de uma pessoa e que a diferencie das demais. O carisma decorre de certas características pessoais marcantes e um certo magnetismo pessoal que influenciam fortemente as pessoas. Líderes carismáticos mudaram a face do mundo, desde moisés, Jesus, Gandhi, Napoleão, Vargas, Keneddy etc.” (Chiavenato, 2010, p.374).

Suas principais Caracterisiticas é  ter uma boa visão de negocio, além de ser um bom articulador, estar disposto a correr risco pessoais para o bem da equipe ou de um projeto, além de estar sensível as necessidades de seus liderados o que pode lhe trazer benefícios e malefícios, pois pode tornar os liderados dependentes emocionais. Outra característica muito perceptível é perceber as mudanças no ambiente, pecebendo as limitações de recursos, de estrutura e de pessoas.

As desvantagens deste tipo de liderança são muito em razão de seus benefícios como líder, como ter uma equipe dependente para tomada de decisões, emocionalmente abalável , Outra crítica descrita por Robins (2000) descrita no livro que estudamos é que, este líder pode ser percebido como sem intensidade para atender as metas, o que vem a impatar o seu desempenho e a forma como é percebido pelos liderados.

Esse tipo de liderança é percebido em startups e empresas com perfis mais dinâmicos de trabalho.

- Liderança Visionária: esse tipo de liderança tem por objetivo projetos grandes , pois possuem capacidade de ver ao longe , enxergar além do dia – dia , esse tipo de liderança é fortemente utilizado nas empresas hoje, sendo características de executivos que conseguem transmitir esta imagem para o demais , o que os torna “especiais” , além de ter a capacidade de descobrir talentos, encontrar saídas em meio a turbulências e conseguem engajar a equipe,trazer sinergia, e motivação.

Sua vantanges são: A comunicação Objetiva a Criatividade, Carisma acima da média, possui Autoconfiança, além de saber de alto avaliar, além de seber se planejar e a capacidade de assumir riscos, criativo, conquista sua equipe através do exemplo.

Suas desvantagens são: Tarefas de curto prazo que podem ser uma desvantagem deste estilo de liderança.

Hoje este estilo de liderança é muito visto em grandes cooporações, um profissional extremamente qualificado, capaz de pensar em um ambiente micro e macro, além de gerenciar grandes equipes e grandes projetos em qualquer lugar do mundo.

- Liderança Autocrática ou Autoritária, neste estilo de liderança o líder toma as decisões sozinho, além de fazer as mudanças necessárias para alcançar os objetivos da empresa ou de sua equipe,

Este é um dos estilos mais frequentes em ambientes de trabalho, onde muitos lideres ainda trazem característica, por julgar necessário em alguns momentos, menos flexível com a equipe, principalmente líderes da geração Baby boomers, também conhecidos com os antigos “chefes”.

Vantagens: tomadas de decisões rápidas, menos estresse da equipe, processos mais simples.

Desvantangens: Seu comportamento dominador e centralizador tende a desmotivar a equipe , sendo que as pessoas que não apresentam resultados são muito afetadas, podem enxergar o líder muitas vezes como um ditador.

No vídeo aula da professora Viviane narducci sobre Teorias de Liderança, ela afirma que a líder precisa agir de acordo com a situação e da tomada de decisão no momento, podendo ser ele democrático ou autoritário.”

- Liderança Demoracratica também é umas dos tipos de liderança presentes em muitas empresas, onde as decisões são compartilhadas entre toda a equipe para a melhor tomada de decisão, este tipo de liderança esta alinhado com a cultura organizacional, sendo muito utilizado em stratups e empresas que passaram por mudanças em sua liderança, gerações X e Y tendem a gostar mais deste estilo de liderança.

O líder vai trabalhar para atender o que lhe foi pedido, quais objetivos ele precisa alcançar e quais são os envolvidos nesta tomada de decisão.

As vantagens são: A Importância da coletividade, valorização de opiniões diferentes, inspiração, melhor qualidade de vida, tanto no trabalho quanto na vida social, sendo este um dos modelos mais benéficos de liderança.

Desvantangens: As decisões tendem a ser mais lentas, pois é preciso ouvir a todos, conflitos de opiniões, necessidade de ter um canal de comunicação para que todos possam dar a sua opinião, pequenos atritos por discordarem de algum ponto que venham discordar.

Apesar de ter alguns pontos de desvantangens, hoje é um dos melhores estilos de liderança, isso é demonstrado através de pesquisa de clima em grandes corporações.

- Liderança liberal, o líder delega as decisões para a equipe, uma vez que compreende que a equipe possui um nível maturidade sucifiente para tomas as decisões, sendo mínima a participação do líder. Em alguns casos o líder escolhe outro representante para a tomada de decisões, exigindo também um nível de conhecimento muito alto para evitar erros em todas de decisão.

No ambiente coorporativo é muito difícil encontrar este tipo de gestão, uma vez que os resultados dependem muito de constantes tomadas de decisões e o líder vem a acompanhar todos os processos de um projeto, porém esse estilo de liderança vem a ter suas vantagens:

 -  Ter uma equipe mais autônoma para toda de decisões, fazendo com que os liderados se desenvolvam, se tornem mais confiantes e estejam preparados para assumir novos postos de trabalho, além de ter um clima mais leve por não ter a pressão de uma liderança presente.

Por outro lado, existem as desvantagens também:

-  A equipe pode cometer mais erros que o normal; caso tenha um conflito de interesse sem a presença do líder o clima pode ficar mais tenso, além da equipe ficar desmotivada, sem a presença de uma referecia para guiar as decisões novamente.

Ser um líder nos dias atuais é um grande desafio , saber lidar com a diversidade , com as gerações e com os desafios de novos processos a globalização, o intercambio de ideias, tende a somar se bem aplicados, pois só assim o líder será capaz de desempenhar um grande trabalho e estar sempre atento a estratégia organizacional da empresa.Os tipos de liderança apresentados podem variar de acordo com a dinâmica do trabalho e do dia-a dia , conforme falado pela Profª Vanessa , o papel do líder passar na sociedade contemporânea atual deve ser flexível, passando por momento em que a sua liderança venha a ser democrática ou Autocrática, como pode ser Carismatica ou Liberal  ; um fator muito importante diante de tantos desafios é cada um saber o seu papel dentro da instituição.

Diante de tantos conceitos de liderança , é possível identificar um novo tipo de líder o líder conectivo, esse que buscam interconexões entre pessoas, instituições e processos, em toda parte, este estilo de liderança é a maior demonstração de que o líder desta geração precisa saber “jogar o jogo”, somar forças e fraquezes do individuo, da instituição, da estratégia da empresa e dividir essa responsabilidade entre todos os envolvidos, para que todos se sintam “donos”, responsáveis pelo sucesso ou fracasso de uma instituição, o futuro é hoje e as conexões são de extrema importância para sobreviver em um ambiente tão dinâmico e inovador, onde a criatividade toma lugar dos diplomas, certificados e títulos antes fundamentais para ser um líder.

 A Empresa Contalento realizou uma pesquisa a alguns anos atrás para mostrar quais as características das novas gerações e o que eles esperam de suas carreiras, sendo que 36% desses jovens possuem sede de crescimento e desenvolvimento, 30% são mais antenados com o que acontece no mundo, 16% possuem grande intimidade com a tecnologia, 12% consegue trabalhar em equipe com facilidade, 6% são sociáveis e muito comunicativos e 2% valorizam a qualidade de vida.

Essas mudanças nos perfis também traz um novo tipo de líder que trabalha na pespectiva como se fosse um Líder Coaching, que tem como objetivo desenvolver novos talentos, criar um ambiente de constante aprendizado e interelacional, o principal desafio é lidar com o imediatimos e ansiedade das novas gerações.

Para Gilberto Guimarães, professor e diretor de MBA Executivo em Liderança e Gestão de Pessoas da Business School São Paulo (BSP), os funcionários e a organização devem andar juntos e manter uma sintonia para que evoluam na mesma direção. “Esses novos tempos pedem uma nova organização de pessoas e profissionais. Não existe mais a estrutura clássica de subordinação, onde as pessoas eram organizadas em hierarquia, por funções. O líder já não impõe o poder”, esclarece.

O Fator importante a se destacar é que essas mudanças não podem ser realizadas apenas com novos líderes ; os profissionais que já estão no mercado a muito tempo, também são peças fundamentais neste quebra cabeça, não podemos simplesmente substitui-los, pois eles trazem experiência, conhecimento e vivência, porém não podem se deixar levar pela falta de evolução e conhecimento , pois a nova geração vem ganhando cada vez mais espaço e a soma das duas gerações auxiliam para o desenvolvimento das empresas.

Considerações finais

 Como vimos o desafio é complexo, vivemos em uma sociedade em constante transformação e as mudanças são rápidas e tendem a desafiar cada vez mais as corporações e os novos líderes, além de provar a mudança nos líderes das gerações passadas, em todo caso é preciso entender que os mais velhos foram criados em outro momento e com outros valores e prioridades, a velocidade é outra , a dinâmica do trabalho e os valores das novas gerações são completamente diferentes.

Os novos líderes jovens ou maduros devem saber lidar com todos os públicos, como vimos nos estudos desta matéria, nem um líder vai conseguir desenvolver todos os papeis ao mesmo tempo, mas é de fundamental importância que ele consiga transitar entre os vários perfis de liderança. Cabe a cada empresa entender e direcionar o trabalho desses novos profissionais, que gerenciam cada vez mais cedo grandes projetos, com tanta diversidade e estilos de trabalho diferente, capacidades intelectuais e criatividade, o objetivo é que o lucro não seja apenas mais o foco da empresa, mas o seu cliente interno e externo , esse líderes são o futuro de grandes cooporações e o desafio é enorme frente uma sociedade que aprende a conviver com celulares , tablets e robôs tudo ao mês tempo, tudo para ontem.

Referências bibliográficas

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. 3.ed Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

FERREIRA, Victor et al. Gestão de pessoas na sociedade do conhecimento. 2ª ed. Rio de Janeiro: FGV, 2018.

NARDUCCI, Viviane. Gestão de Pessoas. Conteúdo online disponível em: http//www.ls.cursos.fgv.br. Acessado em 08/08/2019. Rio de Janeiro: FGVOnline, 2018. 

MÂCEDO, Izaias de mâcedo, Denize Ferreira Rodrigues, Maria Elizabeth Pupe Johan, Neisa Maria Martins da Cunha – Aspectos Comportamentais da gestão de pessoas. 9 ed. revista e atualizada – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.

Sites consultados:

https://administradores.com.br/noticias/conheca-os-10-perfis-de-lideranca-mais-comuns

https://administradores.com.br/artigos/o-comportamento-das-geracoes-baby-boomers-x-e-y-e-o-reflexo-na-gestao-de-pessoas-da-empresa.

https://crescimentum.com.br/a-nova-geracao-de-lideres/

https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/carreira/lideranca/a-nova-geracao-dos-jovens-lideres/

https://editalconcursosbrasil.com.br/blog/rh_o-que-e-lideranca-liberal/

https://www.febracis.com.br/blog/lideranca-autocratica/

https://paulorobertoassis.wordpress.com/qual-importancia-de-lideres-carismaticos-para-formacao-de-organizacoes-mais-solidas-com-objetivo-de-repartir-seus-recursos-de-uma-maneira-mais-justa/

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/tres-estilos-de-lideranca-e-os-impactos-junto-aos-colaboradores,1cdea5d3902e2410VgnVCM100000b272010aRCRD

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (456.9 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com