TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Aspectos sociais

Por:   •  10/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.616 Palavras (7 Páginas)  •  1.694 Visualizações

Página 1 de 7

CAPA


LISTA DE FIGURAS

Figura 1- Organograma Tecnosampa        3

Figura 2 - Organograma Steinadler        3

Sumário

DESENVOLVIMENTO        1

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO        1

NA EMPRESA TECNOSAMPA;        1

NA EMPRESA STEINADLER        1

ORGNIZAÇÃO DO CONTEXTO        3

EMPREENDEDORISMO        4

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS        5

CONCLUSÃO        6

Bibliografia        7

DESENVOLVIMENTO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Sobre as Empresas: Quais as empresas envolvidas no contexto e suas principais características? Sobre as personagens envolvidas: Quais as pessoas envolvidas? (Desenhe o organograma da Tecnosampa). Quem é o protagonista? Quais os seus pontos fortes e fracos? Sobre o relacionamento entre as empresas: Por que as duas empresas iniciaram um relacionamento profissional? Quais foram os principais desafios da Tecnosampa e seus gestores? Sobre os sistemas e processos: quais os processos de trabalho destacado no caso? Quais os sistemas de informação e gestão citados no caso? Quais eram as características e os principais problemas dos projetos realizados entre as empresas? Qual era o entendimento de cada personagem sobre os dos projetos?

No casso em analise são envolvidas duas empresas a Brasileira Tecnosampa que oferece o desenvolvimento de sistemas de informação.

Segundo (Silva, 2011)

O sistema de informação é responsável pela coleta, processamento, armazenagem, análise e distribuição de informações que tem um determinado objetivo dentro de um contexto. Esse sistema, como qualquer outro possui inputs e outputs. Para que se tenha um sistema operando de forma satisfatória é preciso compreender que as informações surgem a partir de dados organizados e processados de forma a proporcionar valor às atividades da organização. Essas informações dão suporte à tomada de decisão pelos gestores, realizado seus trabalhos com mais rapidez.

É muito importante levar em consideração a quantidade e a qualidade das informações geradas por esses sistemas de informação, evitando que as informações fiquem dispersas dentro da empresa ou que informações importantes cheguem tarde aos interessados e o pior: que essas informações não sejam confiáveis.

A outra empresa seria a indústria química multinacional Steinadler Dentro das duas empresas envolvidas tínhamos os personagens de cada organização envolvida;

Segundo (Paula, 2018)

A indústria química está relacionada a todas inovações tecnológicas da sociedade de consumo. Ela fabrica uma ampla lista de produtos e matérias-primas para diversos setores industriais, convertendo produtos primários em milhares de produtos químicos secundários e terciários de grande importância no dia a dia das das pessoas. 

Esses produtos são essenciais a atividades que vão desde o 
tratamento da água e esgoto, até a produção de alimentos, a preservação e recuperação da saúde com a produção de medicamentos e vacinas, a construção civil, a produção metal-mecânica e as tecnologias de informação. 

NA EMPRESA TECNOSAMPA;

Silvio era o líder dos colaboradores

Sr. Nogueira era presidente

Ferreira Vice-presidente Técnico

Sr. Pereira Vice presidente Comercial

NA EMPRESA STEINADLER

Oliveira (Gerente de projetos)

[pic 1]

Figura 1- Organograma Tecnosampa

[pic 2]

Figura 2 - Organograma Steinadler

ORGNIZAÇÃO DO CONTEXTO

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

Visto os organogramas, o personagem principal deste caso era Silvo da empresa Tecnosampa. Destacando-se como principal personagem ele continha diversos pontos fortes e outros fracos. Entre os pontos fortes de Silvo estava a disponibilidade, Comunicação, Aprendizado, Tolerância de riscos, Atenção aos detalhes, Adaptação. Já nos pontos fracos estariam, Ética de trabalho, Responsabilidade pessoal..

Se tratando de duas organizações de grande porte, uma do setor da tecnologia, e a outra uma Indústria Química Multinacional, uma se completou com a outra, apos a empresa Tecnosampa realizarem um projeto para a organização Steinadler no segundo semestre de 2009 e este ser bem sucedido, a parceria foi firmada.

Porem houve muitos desafio e empecilhos pelo caminho, segundo Silvio (Tecnosampa),informou que nos bastidores do projeto os recursos alocados foram superior aos previsto em 50%, Silvio também teve varais dificuldades em se alinha com a forma de condução de Oliveira ( Steinadler) em relação a execução dos projetos.

Em relação aos sistemas e processos deste caso, se destaca a criação de projetos tecnológico que envolve o alinhamento continuo de uma organização com a outra, e tambem o feedback com informações do andamento do mesmo, para consolidação de dados e ajustes que seria peças chave em cada um dos projetos.

Entretanto ambas as organizações continham problemas no quesito troca de informações. Por parte da empresa Steinadler, Segundo Silvio ( Tecnosampa), Oliveira (Steinadler) não se preocupava em apresentar claramente os requisitos, tanto no momento de descrever o objeto no contrato como na descrição detalhada do escopo. Novidades de escopo surgiam a todo o momento, e o valor/prazo do projeto não poderia ser alterado, para não frustrar as expectativas da área de TI da matriz.

Mas cada colaborador das organizações tinha uma posição do andamento do projeto, Silvo (Tecnosampa)  e Oliveira (Steinadler) estavam por dentro de todos os acontecimentos do projeto, assim como os Vice-Presidentes (Ferreira e Sr.Pereira), único ficando de fora dos acontecimentos o Sr. Nogueira (presidente da organização).

EMPREENDEDORISMO

Segundo, (Sebrae Sebrae Nacional , 2017), Numa visão mais simplista, podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo, e parte para a ação. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (171.4 Kb)   docx (41.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com