TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica de Pessoas

Por:   •  3/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DA DISCIPLINA GESTÃO ESTRATEGICA DE PESSOAS – AVA 2 ESTUDO DE CASO: EMPRESA SPARTACCUS

Rio de Janeiro - RJ

Setembro - 2022

Situação problema:

A empresa Spartaccus é uma pequena empresa familiar que atua no ramo de construção civil, tendo como colaboradores as duas filhas do dono da empresa (Arquitetas) e seu genro, Almir (Gerente Comercial). Recentemente, a empresa ganhou uma licitação para construir 110 escolas municipais e José Augusto, engenheiro e dono da empresa, chegou a conclusão que não poderá resolver tudo sozinho, precisará de gente que contribua na parte de gestão de pessoas, uma vez que o foco dele será na obra, que é sua verdadeira especialidade. A empresa terá que contratar 2 mestre de obras, 1 eletricista e 3 encanadores para atender o novo contrato com o município. Acontece que suas filhas fazem parte da geração y, não atuam 40 horas semanais como deveria, apenas “aparecem” no final da tarde e o genro faz trabalho externo.

Agora, é sua vez de ajudar o Sr. José Augusto, que tem o perfil autoritário e vive entrando em conflito com as filhas. A sua missão será ajudá-lo a selecionar os cargos acima.

Se posicione como consultor de RH. Você será responsável a ensiná-lo a gerenciar estrategicamente estas pessoas e preparar sua empresa para o futuro. Então, seu desafio será expor para o Sr. Augusto como deve deveria ser sua empresa e planejar a gestão de pessoas de forma que atenda as demandas do mercado. Ele te deu “carta branca” para organizar, contratar, avaliar e treinar.

Analisando o caso concreto devemos levar em consideração a figura autoritária do Sr. José, que busca se distanciar de seus colaboradores e não insiste em uma política aberta, além de entrar em conflito com as filhas constantemente, precisando dialogar com as mesmas no processo de construção das escolas, a fim de descentralizar as funções e apresentá-las nas propostas. Importante destacar que a imagem autoritária do Sr. José causa desconforto à equipe de trabalho, deste modo, é recomendável buscarmos uma estrutura mais coletiva, definindo: horário, regras, normas, metas, responsabilidades para todos.

Os subsistemas escolhidos foram: Provisão de Recursos/RH, e Manutenção/Aplicação de pessoal.

- Provisão de Recursos/RH: tem como principal objetivo a contratação e elaboração de estratégias na seleção e contratação de colaboradores de acordo com as necessidades da empresa, com anúncio de vagas, atividades, horário, locais de trabalho, benefícios, entre outros, através de plataformas digitais e mídias sociais. Também pode ser considerado as entrevistas através de meios eletrônicos, online, a fim de otimizar o tempo e dinheiro gasto nos processos de recrutamento junto aos voluntários. Podem ser aplicados ainda testes de habilidades e ao final entrevistas com o gestor.

- Manutenção/Aplicação de pessoal: aqui o objetivo e prioridade é de definir as atribuições, os salários e benefícios, além de alocar os colaboradores/funcionários na empresa em seus respectivos setores. Integrar e treinar os novos colaboradores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com