TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da informação e do conhecimento na segurança pública

Por:   •  12/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 3]

Atividade de avaliação a distância

UA: Gestão da informação e do conhecimento na segurança pública

Curso: Tecnologia em Segurança no Trânsito

Professor : Cátia Melissa Silveira Rodrigues

Nome do aluno: Christiane Aparecida da Cunha

Código acadêmico: 553494

Data: 03/05/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1) Comente a afirmativa a seguir considerando aspectos como: as características da informação, seu valor para as organizações e seus atributos de qualidade. Utilize exemplos da segurança pública para ilustrar sua resposta, entre 10 a 15 linhas. (3,0 pontos)

 “As organizações estão repletas de dados que poderiam se tornar informação valiosa para algum usuário diante de um problema decisório”.

A solução para a complexa e desafiadora questão da segurança exige o efetivo envolvimento de diferentes órgãos governamentais de todos os níveis, permitindo-lhes atuar segundo um enfoque de mútua colaboração para o desenvolvimento de ações mais eficazes, onde cuja premissa é a geração de informação e produção de conhecimento a partir da atuação integrada de diversos órgãos da segurança pública, criando uma base de inteligência sistêmica da segurança pública no sentido de permitir uma atuação mais eficaz e efetiva das polícias em suas ações de prevenção e repressão criminal, assim criando uma base nacional de dados agregados de segurança pública, atendendo não só os objetivos de controle do fenômeno do crime e da violência, como também a disseminação das chamadas “melhores práticas” entre os diversos órgãos do sistema. O surgimento de novos paradigmas na produção e acesso do conhecimento,enseja uma grande oportunidade de integração entre os órgãos de segurança pública, e o objetivo essencial é o acesso e compartilhamento, coletivo, do conhecimento contido em grandes bases automatizadas de dados de segurança pública, revolucionando o trabalho policial. HTTP: WWW.bdtd.ucb.br/tede_arquivos/3/TDE-2003-11-06T140136z-9

2) Leia atentamente o caso a seguir:

Gestão do conhecimento e poder legislativo no Brasil: o tamanho do desafio

No Brasil, o programa Interlegis é responsável por integrar em rede todas as Casas Legislativas do país. O Interlegis faz isso oferecendo computadores, formando para o uso das máquinas e programas, disponibilizando ferramentas para a gestão do processo de tramitação de leis, assessorando as Casas no processo legislativo, fornecendo espaço para a disponibilização de páginas na rede mundial de computadores, entre outras funcionalidades. Atualmente, mais de duas mil das 5.561 Câmaras municipais brasileiras são oficialmente conveniadas ao Interlegis, todas as assembléias Legislativas e ainda o Congresso Nacional.

Com tais números, essa iniciativa do Congresso em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é, certamente, uma das maiores redes de troca de informações dedicadas ao trabalho legislativo em todo o mundo. Via de consequência, poderia ser também uma das maiores redes mundiais de produção de conhecimento sistemático sobre o processo legislativo. Qualquer um concordará que isso seria muito bom para os cidadãos e para a sociedade brasileira e, quem sabe, para todo o chamado “mundo democrático”.

Residem nessas constatações as evidências quanto aos limites e possibilidades do Programa Interlegis. Definido como “comunidade virtual dos legislativos brasileiros”, o Interlegis visa a modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal, e a promoção de maior transparência e interação entre esse Poder e a sociedade. Para isso, utiliza as novas tecnologias de informação (Internet, videoconferência e transmissão de dados). Esse serviço é suportando pela Rede Nacional Interlegis (RNI) que interliga a sede do Programa, em Brasília, com o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, o Tribunal de Contas da União e todas as Assembléias Legislativas. Todos os serviços estão reunidos em um poderoso portal que também funciona como distribuidor de notícias pertinentes à atividade parlamentar. Espera-se, com toda essa infra-estrutura, maximizar a comunicação e a troca de experiências entre as Casas Legislativas, os legisladores e o público. A meta é aumentar a participação da população no processo legislativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (336.1 Kb)   docx (376.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com