TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Administração

Por:   •  28/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 4

Tentando entender a gestão do conhecimento

As empresas atualmente perceberam a importância de todo seu conhecimento, baseados em seus históricos, arquivos e também nos colaboradores integrantes de suas equipes.

A importância da gestão do conhecimento

Na década de 90, as empresas usavam todo seu conhecimento para a gestão de seus negócios, automaticamente se tornando mais competitivas perante suas concorrentes.

Com o conhecimento do mercado e como as coisas funcionam para a comercialização, foi possível a inovação dos produtos à serem comercializados.

No campo de investimentos as empresas valem mais do que outras, por passar uma expectativa considerável de lucro.

Como exemplo podemos citar a empresa Intel, que no ano de 1.996, é representada por US$ 24 bilhões entre dívidas e investimentos de capital, mas no mercado o valor era superior à US$ 100 bilhões na época, ou seja, cada um (1) dólar, tinha valor de seis (6) vezes mais.

Pelo conhecimento ser um fator determinante para que não só o nome e os ativos sejam valorizados consideravelmente, há uma óptica de necessidade da valorização para que haja esta visão mercadológica externa do que ou quanto vale uma determinada empresa.

As informações são passadas direta ou indiretamente por colaborados, de uns aos outros, com o intuito através do aprendizado terem capacidade de poder entender todo um processo de uma área.

Desta forma, se faz necessário um aperfeiçoamento na forma de conduzir e transmitir as informações pertinentes a cada setor, ou seja, facilitar este método cooperativo de compartilhamento de aprendizagem beneficiando exclusivamente o cliente em seu produto final.

Podemos também externar para a melhoria da qualidade de produtos e com toda a retenção de informações não externadas ao “mercado”, possibilitando também uma maior competitividade.

O que é conhecimento?

Segundo o dicionário, significa o ato de perceber, compreender e conhecer determinado assunto ou tarefa à ser executada.

O Conhecimento em si, se dá a partir da experiência de algo, que a pessoa sabe ou tem experiência, que foi vivenciado, foi obtido através do conhecimento de uma área ou função.

Podemos tomar como exemplo, um Indivíduo que possui “o conhecimento” de ser um “coaching” (consultor para orientar ou desempenhar tarefa no campo de atuação de determinado negócio ou empresa), numa área de investimentos empresariais, será necessário um conhecimento sólido para que possa desempenhar sua função e mais, fazer com que os investimentos gerem lucro ou faça crescer esta empresa, seja com investimentos, melhoramento interno com controle de gastos e não só nessa área, mas em qualquer que haja uma função especifica, que precise de alguém que saiba executá-la com seu aprendizado adquirido e com assertividade, com margens mínimas de erros ou perdas.

A importância da retenção de informações importantes para o processo de fabricação de determinado produto de uma empresa leva em conta toda a valorização, do que as informações fornecidas comercialmente de acesso à todos, inclusive aos concorrentes. Portanto fica claro que das duas formas possam agregar resultados positivos em relação à necessidade empresarial.

É possível concluir que cada vez que um colaborador ou até um indivíduo adquirir um determinado conhecimento, começam aparecer inúmeras dúvidas, que são maiores do que o próprio processo de aprendizagem.

Afirmação esta, segundo a Lei de Bentov onde conclui que “O nível de ignorância aumenta exponencialmente com o conhecimento acumulado” (Barclay & Murray, 1997).

Visão Epistemológica

Conhecimento é visão, algo que foi vivenciada e aceita por uma determinada comunidade. Segundo Karl Sveiby (1998): "confiança é o invólucro do conhecimento".

Dimensão Dinâmica

A dinâmica é relacionada ao conhecimento sendo responsável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com