TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da qualidade e processos

Por:   •  1/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O plano de ação apresentado, tem o intuito de estabelecer melhores práticas de trabalho e melhorias através de ferramentas da Gestão da Qualidade, para a empresa Super Insumos que encontra-se devastada por uma má gestão organizacional.

Através das técnicas da Gestão da Qualidade será possível analisar e desenvolver melhorias para a empresa de acordo com os problemas apresentados. Tornará visivelmente mais eficaz o trabalho executado pelos funcionários com as estratégias das ferramentas utilizadas.

Desenvolvimento – identificação das ações necessárias para superação das questões apresentadas pela Super Insumos.

Após questões apontadas em reunião com os diretores e gerentes, da Super Insumos e Mega Aço Empreendimentos, a JMO Consultoria e Soluções Ltda., identificou as falhas em alguns processos dentro da empresa que serão analisadas e apontadas para melhorias.

Com a expansão da empresa com a inclusão no Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da Mega Aço Empreendimentos o quadro de colaboradores permaneceu com o mesmo número de funcionários, acarretando em diversos problemas, como apontados na reunião, são eles:

● insumos fora da especificação;

● falta de conformidade na coleta de lixo industrial;

● necessidade de implementação de um plano de auditoria interna;

● metas estabelecidas apenas de forma corporativa, mas não individualizada;

● devoluções de lotes por falta de conformidade na fabricação de chapas metálicas;

funcionários desmotivados, em função da ausência de um programa efetivo de valorização dos colaboradores e;

● problemas com o processo de extravio de mercadorias, pois muitas peças são perdidas em função do não rastreamento dessas mercadorias.

Nesse plano de ação, foi possível identificar as causas dos problemas e orientar a direção da empresa com a aplicação de metodologias da Gestão da Qualidade.

A Super Insumos é uma empresa renomada no mercado, tem como objetivo, oferecer produtos de qualidade, e para que isso seja possível, a padronização nos processos para que seus produtos estejam dentro da conformidade que seus clientes procuram, é a atividade principal a ser desenvolvida por todos que fazem parte da equipe de trabalho, logo, haverão menos perdas e maior desempenho dos funcionários evitando falhas e aumentando a produtividade.

Através da ferramenta Benchmarking Identificamos que será preciso aplicar melhorias no quadro de funcionários, elevando a motivação e consequentemente aumentando o desempenho, tornando os funcionários mais aplicados, entusiasmados para obter um bom resultado no trabalho. O Incentivo com cursos de aperfeiçoamento profissional aumentando a capacitação da equipe, gerando confiança e credibilidade em todos dentro da organização. A empresa que investe em seus funcionários, oferecendo melhores condições de trabalho, acaba sendo visada também, por atrair ótimas pessoas para o quadro de funcionários, aumentando gradativamente a qualidade e bem estar de todos. Funcionários motivados é ganho dobrado!

A inclusão na previsão orçamentária fatores que contribuem com os benefícios oferecidos pela empresa, como, convênios com farmácias e academias, ou algum outro benefício que for viável para a empresa também.

A motivação dos funcionários deve ser constante. É necessário que os funcionários saibam da sua importância, inserir periodicamente na empresa, palestras, seminários onde possam analisar as questões que afetam o clima organizacional, desenvolvendo melhorias contínuas. É de extrema importância mostrar os valores que a empresa carrega e que deseja levar até seus funcionários.

Por meio da técnica do Diagrama de Ishkawa, abaixo está apresentado as causas que foram identificadas como problemas operacionais da empresa:

Aplicação de auditoria interna em todos os setores da empresa, iniciando pelo setor onde recebem a matéria-prima é primordial. Todos os processos devem ser mapeados e controlados.

Com o aumento da demanda de trabalho, os funcionários só tiveram aumento das atividades, impactando de forma negativa em todo fluxo do processo de produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com